Como prestar o melhor atendimento ao consumidor?

Por Laura Pereira, Total IP - Publicado em 19/08/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 12h28
Como prestar o melhor atendimento ao consumidor?

Como nunca, prestar um atendimento ao consumidor de excelência é essencial para qualquer empresa permanecer ativa no mercado. Segundo uma pesquisa da American Express, 81% dos entrevistados afirmaram como obter uma resposta satisfatória é vital para a sua satisfação. Além disso, 47% anseiam pela assistência personalizada e para 45% o apreço é fundamental. Nesse sentido, seu negócio está preparado? Já utiliza da tecnologia para alcançar a máxima qualidade? Descubra como melhorar com soluções inteligentes, como o API WhatsApp Business da Total IP!

O atendimento ao consumidor de excelência é um diferencial competitivo para as empresas de sucesso 

Em um mundo interconectado e cada vez mais globalizado, a velocidade se torna indispensável. Quando procuramos algum estabelecimento para solucionar pendências, queremos imediaticidade. De acordo com um estudo da Forrester, para 73% dos participantes a valorização do tempo é a coisa mais importante oferecida por uma companhia.

No passado, esse suporte era apenas para resolver os problemas apresentados após a aquisição de algum produto. Entretanto, atualmente você consegue encontrar review sobre qualquer material apenas com cliques na Internet. Logo, as corporações precisaram evoluir em seus métodos. Dessa forma, a exigência é uma acessibilidade desde o princípio da jornada de compras. 

“O cliente tem várias expectativas e uma delas é um apoio ao longo de todo o seu processo, desde a consideração ao ver o serviço, esclarecimento de dúvidas e pós-venda”, explica Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. Com as facilidades da web, essa interação se tornou ainda mais próxima. 

Em suma: o principal objetivo de um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é otimizar o valor e a imagem da marca. Além de trabalhar para reter, fidelizar e satisfazer quem procura e dialoga com o empreendimento. “Para isso, contar as tecnologias certas é a melhor estratégia”, comenta Sanches. 

Como fazer um atendimento ao consumidor de excelência? Conheça dicas! 

Afinal, para oferecer competitividade e bater de frente com grandes instituições, em fatores como preço e divulgação, é preciso ir além e dispor de inteligência em investimento. Como alternativa, o SAC se destaca, pois é possível, com facilidade, criar uma política eficiente e assertiva. 

Em geral, para alcançar essa qualidade, é preciso de um preparo financeiro e de um treinamento especial para a equipe. Por isso, quando se está começando a empreender e a demanda é menor, recomenda-se criar uma boa fundação e levar esse ponto com a máxima atenção, afinal, é um fator vital para o crescimento empresarial. 

Vale ressaltar: um bom atendimento é a grande força para movimentar os pequenos e médios negócios, promovendo seu desenvolvimento em todos os sentidos. Sendo assim, preparamos algumas dicas para você turbinar esse setor na sua companhia. Confira: 

1) Valorize todos os detalhes e tenha atenção às pequenas coisas:

Antes de mais nada, valorize cada cliente em seus mínimos detalhes, independentemente se você o conhece, se é amigo da sua família, um grande potencial ou um bem pequeno, se importe com todos! Essa recomendação é muito valiosa, afinal, quando alguém se sente reconhecido, as chances de uma fidelização aumentam expressivamente. Isso também diz respeito à colocar bônus nas compras, fazer lembrancinhas ou mesmo enviar mensagens queridas, todo gesto positivo conta. 

2) Seja transparente em todo o processo:

É preciso ser transparente em todo o processo. Deixe claro quais pontos você consegue englobar com suas soluções, se você pode ou não solucionar sua questão e demais tópicos. Assim, você não cria falsas expectativas se não tem a chance de alcançá-las e nem corre o risco de quebrá-las, causando decepção e frustração no usuário.

3) Ofereça um ambiente acolhedor e confortável:

Seja em lojas físicas ou virtuais, sempre oferecer um espaço confortável para a interação é crucial para o consumidor ser recebido enquanto se comunica com a sua marca. Não se esqueça: o atendimento começa quando ele entra na sua companhia ou clica na sua página. Se nesse momento, ele se sentir intimidado ou não saber qual o próximo passo, a qualidade da jornada já é prejudicada. 

4) Implemente um atendimento humanizado:

Para explicar, esse tópico diz respeito àquele suporte mecanizado como se ele fosse uma pessoal real. Isso proporciona ao internauta a possibilidade de se conectar com a marca, mas sem a necessidade de um contato humano. “Temos diversos robôs para auxiliar nessa questão, os quais você consegue escolher o tom de voz ideal para a sua empresa, cadastrar novas expressões sem dor de cabeça e ainda facilitar para o time. Quando você conta com ferramentas tecnológicas, consegue otimizar o tempo de todos os envolvidos e ainda aumentar a produtividade”, ressalta Sanches. 

Para dimensionar, usar uma linguagem clara, compreensível e empática é a base para despertar um bom sentimento no seu receptor. Criar uma conexão facilita a abertura de novos contatos e torna o entendimento das questões mais prático, mesmo com uma postura negativa do outro lado da linha. 

Desse modo, investir em modernidades para auxiliar quem procura o seu negócio e ainda prestar um atendimento de qualidade é uma tática de sucesso. Com a Total IP, você encontra diversas soluções para turbinar a sua operação, aumentando as vendas e o rendimento dos colaboradores. Para tirar dúvidas ou mesmo descobrir mais vantagens, fale conosco! Será um prazer atendê-lo! 

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com Whatsapp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS 

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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