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O atendimento como precursor das vendas de fim de ano

Em um mercado tão competitivo, essa habilidade faz a diferença

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 24/09/2021 08h00, última atualização em 29/04/2022 15h42
O atendimento como precursor das vendas de fim de ano

Por muito tempo, ser digitalmente presente era um diferencial. Com a pandemia, isso passou a ser uma necessidade das empresas. Principalmente o empreendedor do comércio físico, desde então, precisou se adaptar às novas formas de consumo. Mesmo com o progresso da vacinação, o comportamento de compra da sociedade não sofrerá tantas alterações. Sendo assim, além de fornecer a opção on-line, existem outras questões a serem adotadas, como o bom relacionamento com a clientela. Com a aproximação do Dia das Crianças, Black Friday e Natal, é preciso se preparar.

Crescimento do e-commerce

O mercado de comércio eletrônico cresceu 40,7% entre 2019 e 2020, de acordo com o levantamento feito pela PayPal Brasil e pela consultoria de pesquisas BigData Corp. Já em relação ao primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 31% no e-commerce brasileiro. 

Entre março e maio de 2020, de acordo com Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), foram abertas mais de uma loja virtual por minuto. Além disso, conforme mostra o relatório “Panorama da Experiência do Consumidor 2021”, da Opinion Box, 64% das pessoas fizeram compras predominantemente pela Web nos últimos 12 meses. Ou seja, esse setor está cada vez mais forte no dia a dia, seja de quem consome ou quem fornece.

Dicas para a transição para o mercado digital

Dependendo do tamanho do empreendimento, nem sempre criar um site próprio é o caminho mais viável. Nesses casos, tanto o Instagram, quanto os marketplaces, são bons lugares de venda. “Os lojistas já conseguem ter uma estrutura montada para a comercialização dos produtos, com potenciais clientes, sem a necessidade de gastar energia para iniciar uma plataforma do zero”, comenta Alexandre Nogueira, consultor oficial do Mercado Livre e CEO da Universidade Marketplaces. 

Comece pelos marketplaces

Utilizar redes como o B2W, Magalu e Mercado Livre, te facilitam a levar os itens para outros canais. Além disso, faça um planejamento para realizar a transição. 

Busque profissionalização:

A venda on-line e presencial são dois mundos distintos. Sendo assim, é preciso se profissionalizar, a fim de desenvolver estratégias assertivas e palpáveis, mitigando possíveis deslizes. Na Internet, há os mais variados cursos, como marketing digital, negociação e muito mais. 

Organização:

Lembre-se de fazer o controle de entrada e saída das mercadorias. Além disso, verifique, frequentemente, se existe algum pedido no marketplace. Também, fique atento ao estoque, tente usar o mesmo código para ambos os meios, evitando possíveis confusões. 

Capriche no atendimento: 

A qualidade é um fator essencial. Entretanto, o customer experience (CX) é decisivo para a fidelidade do seu público.  Segundo uma pesquisa feita pela Microsoft, 75% dos entrevistados afirmaram parar de fazer negócios com alguma marca devido a uma experiência ruim. Sendo assim, “o atendimento é imprescindível para qualquer tipo de companhia, mas para quem trabalha com o público, é ainda mais! Seja presencial ou virtualmente”, alerta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.

Para se aproximar com as pessoas, utilizar o Whatsapp é uma boa escolha. Isso porque, conforme a pesquisa feita pela Opinion Box, quatro em cada dez internautas afirmaram passar mais horas conectados com o aplicativo.  Com o recurso “pay”, as transações financeiras foram ainda mais simplificadas. 

Ainda assim, há maneiras de aprimorar o uso do chat por meio da automatização das etapas iniciais da conversa. Com o API Whatsapp Business da Total IP, é possível enviar campanhas ou trocar mensagens. Caso seu estabelecimento tenha mais de uma unidade, a solução consegue centralizar o aplicativo. Por fim, permite juntar o melhor da tecnologia, com a humanização do suporte. 

Com a chegada das datas comemorativas, é preciso estar preparado para qualquer demanda. Quer alavancar as vendas? Então entre em contato com a nossa equipe e conheça sobre nossas soluções.

Sobre a Total IP

A Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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