Coleta de dados dos clientes aprimora o atendimento
Quanto mais informações uma marca detém sobre seu público-alvo, melhores os direcionamentos e entregas realizadas. Logo, coletar dados é uma estratégia eficiente.
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Como o seu estabelecimento tem se preparado para a Black Friday? A menos de três dias para a sexta-feira mais esperada do ano, é preciso conferir os últimos detalhes a fim de aproveitar o evento em seu máximo potencial. [...]
Como o seu estabelecimento tem se preparado para a Black Friday? A menos de três dias para a sexta-feira mais esperada do ano, é preciso conferir os últimos detalhes a fim de aproveitar o evento em seu máximo potencial. Para este ano, o festival varejista terá requintes de novidade. Pela primeira vez em toda a história, a data do aguardado dia de ofertas coincidirá com a Copa do Mundo de Futebol, a qual acontece entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro. A expectativa geral dos lojistas é um impulsionamento das vendas, em decorrência do torneio futebolístico. Quer descobrir como atingir essa meta? Acompanhe a matéria a seguir e confira!
Apesar de um cenário instável, com a alta na inflação e um período de transição presidencial, a maior parte dos estabelecimentos de vendas e e-commerces demonstram altas expectativas para esta sexta-feira. Independentemente do segmento, o modelo de consumo on-line demonstrou um crescimento abrupto nos últimos anos. De acordo com a 46° edição do Webshoppers, da Nielsen, o primeiro semestre de 2022 representou, remotamente, 118,6 bilhões de transações. “Para manter o ânimo e alcançar bons resultados, é preciso se apegar a ferramentas facilitadoras. Dessa forma, pode-se minimizar a perda de clientes e preservar uma reputação positiva nos marketplaces”, enfatiza o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.
Próximo ao fim do ano, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCE) realizou uma previsão de mercado, a qual pressupõe um faturamento de R$ 91,5 bilhões em transferências pela Internet, para o segundo semestre de 2022. Desse total, os acordos em marketplaces representam quase 80%. A alta nos números revela a necessidade de pequenos e médios estabelecimentos alinharem-se às grandes companhias, a fim de guardarem seu lugar nas estantes virtuais. Garantir seu espaço de prestígio, dentro de importantes vitrines on-line, é crucial para potencializar as conversões. “Assim como em um processo seletivo, o segredo reside na capacidade de ser visto por quem lhe interessa”, ressalta Sanches.
No entanto, com poucos dias para a Black Friday, é preciso preparar-se para toda e qualquer situação. Por conta de um imaginário lúdico, atrelado aos altos descontos, durante esse período, os clientes são, mais facilmente, bombardeados com propagandas. Como resposta, é fundamental estar pronto para suprir com as novas necessidades. Portanto, é preciso munir-se de ferramentas a fim de garantir a jornada completa do cliente. Ou seja, desde a disponibilidade do produto na loja até a entrega no prazo informado.
Para auxiliar as marcas no aumento do número de vendas e evitar problemas logísticos, não existe fórmula mágica. No entanto, algumas ações preventivas são essenciais para assegurar o bom resultado do seu negócio. Agora, apresse o passo, foque nas ações a serem tomadas até sexta-feira e corrija suas necessidades. Veja a lista abaixo!
Baseie-se nas experiências passadas: a prática, em muitos casos, é melhor professor para se ter na vida. Certas coisas apenas conseguem ser absorvidas após uma sucessão de erros. Logo, não desperdice, jamais, as experiências vividas. Elas são a bagagem necessária para impulsionar o desempenho do seu negócio, agora corrigido pelas falhas do passado. “Fidelizar um cliente é chave para o crescimento institucional. Por isso, abrace os êxitos de ontem e busque repetí-los hoje e sempre. Dessa forma, cria-se um vínculo com quem irá atrelar a sua imagem ao comprometimento. Por isso, faça o pente fino e analise o seu retrospecto”, indica o gerente comercial.
Fique de olho no estoque: o aumento exponencial do número de vendas pode deixar o lojista na mão. Para evitar essa realidade, basta investir parte de seu tempo na organização. Tenha certeza da quantidade de itens presentes no seu estoque. Não arrisque a fidelidade do seu negócio por conta de um despreparo ou falta de atenção. Deixar um freguês sem seu produto até a data planejada é o pior cenário possível. O desapontamento afasta e gera reações negativas, as quais podem se espalhar, rapidamente, pelas redes. Portanto, negocie com os abastecedores e prepare sua equipe.
Comunique-se com os fornecedores: para garantir o pleno exercício do item anterior, preze por uma comunicação límpida e transparente com os seus fornecedores. Delimitar prazos é imprescindível, pois, dessa forma, as chances de ser pego de surpresa são reduzidas. “Na estrutura de um empreendimento bem-sucedido, dois pilares são essenciais: o produto e o atendimento. Logo, organizar-se para manter a relação com os compradores nos trinques é tão fundamental quanto entregar um serviço com excelência. Ao final do dia, são dois lados da mesma moeda”, acrescenta Sanches.
Produza conteúdos: com todo o armazenamento em dia, está na hora de se apoiar no porta-voz da contemporaneidade. Queira ou não, atualmente, boa parte dos consumidores se esconde, nas redes, por entre os algoritmos. Durante a Black Friday, abre-se uma brecha capaz de encontrar um caminho até esse público. Neste ano em específico, devido a eventualidade da Copa do Mundo, a fenda foi escancarada. Logo, recomenda-se a qualquer estabelecimento lançar-se ao digital e investir na produção de conteúdo. Brinque com o lúdico. Utilize o casamento entre futebol e desconto para promover posts, gravar stories ou, até mesmo, lançar e-mails marketing. Aproveite a onda e vá atrás de engajamento.
Aposte em tecnologias: para lidar com uma somatória de eventos importantes, o lojista precisa pedir auxílio a ferramentas capazes de o auxiliarem a gerir seu exercício. Contar com a ajuda de instrumentos é fundamental para evitar a sobrecarga laboral e, dessa forma, manter a conversão de compradores. “Na Total IP, temos consciência das dores vigentes no mercado. Por isso, estruturamos nossas soluções com o intuito de sanar qualquer possível problema. Os robôs dinâmicos (URAs), por exemplo, automatizam o contato com o cliente, seja por chamada ou chat. A premissa sempre será cortar os esforços manuais, de maneira humanizada, e reverter as horas do expediente em eficiência”, finaliza o gerente comercial.
Seu estabelecimento está atento a essa preocupação? Fale com nossos especialistas e veja como você pode tirar proveito das melhores inovações de chat para se adaptar ao meio e atingir o sucesso.
Gostou das nossas indicações? Então, não perca nem mais um instante sequer e entre em contato com a gente! Se grandes eventos requerem mudanças, então, preze pelo bem-estar do cliente, programe-se e aproveite as suas vendas. Estamos ansiosos para fazer desse objetivo uma realidade. Para tanto, esteja sempre em alerta, adapte-se com rapidez e analise sua tomada de decisões. Conte com a Total IP para auxiliar no seu próximo passo.
Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.
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