Como atuar no setor digital?

Por Ana Clara Lima, Total IP - Publicado em 03/05/2023 08h00, última atualização em 03/05/2023 16h31
Como atuar no setor digital?

Segundo uma pesquisa realizada pela Deloitte, 51% dos entrevistados realizam suas compras via Internet justamente pela praticidade. Fica claro, portanto, a indispensabilidade de atender essa demanda mercadológica para ganhar vantagens competitivas. Isso porque a virtualização está conquistando cada vez mais espaço na vida das pessoas e a previsão é de preservar esse crescimento. Para manter-se ativo nesse meio, é essencial acompanhar as novidades e modernizar os negócios. Sendo assim, confira os benefícios de apostar no setor digital nesta matéria!

A virtualização das atividades

Ao longo dos séculos, a humanidade pode testemunhar os avanços causados pela tecnologia. Desde a globalização, o fluxo informacional foi intensificado e possibilitou incontáveis trocas de conhecimentos e cultura. Com isso, o cenário tech passou a abranger não apenas a esfera científica, como também o cotidiano dos indivíduos. Seja na hora de trabalhar ou de lazer, as inovações facilitam diversas atividades e otimizam o tempo de todos. 

Nesse sentido, novos hábitos surgiram, principalmente, depois do distanciamento social causado pela Covid-19.  A partir daí, questões como o home office e EAD (educação a distância) foram os principais responsáveis por aumentar a presença digital da população. “Nessa conjuntura, o atendimento remoto dos mais variados departamentos tornaram-se a prioridade do povo. Com a drástica diminuição das visitas às agências, os Contact Centers, por exemplo, tiveram uma demanda cada vez maior”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Dessa forma, disponibilizar uma infraestrutura de qualidade é essencial na hora de oferecer uma boa experiência, tanto para o público quanto para os colaboradores. Hoje em dia, existem inúmeras funcionalidades como os bots de voz ou chat, sites, aplicativos e redes sociais. “A automação de tarefas é primordial na melhora dos rendimentos dos times. Com as soluções da Total IP, é possível aumentar até 45% a produtividade do staff”, reforça Sanches. 

O espaço digital é gigante!

Inegavelmente, os marketplaces estão em alta e conquistam cada vez mais gente. Dentre as principais plataformas responsáveis por juntar vendedores de qualquer lugar do mundo em um único espaço, podemos citar a Amazon, Shopee, Magalu, Mercado Livre, entre outras empresas com milhões de acessos diários. O seu sucesso contínuo é consequência das várias ofertas disponibilizadas e segurança na hora de obter produtos. Nesse contexto, elencamos alguns pontos relevantes e de impacto em quem atua nessa área. Veja!

Aprimoramento da logística e tempo de entrega: a grande transformação dos últimos anos foi o aumento da confiabilidade nas compras on-line, atingindo índices nunca vistos. Esse cenário foi intensificado durante a pandemia, levando em consideração o isolamento social e impossibilidade de sair de casa, gerando a necessidade de entregas mais rápidas. Com a retomada das atividades presenciais, o atendimento a distância precisa ser cada vez mais otimizado porque o consumidor pode ir até a loja física e obter a mercadoria nas mãos.

Fica nítido, portanto, a ansiedade natural gerada no ato da compra, fato responsável por demandar ainda mais agilidade nos processos logísticos. Para manter as vendas em alta, é necessário melhorar as dinâmicas da marca, adotando medidas como o “same day” e “same hour”. Essas campanhas chamam a atenção do público pois oferecem um prazo curto e eficiente, o principal interesse do consumidor final. 

A multicanalidade dentro dos negócios: a denominada omnicanalidade engloba os mais variados setores do mercado. No geral, esse tipo de estabelecimento marca presença nos aplicativos, sites, televendas, WhatsApp e com a variedade nas formas de suporte. Na hora de concluir uma venda, é preciso ter todos os meios alinhados e integrados para não haver erros de comunicação. Como bem sabemos, para continuar forte frente a concorrência é indispensável seguir o caminho da inovação.

Hoje em dia, a robotização alinhada com a humanização nos atendimentos é a peça-chave para o sucesso. “No mundo interconectado no qual estamos inseridos, não é recomendável fornecer apenas um meio comunicativo. A partir da variedade de canais, é viável alcançar nichos diferentes e melhorar a qualidade do diálogo. Um grande exemplo disso na atualidade, são os chatbots capazes de realizar trocas fluidas e sem problemas”, ressalta o gerente comercial da Total IP. 

Estratégias de marketing e publicidade: ultimamente, os internautas estão mais propensos a pesquisar por produtor diretamente nos mecanismos de busca do marketplace. Por essa razão, investir em anúncios tem sido algo extremamente vantajoso para as entidades, pois potencializa a visibilidade e as conversões de clientes. Atualmente, as redes sociais são grandes aliadas quando o assunto é marketing e publicidade.

Nesse sentido, fazer uma análise completa sobre o perfil empresarial e o público-alvo é essencial para atingir novas metas, tanto na conquista quanto na retenção de consumidores e parcerias. Em seguida, fazer um conteúdo direcionado para o nicho do negócio ajudará na na divulgação de seus serviços e diferenciais, seja por meio do TikTok, Instagram, Facebook, Twitter, Youtube ou LinkedIn. 

A acessibilidade digital para todas as idades: inicialmente, esse tipo de aquisição era dominado pela juventude. No entanto, as gerações mais antigas sentiram-se confiantes em realizar seus pedidos via web. Logo, é preciso adaptar as comunicações para não perder esse conjunto de potenciais compradores. 

Independentemente do setor de atuação, é fundamental direcionar as propagandas para quem deseja chamar atenção. Em 2023, a expectativa é de crescimento no varejo on-line. Mesmo com as incertezas do ano passado e consequentes mudanças no modo de consumo, a atenção dos empreendedores quanto às tendências faz a diferença. Isso transforma os vendedores em estrategistas em meio a concorrência e potencializa a ascensão do comércio. 

No geral, a Customer Experience deve ser valorizada. A partir de devolutivas positivas, é possível superar a simples conquista e alcançar a tão sonhada retenção de clientes. Desse modo, é viável atender da melhor forma possível as necessidades de cada um e personalizar o estabelecimento. Assim, o sucesso é garantido!

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos Ativos, Receptivos e Pesquisa
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automático com Fatiador de Mailing e Gatilhos para integrações e redes sociais
  • Classificação de chamadas: THD – Total Human Detector
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • WebChat, Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Por fim, conte conosco para te ajudar! Seja no meio comercial ou em qualquer outro setor! Para obter mais informações, acompanhe nosso Blog e nossas redes sociais disponíveis no canto de sua tela. Estamos presentes no Linkedin, Instagram, Facebook e Twitter. Venha conferir nosso conteúdo! Não perca mais tempo!

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