Coleta de dados dos clientes aprimora o atendimento
Quanto mais informações uma marca detém sobre seu público-alvo, melhores os direcionamentos e entregas realizadas. Logo, coletar dados é uma estratégia eficiente.
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Essa prática é fundamental para as empresas atualmente
O universo virtual há anos vêm ganhando seu espaço e se tornando a opção preferida para diversas pessoas. No entanto, após a pandemia, por conta das restrições sanitárias impostas pelos governos para impedir a disseminação do vírus, essa prática se consolidou e a maioria da população já está adaptada a ela. Sendo assim, os membros desse segmento precisam se atualizar e ter uma atuação adequada com auxílio dos Robôs Dinâmicos.
A comercialização on-line de serviços e produtos foi acelerada nos últimos anos. Hoje, é difícil encontrar quem não tenha experimentado alguma ferramenta digital no cotidiano, como um aplicativo de delivery ou participado de uma reunião corporativa por vídeo chamada. Essa transformação já é uma realidade e os empreendedores devem fazer parte desse mundo.
De acordo com levantamento feito pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, 71% das micro e pequenas empresas, incluindo os microempreendedores individuais (MEI), utilizam canais como redes sociais, apps ou sites para vender. Os dados fazem parte da 14ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios.
Para quem ainda está inseguro sobre como aproveitar as oportunidades do ambiente virtual ou não se considera no perfil para esse tipo de atuação, o relatório recomenda uma mudança cultural do negócio, sem a qual nada acontece. Para garantir o sucesso dessa jornada é necessário “virar a chave”, ou seja, pensar em inovação. “Essa atitude é determinante nos dias atuais. É um diferencial para conquistar clientes e também bons colaboradores para sua equipe”, comenta o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.
Avalie os pontos fortes e pesquise quais podem ser melhorados. Um bom atalho é estudar a concorrência e como os demais estão se movimentando. Além disso, promova conversas com o time e peça a opinião do público para criar um ambiente participativo. Um exemplo para isso são os Robôs Dinâmicos da Total IP. Com eles, no fim de uma chamada a pessoa é transferida para uma Unidade de Resposta Audível – URA com o intuito de avaliar o atendimento. No fim, o gestor recebe o resultado por por quantidade, usuário, data, hora e status avaliador.
Um terceiro passo é conhecer muito bem o seu consumidor, como ele pensa e se comunica. Para isso, utilize da sua experiência para reunir essas informações ou escolha um software à disposição no mercado. A partir dessas análises, é possível traçar um pequeno roteiro para encontrar as melhores soluções. De acordo com o documento, essas são as próximas etapas a serem percorridas:
O segundo semestre do ano é sempre acompanhado de grandes oportunidades de negócios, especialmente para os comerciantes. Pelo menos quatro das principais datas promocionais acontecem ao longo dos próximos meses: Dia dos Pais (14 de agosto), Dia das Crianças (12 de outubro), Black Friday (24 de novembro) e o Natal (25 de dezembro). Por isso, os varejistas devem estar preparados para potencializar suas vendas. Além disso, o ano de 2022 ainda conta com as eleições presidenciais e a Copa do Mundo.
Logo, quem tiver criatividade, bons produtos e serviços, plataformas de qualidade e competência, se destacará e saberá aproveitar o momento. Nesse sentido, o Sebrae lista algumas dicas para quem tem esse desejo:
Prepare-se: antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing. Elabore um plano de negócios e tenha em mente também se pretende concorrer em nichos ou no mercado de massa.
Tenha um site 100% funcional: tudo disponível na página deve funcionar da melhor forma possível. O usuário precisa ter a navegação facilitada, para não desistir e procurar outro local. Os problemas mais comuns são: lentidão, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste, cor de letra inadequada e dificuldade para encontrar sua necessidade.
Uma ótima alternativa nesse aspecto é a aplicação do Chat para site da Total IP. Para agilizar o suporte, é adicionado um robô com inteligência artificial capaz de resolver problemas com a redução da mão de obra humana repetitiva, gerando a diminuição dos custos operacionais. Se não for suficiente, é simples fazer o transbordo para o imediato contato com um operador..
Seja verdadeiro: não prometa se não puder cumprir. Exponha com clareza questões sobre cobrança de frete e prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.
Dedique-se à logística: não existe contato físico na compra pela web e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser o menor possível e a mercadoria precisa chegar impecavelmente embalada.
Ofereça multicanais ao cliente: é necessário estar presente em todas as frentes, criar um blog, ter um e-mail específico e um diálogo eficiente pelo telefone. É muito importante facilitar ao máximo o acesso das pessoas, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar antes, durante ou depois da compra.
Nesse ponto, é essencial contar com a API Oficial WhatsApp Business. Assim, você envia milhares de mensagens ativas, utilizando templates (HSM) pré-cadastrados e homologados junto ao WhatsApp/Facebook. A documentação de integração é disponibilizada de forma on-line, em português. Integrado, o recurso maximiza credibilidade por meio de uma conta oficial e verificada. Tudo isso no aplicativo mais utilizado pelos brasileiros.
Monte uma equipe preparada e bem treinada: todos os colaboradores das áreas de conteúdo, design, tecnologia da informação e marketing devem dialogar e interagir para ter êxito em todas as esferas. “Esse deve ser um cuidado constante das lideranças. A maneira de falar, ter inteligência emocional e a explicação assertiva devem ser revisadas sempre para não perder a qualidade”, comenta Sanches.
Anuncie: uma boa maneira é começar fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados (verificando se houve aumento de cliques, visitas e vendas). Há muitas formas de fazer isso: por links patrocinados, mídias sociais e outros.
Invista em SEO (Search Engine Optimization): o trabalho de SEO é direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo. Hoje, os portais de pesquisa são a principal fonte de procura de informações. Portanto, estar bem posicionado nesses indicadores é fundamental para ser visto.
Participe de um marketplace: isso pode fazer seu estabelecimento ficar exposto a grandes volumes de tráfego, mas com a vantagem de só ser cobrado ao fechar um acordo.
Invista na gestão: o back office representa a estrutura física completa dos bastidores e é crucial gerenciá-la para garantir o melhor funcionamento da sua organização.
Portanto, aplique esses métodos em seu negócio e se destaque em meio a um mercado extremamente competitivo. Para conhecer mais sobre a Total IP, clique no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Esperamos por você!
Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.
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