Novos perfis de consumidores emergentes na pandemia

As características do público mudaram bastante nos últimos anos

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 20/09/2021 08h00, última atualização em 29/04/2022 15h44
Novos perfis de consumidores emergentes na pandemia

Conforme os anos passam e novas gerações emergem, os hábitos de consumo se alteram. Com a pandemia, essa mudança ganhou ainda mais força, especialmente por causa do fechamento de diversos setores, como o comércio varejista, e o receio da população diante das aglomerações. Dessa forma, é preciso se adaptar às transformações, a fim de manter ou, até mesmo, aumentar as vendas. Para isso, é necessário saber qual é o seu público atual e se adaptar às exigências de cada um. Você os conhece?

As tendências do mercado

Padrões são moldados de acordo com vivências individuais ou coletivas. “Tanto um suporte ruim, quanto novas regras gerais, como o distanciamento social, por exemplo, são capazes de transformar a maneira como nós consumimos”, aponta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.

Conforme mostra a pesquisa feita pelo Instituto Ovum, 82% das pessoas deixam de fazer negócios com determinada marca por conta de uma única experiência negativa. Outro ponto é o e-commerce, o qual apresentou o crescimento de 31% em relação ao mesmo período de 2020, segundo a 44ª edição do Webshoppers. Ou seja, “mesmo com a retomada das atividades presenciais, os novos modelos de consumo tendem a permanecer intrínsecos ao comércio”, explica o gerente. 

Novos perfis de compradores

Conforme mostra a pesquisa “Tendências de Consumo da Euromonitor International”, conduzida em 40 países, a análise sociodemográfica deixou de ser a maneira mais adequada de estimar o perfil dos compradores, principalmente em 2021. Sendo pioneira na metodologia de pesquisa mystery shopping, na América Latina, Stella Kochen Susskind comenta os principais insumos do levantamento: 

Em crescimento

  • Tradicionalistas: ramo em crescimento, os tradicionais compõem 16% dos respondentes. Aqui, as principais características estão voltadas para a busca por preço baixo e a insatisfação com esse tipo de programação. “Essa não é uma atividade do interesse dos tradicionalistas”, ressalta. 
  • Ativistas empoderados: representando 16%, priorizam a autenticidade e questões ambientais. “Eles estão muito atentos aos valores das marcas e a composição dos produtos. São os mais vigilantes no caminho percorrido da produção até a comercialização. As causas são grandes determinantes na escolha”, analisa Stella.
  • Aproveitadores destemidos: em evolução, abarca 17% da população. O grupo está preocupado com status, sendo assim, seguem tendências e priorizam marcas famosas. . 
  • Otimistas equilibrados: em franco crescimento, com 6%. O grupo é caracterizado por aproveitar o presente, cuidar de si e da família e sabem planejar o futuro desejável.

Estagnados:

  • Planejadores cuidadosos: ramo estagnado em 5%. “Procuram o melhor custo-benefício e são pouco inclinados à aquisições por impulso”, afirma.
  • Aficionados por bem-estar: congelados em 5%. Tem o foco voltado para a sustentabilidade humana, física e mental

Em retração

  • Compradores por impulso: dos entrevistados, 14% representam quem é movido por promoções e lançamentos. Segundo a especialista, essa parcela encontra-se em retração. “Muitas pessoas perderam entes queridos. Isso demandou um processo de interiorização, resultando na reflexão da importância da compra”, avalia a especialista. 
  • Minimalistas: composto por um grupo de 12% da pesquisa. Possuem o foco em economizar e ficarem longe das aquisições supérfluas. “Apesar de, também, estar em declínio, a crise sanitária afetou em cheio quem já era minimalista. O lançamento de livros e documentários sobre a temática contribuiu para disseminar uma aura de um novo estilo de vida, no qual menos é mais”, analisa Stella.
  • Caseiros conservadores: segmento em baixa, com 8%. Representado por quem deseja “voltar às ruas”. Normalmente, “mais focados na família e não se preocupam com costumes em voga”, pontua Stella.

Aventureiros inspirados: também em queda, reunindo 3% da pesquisa. Apresentam características como: preocupação com a saúde, bem-estar e dispostos a experimentar coisas novas – de produtos a serviços.

O papel da tecnologia e do atendimento

A emergência dessas novas particularidades deu-se, também, pelo uso ainda mais frenético do meio virtual. Sendo assim, é imprescindível contar com a tecnologia para o bom funcionamento da sua empresa. “Se você conseguir analisar qual é o meio de comunicação preferido do seu público, a assertividade estará ainda mais garantida”, aponta Sanches. 

Com as soluções da Total IP, independentemente do canal utilizado, é possível oferecer uma assistência excepcional, tanto para quem já é fidelizado, quanto para quem está chegando. Além de, claro, suprir as necessidades de qualquer um dos grupos. Exemplificando: os discadores Preview, Power, Preditivo e Preditivo Plus. Eles conseguem aumentar a produtividade da equipe em até 45%, ao eliminar as primeiras etapas das ligações. Após a efetivação do contato, o receptor será direcionado ao atendente, para, então, dar continuidade à campanha. 

Outra opção, dessa vez voltada para texto, são o Gestor de E-mails e o API Whatsapp Business. O primeiro é capaz de priorizar e-mails, ter acesso ao histórico das conversas, possibilita um único operador iniciar e finalizar uma demanda etc. Já o segundo consegue enviar milhares de mensagens ativas, utilizando templates pré-cadastrados. Assim, contribuindo para a divulgação em massa de uma promoção ou lançamento, por exemplo.

Saber quais perfis compõem o mercado é crucial para ter insights de novas campanhas e estratégias. Ao contar com soluções de atendimento, é muito mais fácil conquistar novos clientes e decolar nas vendas. Se interessou? Clique no ícone do Whatsapp ao lado e conheça a Total IP. 

Sobre a Total IP

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Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

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