Aguarde, carregando...

Conheça o atendimento omnichannel

Entenda o conceito de atendimento omnichannel, qual a sua importância para os consumidores e como aplicar essa tendência na sua organização

Por Laura Pereira, Total IP - Publicado em 14/01/2022 11h00, última atualização em 14/09/2023 15h31
Conheça o atendimento omnichannel
Elaborado para ser uma estratégia de marketing, vendas e atendimento ao cliente (SAC), o omnichannel busca oferecer uma experiência única e interligada. Isso por meio de um diálogo detalhado e alinhado aos meios de comunicação da empresa. Ou seja, propõe uma orquestra de sistemas, na qual todos trabalham cooperando entre si. Seu negócio já conhece essa tendência? Conte com a API do WhatsApp Business da Total IP! 

O que significa o atendimento omnichannel

Em primeira instância, é essencial entender a tradução da palavra. O termo significa “todos os canais”. Seu prefixo “omni” vem do latim e quer dizer “todo/tudo”. Já “channel” tem origem inglesa e é descrito como “canal”. 

Também reconhecido como uma tática para alavancar os lucros das corporações, o objetivo é sincronizar todos os locais de interação com o usuário, de modo integrado. Tem como propósito fortalecer a relação entre as partes e, para isso, esse sistema busca oferecer uma vivência consistente em todos eles. 

Você também precisa conhecer o consumidor omnichannel! A Total IP explica!

Atualmente, com a abrangência dos smartphones, o poder de compra aumentou. Entretanto, a decisão de realmente efetuar a operação, também. Segundo estudo da entidade inglesa Tecmar, as pessoas olham em média 200 vezes por dia para a tela, seja para interagir ou mesmo encontrar alguma informação de uma maneira ágil. 

Ademais, é inerente ao cotidiano. Para se ter uma ideia, o Brasil se encontra na segunda posição global dentre os países com mais tempo gasto na Internet, conforme dados da Hootsuite e WeAreSocial. Em média, são dez horas por dia conectados, seja para trabalho ou lazer. Desse intervalo, 5 horas e 17 minutos acontecem pelo celular. 

Consoante a Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP, “tal desenvolvimento impacta diretamente no comportamento de consumir algum produto e em suas expectativas em relação às marcas.” Afinal, o público consegue pesquisar referências sobre qualquer serviço ou produto, aliado à facilidade da web. No alcance de alguns cliques, você pode, por exemplo, avaliar a qualidade, seja em mensagem ou vídeo. Além de ver as opiniões de outras pessoas. 

De acordo com a pesquisa Making the Digital Connection, publicada pela Capgemini Consulting, 75% dos entrevistados pesquisam pelas mercadorias antes de irem até uma loja física. Nesse momento, entra o atendimento omnichannel, unificando o discurso e proporcionando uma assistência eficiente ao usuário. 

Como funciona o atendimento omnichannel? A Total IP pode ajudar! 

Essa modernidade visa otimizar a experiência do cliente com o empreendimento, propondo uma sincronia em todas as vias de comunicabilidade. Ou seja, é crucial uma sintonia nesse tratamento, o internauta não deve perceber diferença de discurso ou comportamento. Inclusive, é recomendado um tom neutro e amigável, para dar credibilidade. 

Na prática, Sanches pontuou a seguinte situação: o indivíduo escolhe o site da corporação para se informar sobre algo desejado, lá ele faz diversas pesquisas. Caso a página seja responsiva, com boa navegabilidade, design atraente e não demore para carregar, ele permanece ativo e considera o consumo. 

No entanto, caso decida tirar dúvidas sobre características por intermédio de um chat encontrado na própria plataforma, vai considerar o tempo de resposta, a maneira como foi o procedimento e um retorno coerente. Dessa forma, a compra fica ainda mais próxima. Nessa jornada, ele escolhe o objetivo e se endereça à guia de pagamento, lá ele encontra seu método preferido e um checkout transparente. Ou seja, sua experiência foi boa do início ao fim, por isso, ele a concretizou. 

Contudo, ele pode retirar na loja física. Na data marcada, se desloca e é atendido com agilidade e gentileza, rapidamente toma em mãos seu pedido. Ao retornar para casa, surge uma dúvida de como utilizar a ferramenta e ele opta por uma mensagem no WhatsApp, sua pergunta é respondida com velocidade e eficiência. 

Conte com a Total IP!

Em todo o processo, ele foi bem atendido e sua expectativa foi cumprida, independente de onde procurou a instituição. “A experiência foi integrada e consistente, tanto digitalmente quanto presencial. Portanto, ele viveu um atendimento omnichannel”, finaliza o gerente comercial.  

A Total IP possui diversas soluções integradas para facilitar esse suporte para a sua empresa. Inclusive, o API do WhatsApp Business é uma alternativa viável e cada vez mais escolhida entre os usuários. Para saber mais e como implementar esse tipo de estratégia na sua corporação, fale conosco! Basta clicar no ícone do aplicativo no canto inferior da sua tela. 

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é utilizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agende Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?

    Limpar Seleção