Comunicação assertiva melhora relacionamento com o cliente

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 29/09/2021 08h00, última atualização em 29/04/2022 15h39
Comunicação assertiva melhora relacionamento com o cliente

A comunicação é um dos grandes pilares da evolução humana. Ela tem um papel crucial no desenvolvimento da civilização e sociedade como conhecemos hoje. Se pensarmos um pouco mais profundamente, notaremos a importância disso. Em momentos de crise, como o da pandemia, o diálogo ganha ainda mais relevância como atividade social, pois a partir dela há partilha de conhecimento, estreitamento de relacionamentos e as empresas reforçam as ações, transmitindo credibilidade e segurança.

A importância da comunicação assertiva

Comunicação assertiva é, sinteticamente, adotar um discurso eficiente, claro e objetivo, levando em consideração as dificuldades, necessidades, desejos e direitos de quem se expressa, ouve ou lê a mensagem. “Mesmo nos contatos virtuais, é essencial entender a existência de uma ou muitas pessoas do outro lado, cada uma com suas histórias, frustrações e seus desafios. Ainda hoje, várias ações de gestão remota estão desalinhadas com o mundo digital”, afirma Vivian Cristina Rio Stella, especialista em Linguística e fundadora da VRS Academy.

Essa prática é indispensável para ter um bom relacionamento com os clientes e também para proporcionar um ambiente de trabalho positivo. Cria a capacidade de minimizar e resolver conflitos, além de motivar a equipe e permitir uma busca eficiente de soluções benéficas para todo o time. O gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches, destaca: “a tecnologia foi fundamental nesse sentido. Conseguimos transportar o emprego das pessoas para dentro de seus lares. Graças a essas ferramentas, pudemos superar os obstáculos”.

De acordo com Vivian, para ter eficiência, é preciso saber diferenciar os canais de conversação. Ela explica: “o efeito está totalmente relacionado à forma de se expressar de acordo com o contexto. Um e-mail é diferente de uma reunião, por exemplo. No primeiro, é possível ser apenas um transmissor de informação. Já presencialmente, o ideal é criar um clima mais propício e aberto para as pessoas se expressarem. Um espaço de escuta e não apenas de fala”.

Segundo alguns estudos, as falhas nesse aspecto são responsáveis por boa parte dos problemas de execução nas empresas porque causam conflitos, desmotivam e estressam os colaboradores. “A boa interlocução se baseia em três máximas: seja firme, escute com empatia e se adeque ao contexto. Isso tem a ver com avaliar quem está envolvido na reunião e em qual momento ela acontece. Além disso, precisamos nos ouvir, saber qual é a nossa intenção quando enviamos uma mensagem ou ligamos para alguém e cuidar das palavras para não cometermos excessos”, finaliza a especialista.

A função da comunicação dos líderes

Os líderes, pelo próprio papel exercido, acabam influenciando liderados e públicos de interesse. Gestores conectados nas redes sociais para informações são mais respeitados e contribuem efetivamente para a segurança nos negócios. O gerente de atendimento do Senac, Maurício Pedro, explica: “uma pesquisa realizada pela Brunswick aponta o LinkedIn do CEO como a segunda fonte mais buscada pelos leitores para conhecer uma companhia. Fica atrás apenas do site oficial da corporação Justamente por essa razão, há maior necessidade de atenção em relação à curadoria de conteúdo para tais meios”.

Os executivos também têm a missão de treinar e preparar bem o seu time para o contato com os clientes. Para Sanches, esse fator é essencial. “Fazemos questão de sempre manter nossos funcionários atualizados e capacitados para dar a atenção necessária a quem entrar em contato conosco. Rapidez, qualidade e facilidade fazem parte da nossa filosofia”. Com o home office, aumentou a necessidade de equipamentos funcionais, com fácil entendimento e atendentes com bom poder de explicação.

Sendo assim, tenha a preocupação de falar bem com o seu público e com seus colaboradores. Staff e consumidores felizes só têm a agregar ao seu negócio. Para isso, entre em contato com a Total IP clicando no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Será um prazer atendê-lo.

Sobre a Total IP

A Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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