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Compreenda as vantagens de investir nesse segmento na era da tecnologia
Segundo uma pesquisa realizada pela Deloitte, 51% dos entrevistados realizam suas compras via Internet justamente pela praticidade. Fica claro, portanto, a indispensabilidade de atender essa demanda mercadológica para ganhar vantagens competitivas. Isso porque a virtualização está conquistando cada vez mais espaço na vida das pessoas e a previsão é de preservar esse crescimento. Para manter-se ativo nesse meio, é essencial acompanhar as novidades e modernizar os negócios. Sendo assim, confira os benefícios de apostar no setor digital nesta matéria!
Ao longo dos séculos, a humanidade pode testemunhar os avanços causados pela tecnologia. Desde a globalização, o fluxo informacional foi intensificado e possibilitou incontáveis trocas de conhecimentos e cultura. Com isso, o cenário tech passou a abranger não apenas a esfera científica, como também o cotidiano dos indivíduos. Seja na hora de trabalhar ou de lazer, as inovações facilitam diversas atividades e otimizam o tempo de todos.
Nesse sentido, novos hábitos surgiram, principalmente, depois do distanciamento social causado pela Covid-19. A partir daí, questões como o home office e EAD (educação a distância) foram os principais responsáveis por aumentar a presença digital da população. “Nessa conjuntura, o atendimento remoto dos mais variados departamentos tornaram-se a prioridade do povo. Com a drástica diminuição das visitas às agências, os Contact Centers, por exemplo, tiveram uma demanda cada vez maior”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP+IA.
Dessa forma, disponibilizar uma infraestrutura de qualidade é essencial na hora de oferecer uma boa experiência, tanto para o público quanto para os colaboradores. Hoje em dia, existem inúmeras funcionalidades como os bots de voz ou chat, sites, aplicativos e redes sociais. “A automação de tarefas é primordial na melhora dos rendimentos dos times. Com as soluções da Total IP+IA, é possível aumentar até 45% a produtividade do staff”, reforça Sanches.
Inegavelmente, os marketplaces estão em alta e conquistam cada vez mais gente. Dentre as principais plataformas responsáveis por juntar vendedores de qualquer lugar do mundo em um único espaço, podemos citar a Amazon, Shopee, Magalu, Mercado Livre, entre outras empresas com milhões de acessos diários. O seu sucesso contínuo é consequência das várias ofertas disponibilizadas e segurança na hora de obter produtos. Nesse contexto, elencamos alguns pontos relevantes e de impacto em quem atua nessa área. Veja!
Aprimoramento da logística e tempo de entrega: a grande transformação dos últimos anos foi o aumento da confiabilidade nas compras on-line, atingindo índices nunca vistos. Esse cenário foi intensificado durante a pandemia, levando em consideração o isolamento social e impossibilidade de sair de casa, gerando a necessidade de entregas mais rápidas. Com a retomada das atividades presenciais, o atendimento a distância precisa ser cada vez mais otimizado porque o consumidor pode ir até a loja física e obter a mercadoria nas mãos.
Fica nítido, portanto, a ansiedade natural gerada no ato da compra, fato responsável por demandar ainda mais agilidade nos processos logísticos. Para manter as vendas em alta, é necessário melhorar as dinâmicas da marca, adotando medidas como o “same day” e “same hour”. Essas campanhas chamam a atenção do público pois oferecem um prazo curto e eficiente, o principal interesse do consumidor final.
A multicanalidade dentro dos negócios: a denominada omnicanalidade engloba os mais variados setores do mercado. No geral, esse tipo de estabelecimento marca presença nos aplicativos, sites, televendas, WhatsApp e com a variedade nas formas de suporte. Na hora de concluir uma venda, é preciso ter todos os meios alinhados e integrados para não haver erros de comunicação. Como bem sabemos, para continuar forte frente a concorrência é indispensável seguir o caminho da inovação.
Hoje em dia, a robotização alinhada com a humanização nos atendimentos é a peça-chave para o sucesso. “No mundo interconectado no qual estamos inseridos, não é recomendável fornecer apenas um meio comunicativo. A partir da variedade de canais, é viável alcançar nichos diferentes e melhorar a qualidade do diálogo. Um grande exemplo disso na atualidade, são os chatbots capazes de realizar trocas fluidas e sem problemas”, ressalta o gerente comercial da Total IP+IA.
Estratégias de marketing e publicidade: ultimamente, os internautas estão mais propensos a pesquisar por produtor diretamente nos mecanismos de busca do marketplace. Por essa razão, investir em anúncios tem sido algo extremamente vantajoso para as entidades, pois potencializa a visibilidade e as conversões de clientes. Atualmente, as redes sociais são grandes aliadas quando o assunto é marketing e publicidade.
Nesse sentido, fazer uma análise completa sobre o perfil empresarial e o público-alvo é essencial para atingir novas metas, tanto na conquista quanto na retenção de consumidores e parcerias. Em seguida, fazer um conteúdo direcionado para o nicho do negócio ajudará na na divulgação de seus serviços e diferenciais, seja por meio do TikTok, Instagram, Facebook, Twitter, Youtube ou LinkedIn.
A acessibilidade digital para todas as idades: inicialmente, esse tipo de aquisição era dominado pela juventude. No entanto, as gerações mais antigas sentiram-se confiantes em realizar seus pedidos via web. Logo, é preciso adaptar as comunicações para não perder esse conjunto de potenciais compradores.
Independentemente do setor de atuação, é fundamental direcionar as propagandas para quem deseja chamar atenção. Em 2023, a expectativa é de crescimento no varejo on-line. Mesmo com as incertezas do ano passado e consequentes mudanças no modo de consumo, a atenção dos empreendedores quanto às tendências faz a diferença. Isso transforma os vendedores em estrategistas em meio a concorrência e potencializa a ascensão do comércio.
No geral, a Customer Experience deve ser valorizada. A partir de devolutivas positivas, é possível superar a simples conquista e alcançar a tão sonhada retenção de clientes. Desse modo, é viável atender da melhor forma possível as necessidades de cada um e personalizar o estabelecimento. Assim, o sucesso é garantido!
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