Aumente as vendas com chatbots nesta época de festas

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 29/12/2020 10h00, última atualização em 09/05/2022 17h10
Aumente as vendas com chatbots nesta época de festas

Estamos em um dos períodos de compras mais movimentados do ano. Para varejistas on-line e do comércio eletrônico isso geralmente resulta em um volume de suporte significativamente maior para a equipe. Portanto, é melhor estar preparado para esse frenesi de consumo e vendas. 

Foque no atendimento!

Os consumidores sempre buscaram uma experiência de compra rápida e descomplicada. “Então, diante das adversidades deste ano, eles estão prezando por algo muito seguro, com o mínimo de contato com outras pessoas, evitando shoppings lotados, por exemplo”, analisa o diretor de vendas e marketing da Inbenta Brasil, Cassiano Maschio.

Assim, os assistentes virtuais, muito acionados durante a pandemia, terão ainda mais demanda nesse tempo festivo. Por isso, uma das soluções pode ser investir na Inteligência Artificial (IA), nos chatbots, agentes virtuais, WhatsApp Business, entre outras ferramentas para gerenciar esse pico de tráfego. 

Ou seja, “para este momento de isolamento social, no qual as pessoas estão ainda mais conectadas, o omnichannel é essencial para os negócios. Além do mais, potencializa a produtividade, otimiza o tempo, bem como, gera e retém dados”, explica o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

Estabeleça um relacionamento próximo

O chatbot, por exemplo, pode apoiar seus agentes humanos e evitar uma queda nos níveis de satisfação do cliente. Bem como ajudar a aumentar as vendas e transformar compradores de final de ano em clientes fiéis. 

Nesse sentido, elencamos algumas características importantes a serem pautadas. Veja:

1. Aumente as taxas de conversão

Não deixe os compradores saírem do seu site sem gastar. Por isso, esse recurso está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana para responder perguntas e apontá-los na direção certa. Nesse caso, um retorno personalizado para datas específicas é um diferencial e garante maior fidelização do seu público, pois facilita sua navegação.

2. Fornecer recomendação de produto

Os assistentes inteligentes podem fazer algumas perguntas aos visitantes da página para entender sua busca e, com base nisso, auxiliar a restringir sua escolha fornecendo algumas opções. A agilidade é o lema. 

3. Reduza o abandono do carrinho

Oferecer suporte ou descontos com uma mensagem proativa ao usuário na página de checkout, por exemplo, pode minimizar o abandono de carrinho. “Ou ainda, ter a opção de chat ao vivo com a equipe de suporte nesta fase pode ajudar na conclusão da compra. Isso porque as dúvidas mais comuns são referentes aos prazos de entrega e política de devolução”, complementa Maschio.

Lembre-se: os indivíduos gostam de se comunicar, independentemente se humano-humano ou humano-robô. Ou seja, essa é a razão principal pela qual as organizações devem investir no atendimento humanizado e na IA. Dessa forma, “são dadas características humanas às soluções de texto, voz e assistentes virtuais para potencializar a interação com mais personalidade. Além disso, com a automação, gera-se ganhos em rendimento, redução de custos e erros”, finaliza Sanches.

Portanto, potencialize suas vendas! Entre em contato com a gente! Basta clicar nesse ícone do WhatsApp no canto inferior direito da sua tela! 

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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