Coleta de dados dos clientes aprimora o atendimento
Quanto mais informações uma marca detém sobre seu público-alvo, melhores os direcionamentos e entregas realizadas. Logo, coletar dados é uma estratégia eficiente.
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Em um mercado tão competitivo, essa habilidade faz a diferença
Por muito tempo, ser digitalmente presente era um diferencial. Com a pandemia, isso passou a ser uma necessidade das empresas. Principalmente o empreendedor do comércio físico, desde então, precisou se adaptar às novas formas de consumo. Mesmo com o progresso da vacinação, o comportamento de compra da sociedade não sofrerá tantas alterações. Sendo assim, além de fornecer a opção on-line, existem outras questões a serem adotadas, como o bom relacionamento com a clientela. Com a aproximação do Dia das Crianças, Black Friday e Natal, é preciso se preparar.
O mercado de comércio eletrônico cresceu 40,7% entre 2019 e 2020, de acordo com o levantamento feito pela PayPal Brasil e pela consultoria de pesquisas BigData Corp. Já em relação ao primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 31% no e-commerce brasileiro.
Entre março e maio de 2020, de acordo com Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), foram abertas mais de uma loja virtual por minuto. Além disso, conforme mostra o relatório “Panorama da Experiência do Consumidor 2021”, da Opinion Box, 64% das pessoas fizeram compras predominantemente pela Web nos últimos 12 meses. Ou seja, esse setor está cada vez mais forte no dia a dia, seja de quem consome ou quem fornece.
Dependendo do tamanho do empreendimento, nem sempre criar um site próprio é o caminho mais viável. Nesses casos, tanto o Instagram, quanto os marketplaces, são bons lugares de venda. “Os lojistas já conseguem ter uma estrutura montada para a comercialização dos produtos, com potenciais clientes, sem a necessidade de gastar energia para iniciar uma plataforma do zero”, comenta Alexandre Nogueira, consultor oficial do Mercado Livre e CEO da Universidade Marketplaces.
Utilizar redes como o B2W, Magalu e Mercado Livre, te facilitam a levar os itens para outros canais. Além disso, faça um planejamento para realizar a transição.
A venda on-line e presencial são dois mundos distintos. Sendo assim, é preciso se profissionalizar, a fim de desenvolver estratégias assertivas e palpáveis, mitigando possíveis deslizes. Na Internet, há os mais variados cursos, como marketing digital, negociação e muito mais.
Lembre-se de fazer o controle de entrada e saída das mercadorias. Além disso, verifique, frequentemente, se existe algum pedido no marketplace. Também, fique atento ao estoque, tente usar o mesmo código para ambos os meios, evitando possíveis confusões.
A qualidade é um fator essencial. Entretanto, o customer experience (CX) é decisivo para a fidelidade do seu público. Segundo uma pesquisa feita pela Microsoft, 75% dos entrevistados afirmaram parar de fazer negócios com alguma marca devido a uma experiência ruim. Sendo assim, “o atendimento é imprescindível para qualquer tipo de companhia, mas para quem trabalha com o público, é ainda mais! Seja presencial ou virtualmente”, alerta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.
Para se aproximar com as pessoas, utilizar o Whatsapp é uma boa escolha. Isso porque, conforme a pesquisa feita pela Opinion Box, quatro em cada dez internautas afirmaram passar mais horas conectados com o aplicativo. Com o recurso “pay”, as transações financeiras foram ainda mais simplificadas.
Ainda assim, há maneiras de aprimorar o uso do chat por meio da automatização das etapas iniciais da conversa. Com o API Whatsapp Business da Total IP, é possível enviar campanhas ou trocar mensagens. Caso seu estabelecimento tenha mais de uma unidade, a solução consegue centralizar o aplicativo. Por fim, permite juntar o melhor da tecnologia, com a humanização do suporte.
Com a chegada das datas comemorativas, é preciso estar preparado para qualquer demanda. Quer alavancar as vendas? Então entre em contato com a nossa equipe e conheça sobre nossas soluções.
A Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.
Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.
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