Mais lucro e menos esforço com IA
Tecnologia é o caminho para produtividade e lucros
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Já ouviu falar em um termo conhecido como Portal de Voz? Ele é muito comum no mundo do atendimento ao cliente. Esse recurso está, rapidamente, se tornando uma ferramenta essencial para empresas e indivíduos, [...]
Já ouviu falar em um termo conhecido como Portal de Voz? Ele é muito comum no mundo do atendimento ao cliente. Esse recurso está, rapidamente, se tornando uma ferramenta essencial para empresas e indivíduos, pois permite aos sujeitos se relacionarem com sistemas a partir da fala, eliminando a necessidade de digitar ou usar botões. Quando você fala com a Siri da Apple ou o Google Now do Android, por exemplo, está utilizando esse recurso. Saiba mais sobre o assunto com a Total IP+IA!
O Portal de Voz, também chamado de Reconhecimento de Voz ou ASR (Automatic Speech Recognition), é uma tecnologia utilizada em URAs de contact centers com a funcionalidade de reconhecer as palavras ditas por uma pessoa em ligação. Quando ligamos para um banco, por exemplo, podemos dizer o nome do departamento com o qual desejamos falar. Outra possibilidade é dar respostas a questionamentos, como “sim” ou “não”.
“O funcionamento é baseado em quatro passos. No primeiro, o usuário diz seu desejo ao sistema, utilizando linguagem natural. Depois, há o reconhecimento de voz, onde algoritmos complexos convertem essa fala em texto digital. A seguir, a mensagem é processada para entender o significado do pedido e a intenção dele. Por fim, alcança-se a resposta com base na compreensão da comunicação, falada, exibida em tela ou enviada por outro meio”, explica Giovane Oliveira, diretor de tecnologia da Total IP+IA. A empresa possui diversos tipos de URAs, como Ativa, Receptiva, Reversa, TTS e de Pesquisa.
Esse tipo de inovação se destaca em diversos setores, chamando a atenção de Centros de Atendimento, pois permite uma obtenção de informações por parte dos clientes, resolução de problemas e solicitações. Tudo isso dispensando um humano. Ademais, auxilia na acessibilidade, principalmente para pessoas com deficiência física ou visual, podendo interagir com computadores e outros dispositivos. “Hoje, já vemos essa aplicação também em sistemas automotivos, onde motoristas controlam funções do carro, como navegação, ligações telefônicas e músicas, por meio da voz, e casas inteligentes, com dispositivos domésticos, luzes, termostatos e eletrodomésticos”, comenta o especialista.
Como um todo, os proveitos incluem comodidade, devido a uma interação natural e intuitiva; eficiência, por reduzir o tempo de espera e agilizar a assistência em múltiplos serviços; acessibilidade, pois facilita o acesso à conhecimento e aos serviços; satisfação, porque melhora a experiência do cliente ao oferecer um apoio rápido e personalizado. Assim, é uma tecnologia em contínua evolução, com potencial de revolucionar a forma de conexão com máquinas e o mundo ao redor.
No mercado, inúmeros campos de atuação conseguem se beneficiar dessa modernização. Nos bancos, por exemplo, é viável consultar saldo, transferir dinheiro e pagar contas. Para hospitais e instituições de saúde, agendar consultas, verificar exames e falar com médicos se torna algo simples. Assim como em lojas, quando o objetivo for pesquisar produtos, comparar preços e realizar compras. No setor alimentício, restaurantes e bares tendem a se aprimorar ainda mais na hora dos consumidores fazerem pedidos, solicitarem bebidas e pagarem a conta.
As chances e benefícios expostos te chamaram a atenção? Não perca mais tempo! Fale com a equipe da Total IP+IA pela página, WhatsApp ou telefone, o time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. “Nós acreditamos em um futuro melhorado e integrado com a automação. Aprimore a atuação do seu empreendimento e saia à frente da concorrência com a nossa contribuição!”, finaliza o executivo.
Atualizada em 18/07/2024 por Carolina Amaral