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Fique por dentro da importância de garantir a confiança e a equidade no mercado dos dias atuais.
Em uma sociedade em constante evolução, o respeito ao direito do consumidor torna-se uma questão fundamental para o bom funcionamento do mercado. Afinal, esse grupo é a peça-chave da economia e, por isso, merece ser tratado com justiça e transparência por parte das companhias. Sendo assim, é primordial entender a importância dessa pauta empresarial e como as práticas de proteção podem fortalecer as relações comerciais nos chatbots e promover uma sociedade mais equilibrada.
Antes de tudo, é preciso ter em mente como esse é um princípio essencial para a manutenção da confiança entre marca e cliente. Ao garantir a todas as partes envolvidas o acesso a informações claras e verídicas, produtos de qualidade e um atendimento justo, os empreendimentos fortalecem seus laços com o público e promovem uma reputação positiva no mercado.
Não obstante, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) já completa mais de três décadas de existência no Brasil. Esse conjunto de normas estabelece os regulamentos básicos dessas pessoas e as responsabilidades das instituições, equilibrando a relação de consumo. Entre as regras previstas, destacam-se o direito à informação adequada sobre produtos e serviços, à segurança, à reparação de danos, à escolha e à garantia.
No entanto, mesmo com a existência de leis protetivas, ainda há desafios a serem enfrentados. “Muitas vezes, os cidadãos se deparam com práticas abusivas, como propaganda enganosa, venda de mercadorias vencidas, cláusulas contratuais abusivas e falta de assistência pós-venda. Essas situações demonstram o impacto de se fortalecer os mecanismos de fiscalização e de conscientização sobre o assunto”, comenta Carlos Henrique Mencaci, CEO da Total IP+IA.
Logo, é fundamental as autoridades, como os Procons (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), atuarem de forma efetiva na fiscalização e na aplicação das penalidades previstas em lei. “Nos dias de hoje, é necessário as firmas proativas na adoção de práticas transparentes e éticas, cumprindo com suas obrigações e oferecendo um atendimento de qualidade. Afinal, a reputação do negócio está diretamente relacionada à forma como ela trata sua clientela”, reforça Mencaci.
De acordo com uma pesquisa do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), houve um agravamento nas situações de desrespeito ao consumidor durante a pandemia. Cerca de 64% dos entrevistados afirmam como tais inconveniências tornaram-se mais frequentes desde 2020. Para 33% deles, o cenário pós-crise permaneceu inalterado, enquanto apenas 3% relataram uma diminuição no desrespeito.
Nesse contexto, é imprescindível às organizações implementarem medidas de segurança visando evitar o vazamento de materiais sigilosos. “É dever da empresa explicar como os dados pessoais serão utilizados, devendo ser compatível com a razão social do negócio. Os usuários devem ter acesso a todas informações contidas sobre eles e os estabelecimentos devem informar sobre a possibilidade de compartilhar os conteúdos coletados com terceiros”, pontua Ana Carolina Makul, advogada especialista em direito civil e do consumidor.
Na era digital, o e-commerce tem se popularizado pelo mundo. Justamente pela sua comodidade, surgem uma série de obstáculos e riscos para os internautas. Dentre os problemas mais frequentes, estão os possíveis golpes, extravios, a entrega de produtos diferentes dos anunciados e as dificuldades de contato com os fornecedores para a resolução das adversidades. Como nunca, esclarecer as dinâmicas de funcionamento e mostrar-se disponível para sanar dúvidas é mandatória para sobreviver em meio a concorrência.
Caso venha a acontecer problemas dessa natureza, é necessário medidas para compensar os prejuízos gerados e restaurar a integridade das informações das pessoas afetadas. “A responsabilidade objetiva e solidária dos marketplace se verifica apenas em relação a defeitos e problemas com o produto vendido. No entanto, quando se fala em golpes realizados por terceiros atuando em plataformas como Mercado Livre ou OLX, a maior parte das decisões judiciais não responsabiliza a companhia de comércio eletrônico pelos danos causados. Entretanto, tudo dependerá das peculiaridades do caso”, ressalta Ana Carolina.
Torna-se evidente, portanto, como a tecnologia tem desempenhado um papel importante na garantia dos direitos do consumidor. O comércio eletrônico, por exemplo, oferece maior conveniência e variedade de produtos, mas também apresenta adversidades, como a possibilidade de fraudes e extravios. Dessa forma, é de extrema relevância as plataformas digitais estarem preparadas para lidar com essas questões, oferecendo canais de comunicação eficientes e soluções ágeis para os problemas apresentados pelos users.
Nessas horas, a multicanalidade assume uma posição expressiva quando o assunto é conexão, pois permitem estabelecer e manter diálogos eficazes com as pessoas do outro lado da tela, colaboradores e demais partes interessadas. Essas ferramentas abrem as portas para a troca de ideias, feedbacks e resolução de problemas, contribuindo diretamente para o sucesso e crescimento das marcas.
Em suma, um dos principais benefícios dos canais comunicativos é a possibilidade de construir relacionamentos sólidos com o público.“Por meio de canais como e-mails, redes sociais, chatbots, WhatsApp e discadores, as entidades podem estar disponíveis para atender as necessidades de forma rápida e asseriva. Isso não apenas melhora a customer experience, mas também cria um sentimento de confiança e fidelidade, fatores essenciais para a reputação e o triunfo de qualquer corporação”, finaliza o CEO da Total IP+IA. m pouco sobre nossas soluções
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