Como a tecnologia pode melhorar a experiência do cliente?

Por Laura Pereira, Total IP - Publicado em 24/12/2021 11h00, última atualização em 14/09/2023 15h36
Como a tecnologia pode melhorar a  experiência do cliente?
A experiência do cliente é o fator mais decisivo para fidelizá-lo ou perdê-lo de vez. Dependendo de como foi o relacionamento com a empresa, também é possível correr o risco de não ganhar indicações de novos públicos. Dado essa importância, é necessário aprimorar todos os canais de contato e adotar estratégias inteligentes. Uma das opções com melhor retorno é investir na tecnologia. Você sabe como fazer isso? Entenda mais com a API WhatsApp Business da Total IP!

Afinal, o que é a experiência do cliente?

O diálogo estabelecido entre consumidor e corporação, bem como suas impressões, é determinante, pois qualifica sua satisfação em relação à troca estabelecida. Se é engrandecedor para ele, as chances de retenção aumentam exponencialmente. Isso também implica em suas recomendações sobre os serviços prestados, construindo uma imagem positiva da marca. 

Nesse sentido, surgiu uma nova prática, muito utilizada em startups e reconhecida por “Customer Success” (sucesso do cliente). Seu princípio básico é garantir os melhores resultados em toda a jornada de compra, desse modo, alcançando consequências proveitosas para ambos os lados. 

Segundo um levantamento da Accenture, 66% dos compradores disseram trocar de instituição por uma concorrente, caso haja uma experiência ruim. Ainda, a Microsoft trouxe: 96% dos participantes declararam essa importância como um fator decisório para a sua fidelidade. Ou seja, as métricas comprovam: é essencial prestar um auxílio de excelência. 

Conforme Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP, isso ainda vai mais além. “É fundamental identificar e antecipar os problemas do usuário antes mesmo dele falar. O foco deve ser voltado para prevenir os erros e se acontecer algum, é importante já ter todo o planejamento pronto”, afirma. 

Outra prática assertiva no gerenciamento da vivência do cliente é integrar todos os sistemas, independentemente de serem digitais. A inserção e orquestração de diversos meios para conduzir um engajamento de qualidade é reconhecida como omnichannel. Além disso, é considerado mais eficiente e agradável se comparado com manter diversas mídias isoladas.  

Como a tecnologia pode ajudar a aprimorar o relacionamento?

As inovações são uma tendência global e ajudam em todos os aspectos da dimensão corporativa. Principalmente com a chegada da pandemia, isso se tornou ainda mais latente. Pensando nisso, trouxemos alguns pontos nos quais a modernidade pode servir às necessidades da sua organização. 

– Personalização do atendimento: 

Por meio das métricas geradas pelo sistema, aliada às funcionalidades oferecidas, a personalização do suporte se torna mais simples e eficaz. Isso é possível graças à coleta e ao processamento de dados, as compras realizadas e os veículos comunicacionais usados. Assim, há a possibilidade de adotar uma linguagem mais adequada, além de encontrar maneiras de avaliar o nível de contentamento com o negócio. 

– Mais rapidez e eficiência 

Atualmente, queremos gradativamente mais agilidade nas respostas. Inclusive, o WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas, é a predileção entre os internautas. Conforme dados do Instituto Qualibest, 49% dos entrevistados optam por um retorno advindo do programa.

Nesse sentido, a solução de API WhatsApp Business da Total IP, oferece diversos mecanismos úteis. “Também é possível conferir o histórico de conversas, com dashboards intuitivos e 100% em português. Isso sem contar na possibilidade de fazer uma triagem das informações antes de passar para um atendente humano, otimizando o tempo de todo mundo”, ressalta o gerente comercial. 

Dessa forma, ao utilizar as tecnologias oferecidas pela Total IP, você consegue um ganho de desempenho e produtividade. Além de promover melhores condições para o seu cliente e colaborador. Para saber mais sobre como podemos te ajudar, fale conosco! Basta clicar no ícone do WhatsApp no canto inferior da sua tela! 

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é utilizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agende Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br

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