3 pilares principais para um CX de sucesso
Focar na experiência do cliente é indispensável para qualquer empresa
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O comércio eletrônico está em constante crescimento, especialmente após a recente aceleração da transformação digital e esse movimento promete continuar expandindo. No entanto, o sucesso nesse segmento depende fundamentalmente de um planejamento cuidadoso. Portanto, é crucial ficar atento e começar a pensar nas estratégias para este ano, pois o calendário para os varejistas estará repleto de oportunidades.
Em 2024, haverá uma redução no número de feriados em dias úteis e isso tende a beneficiar o setor comercial. Essa diminuição promete resultar em menos despesas adicionais para os comerciantes. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a operação em feriados impacta negativamente o varejo, resultando em prejuízos, principalmente por conta da mão de obra. De acordo com a CNC, em 2023, a abertura em feriados acarretou em gastos extras da ordem de R$ 29 bilhões. Para 2024, estima-se uma redução de 4% nesse valor.
Carnaval – 13 de fevereiro: essa festa representa uma oportunidade para impulsionar os resultados, especialmente para aqueles no setor de turismo. Hotéis, passagens aéreas e eventos ganham destaque e a tecnologia desempenha um papel crucial na negociação por meio de dispositivos móveis.
Dia Internacional da Mulher – 8 de março: excelente para planejar campanhas sobre a causa feminina para gerar engajamento e reconhecimento da marca é relevante, mas é preciso estar alinhado com o propósito da empresa.
Dia do Consumidor – 15 de março: é o momento de agradar o público com promoções e vantagens, conquistando novos clientes e retendo os atuais.
Páscoa – 31 de março: investir em preços atrativos para itens como bombons e chocolates é uma maneira eficaz de se destacar, considerando a alta demanda nesse período.
Dia das Mães – 12 de maio: um dos picos mais altos de vendas. Requer atenção às tendências e adaptação para construir uma jornada positiva com esse público.
Dia dos Namorados – 12 de junho: diversos setores, como doces, bebidas, roupas e acessórios, experimentam aumento no faturamento nessa data. A personalização na comunicação é uma tática eficaz.
Dia dos Pais – 11 de agosto: focar em práticas de entrega e utilizar chatbots inteligentes para tirar dúvidas é um diferencial, otimizando processos e melhorando a experiência do cliente.
Dia das Crianças – 12 de outubro: abusar da criatividade e destacar a facilidade e benefícios dos produtos é uma estratégia eficaz.
Black Friday – 29 de novembro: o evento consolidado para os comerciantes exige ofertas especiais e, com o uso dos Robôs para Meios de Pagamentos da Total IP, as transações por smartphone tornam-se mais seguras e eficientes.
Natal – 25 de dezembro: com o pico de vendas, é essencial focar na qualidade dos produtos e na capacidade dos atendentes para resolver problemas e auxiliar os usuários.
Réveillon – 31 de dezembro: estar por dentro dos principais pontos, especialmente em relação a roupas novas e cores simbólicas, é imprescindível para corresponder às expectativas dos consumidores nessa festa de virada de ano.
Portanto, se manter atualizado e pronto é a chave para bombar em 2024. Dessa forma, a organização sairá na frente da concorrência e ganhará destaque no mercado.
Fonte: Tiago Sanches, head de vendas da Total IP
Serviço: Se destaque nas datas comemorativas em 2024