Facilite a negociação de dívidas de final de ano

Por Carolina Amaral, Total IP - Publicado em 26/12/2022 08h00, última atualização em 15/09/2023 16h16
Facilite a negociação de dívidas de final de ano

Para muitas pessoas, o fim de ano é uma época de renda extra, seja pela restituição do imposto de renda, 13º e até 14º salário. No caso de microempreendedores individuais esse faturamento a mais pode ser advindo de negócios aquecidos diante das festividades, como a busca de presentes de Natal, comércio aflorado com a Copa do Mundo esse ano, reveillon e afins. Contudo, de modo geral, dezembro e janeiro também são períodos de maiores gastos. Por essa razão, se uma empresa tem pagamentos a receber, é interessante se antecipar na negociação com os clientes com contas em atraso antes desse dinheiro ser destinado a outro fim. Para isso, contar com a tecnologia como aliada e utilizá-la a seu favor pode facilitar muito esse contato, veja como, com o Speech Analytics!

 

O cenário de endividamento no Brasil atual

Uma pesquisa do Serasa, divulgada dia 17 de novembro deste ano, mostrou o desemprego como ainda sendo a principal causa do endividamento no Brasil. Ao todo, 29% dos indivíduos com esse problema alegam ter a desocupação como a principal causa, envolvendo também a diminuição na renda (12%) e o nome emprestado a terceiros para realização de compras (19%). Segundo o levantamento “Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro”, o cartão de crédito seria outro grande causador. Chama a atenção o seu emprego para compras recorrentes, como supermercados (65%) e combustíveis (22%); mas também pelo uso de aplicativos de entrega de refeições, o qual já alcança 22% dos pesquisados pela Serasa.

A grande maioria, 88% dos sujeitos enfrentando esse impasse, até se esforça e tenta fazer um controle dos gastos para diminuir as despesas. Todavia, 71% ainda têm, pelo menos, algum atraso há mais de um ano. Ademais, ainda conforme mostrado no levantamento, a maioria (59%) não têm conhecimento adequado sobre taxas de juros e multas por atraso de pagamento. Já 60% não acompanham o detalhamento da fatura do cartão. “Tais dados são extremamente alarmantes e mostram uma falta de conhecimento geral da população acerca do tema, fortalecendo esse como um enorme desafio social para ainda ser superado pela nação”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.

 

Como lidar com a falta de pagamento dentro de uma empresa?

No caso de situações as quais já chegaram à fase de cobrança das dívidas, é recomendado deixar claro ao cliente como ele se beneficiaria quitando essa despesa, podendo incluir a retomada do acesso a algum produto, serviço ou outros benefícios oferecidos pela instituição. Além disso, vale o argumento do nome “limpo”, tendo em vista como, a partir dele, consegue-se garantir vantagens também em outros níveis. No geral, para o mercado B2B (Business-to-Business) a dica de ouro é buscar contato com quem deixou de pagar e não de onde sairá o dinheiro. Logo, é mais valioso procurar saber as motivações ou dores 

para propor uma negociação ou relembrar a proposta de valor proporcionada. Cortar esse contato e cobrar diretamente um departamento financeiro, por exemplo, interrompe essa construção de relacionamento. Em todos os casos, o acordo eficiente não é somente receber o valor, envolve recuperar o cliente.

Além disso, investir no uso de ferramentas como SMS, WhatsApp e e-mail pode ser um caminho tranquilo e eficiente para garantir o recebimento dos valores devidos, porém, é preciso estar muito atento ao Código de Defesa do Consumidor. Em seu artigo 71, define como crime mensagens de ameaça, coação ou com informações falsas a fim de intimidar o recebedor. Por isso, a regra de ouro é buscar ser sempre bem-educado, simpático e, de preferência, solícito na comunicação. Para não errar, contar com uma parceria de sucesso com a Total IP garante um alinhamento ao objetivo juntamente com a boa relação entre entidades e fregueses.

 

Como a Total IP pode ajudar?

Nesse sentido, o transcritor de diálogo utiliza de reconhecimento de fala (ASR/STT) para entender termos e palavras específicas. A partir dele se tem insumos capazes de guiar a melhoria contínua da operação; é acrescentado um melhor controle de qualidade, com agilidade de capturar problemas na operação; melhora na performance do atendimento e retenção de interessados; download dos registros; e o monitoramento, após a ligação finalizada, otimiza o tempo dos atendentes. 

Com Speech Analytics, os monitores têm análises de sentimentos das conversas e o comportamento do cliente, muito útil para fortalecer o atendimento da equipe. Assim, é possível entender melhor como a pessoa do outro lado da linha está, por meio de palavras específicas utilizadas por ela. Isso dá um norte sobre como agir e direcionar a conversa sem causar mal estar entre as partes. Além disso, os benefícios incluem uma análise de comportamento e oferecimento de respostas precisas; monitoria dos protocolos seguidos à assistência; avaliação da utilização adequada do tempo de espera; diagnóstico do cumprimento de procedimentos em conversas telefônicas; classificação por assunto ou tipo de problema; clusterização para busca de palavras “keyword spotting”: encontre rapidamente o trecho desejado; dicionários de termos; localização de palavras-chaves cadastradas pelos usuários e atribuídas como: “sentimento” positivo, neutro ou negativo; relatórios e dashboards.

Os famosos robôs dinâmicos também tem seu lugar quando o assunto é a cobrança. Conhecidos como URA (Unidade de Resposta Audível), são as ferramentas por trás das mensagens automáticas quando liga-se para um lugar e pede para discar “um” para vendas, “dois” para contas a pagar e etc, mas as suas funções não param por aí. Após finalizar a demanda, ele transfere o sujeito para uma avaliação, sem opção do operador desligar. Esse resultado é feito por relatório, quantidade, usuário, data, hora e status avaliador. Isso pode auxiliar muito para saber quais os pontos fortes e de melhora, muito útil para contribuir com o NPS (Net Promoter Score) das corporações. Ademais, no caso dos ativos, há um disparo simultâneo de ligações divulgando uma mensagem; após o cliente ouvir a gravação tem opção de falar com um atendente; permite filtrar chamadas não produtivas (não atende, ocupado, número inválido); e viabiliza elaborar diferentes estratégias de discagem. 

Quando se trata dos receptivos, é entregue um acompanhamento da entrada de ligações e rastreamento; visualização de ponto de saída ou abandono; facilidade de análise dos tempos em cada etapa; fácil configuração e alteração do layout; além da otimização geral da assistência.

Dessa forma,  é simples se aproximar do grupo alvo sem gerar complicações, dificuldades ou sobrecarga dos envolvidos. Logo, a companhia apresenta tudo o preciso para unificar fatores contribuintes e aumentar a entrega de resultados na negociação de dívidas de final de ano dentro da corporação. Ficou interessado pelas oportunidades expostas? Não perca mais tempo! Entre em contato com a equipe pela página, WhatsApp ou telefone, o time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. 

 

Sobre nós

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos Ativos, Receptivos e Pesquisa
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automático com Fatiador de Mailing e Gatilhos para integrações e redes sociais
  • Classificador de Chamadas – Total IP Human Detector – THD
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robô Chat: WhatsApp, Telegram e Web.
  • WebChat, Whatsapp e Telegram
  • Total Chat Center (Carterização de clientes)
  • Gestão de SMS

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