Dicas para melhorar seu atendimento com os chatbots

Por Laura Pereira, Total IP - Publicado em 28/01/2022 11h00, última atualização em 14/09/2023 15h27
Dicas para melhorar seu atendimento com os chatbots
Baseados em inteligência artificial, os chatbots da Total IP são reconhecidos por serem softwares estratégicos para o atendimento ao consumidor (SAC) das empresas. Eles simulam o comportamento humano para um retorno mais assertivo e são considerados uma parte fundamental das rotinas de operações. Além disso, essa inovação não para de crescer e com a pandemia suas funcionalidades se tornaram essenciais. Quer entender mais sobre suas vantagens? Continue nesta matéria. 

 

As métricas comprovam as vantagens dos chatbots 

Segundo a pesquisa Global Al-Basead Chatbot Market, em escala global, esse mercado foi avaliado em 17 bilhões de dólares, em 2020. Ainda, a previsão para os próximos cinco anos é atingir 102 bilhões de dólares. No Brasil, de acordo com o Mapa Ecossistema Brasileiro de Bots de 2020, o aumento foi de 68% na quantidade de bots instalados. 

Um dos motivos para essa ampla adoção diz respeito a otimização de custos e tempo. Estimativas apontam: um projeto bem planejado pode economizar até 40% em gastos. No país, o setor com maior participação nesse uso é o varejista, para o qual se destinam 21% dos sistemas criados. Logo em seguida está finanças, com 17% de uso, e telecomunicações, chegando aos 16%. 

Todas essas métricas comprovam uma tendência. O uso dessa modernidade é um caminho sem volta e com isso, é melhor entender como utilizá-lo a favor do crescimento da corporação, explorando todas as suas táticas. Desse modo, a probabilidade de fidelizar um internauta é exponencialmente maior, tendo em vista o feedback satisfatório em toda a sua experiência.

Dicas para tornar os chatbots mais eficientes 

– Explore a inteligência do chatbots

Caso sua organização tenha investido em uma inovação à base de inteligência artificial, esse é o momento para demonstrar aos clientes o quanto suas interações podem ser facilitadas, confortáveis e dinâmicas. Nesse caso, é melhor não superestimar o valor desse mecanismo na sua estratégia de relacionamento. 

Conforme Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP, “ele ajuda muito em todo o procedimento, mas é importante saber quando passar o contato para um atendente humano. Ou seja, desbrave suas funções de assistência, porém se mantenha atento para não tornar isso um estorvo para o usuário, a fim de evitar frustrações”, recomenda. 

– Pense em toda a jornada de compra do consumidor

Com a chegada da Covid-19, os empreendimentos precisaram adaptar suas tarefas às pressas. Se já estavam pressionados para fornecer mais resoluções em menos tempo de espera, esse advento tornou tudo ainda mais alarmante. Os atendentes passaram a trabalhar de casa e as entidades aceleraram maciçamente a adoção de soluções de autoatendimento digital, como essa ferramenta. 

Contudo, como ter certeza de simplificar o SAC em vez de torná-lo ainda mais complexo, introduzindo canais de forma isolada? Imagine a irritação do seu público iniciando uma trajetória on-line, explicando para um robô qual sua necessidade e, em seguida, sendo escalado para um agente e precisando justificar tudo desde o princípio, novamente.

Portanto, é preciso estar atento. Construa uma abordagem integrada de ouvidorias, pense nos caminhos de compra como algo interconectado, permitindo uma orquestra centralizada de diversas plataformas. Como Sanches pontua, “é essencial investir em um atendimento omnichannel”. Ou seja, uma experiência benéfica com a marca independentemente de qual lugar essa comunicação acontece. 

Assim, são mantidos dados onde estiverem. Inclusive, segundo uma pesquisa da NICE inContact, realizada em 2018, nove em cada dez participantes desejam esse serviço 100% conectado entre os meios. Eles esperam uma vivência perfeita ao mudar de um método para outro, como chat para telefone, por exemplo. 

Por fim, vale ressaltar: o futuro mostra o chatbot como uma ferramenta essencial, tendo em vista sua aderência crescente. Com a Total IP, você tem acesso a esse mecanismo e consegue modernizar seu atendimento ao consumidor sem dor de cabeça, tudo por nossa conta! Entre em contato conosco e entenda mais benefícios de instalar esta tecnologia nas suas operações! 

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é utilizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agende Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br

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