Prepare o seu comércio para o dia dos namorados

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 25/05/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 12h55
Prepare o seu comércio para o dia dos namorados

O dia dos namorados é uma data comemorativa para muitas pessoas. Dentro disso, o costume da época é a troca de presentes entre os componentes da relação. Essa tradição de carinho e fortificação do relacionamento também é positiva para quem mantém um comércio, principalmente, no varejo. No entanto, o alto volume de vendas exige do estabelecimento um suporte e preparação maior no atendimento ao público. Logo, o uso de ferramentas tecnológicas se torna indispensável para deixar a experiência de compra agradável e sem complicações. Então veja, nesta matéria, como as soluções da Total IP, como os Robôs Dinâmicos, podem ajudar o seu negócio. 

Em 2022, a quantidade de vendas foi alta e favorável para os comerciantes 

Conforme aponta o relatório executado pela All In em parceria com ClearSale, Neotrust e outros, o instante trouxe ganhos significativos para os lojistas. Em 2022, o faturamento ultrapassou R$ 6,5 bilhões para o varejo. Além disso, as instituições observaram o momento como uma oportunidade de fidelizar clientes, sendo a taxa de recompra, ou seja, o retorno do consumidor no mesmo estabelecimento, de 2,4%.

Para esse parâmetro observado, Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP, deixa uma avaliação e alerta às empresas. “Nessa data, o volume na procura por presentes ou locais para os encontros costuma ser grande. Logo, o cenário aguardado é de lotação e um atendimento não tão satisfatório. Porém, quem se preocupa em promover uma experiência boa, independentemente da situação, consegue se destacar”, elucida o profissional.

O levantamento também demonstra quais foram os setores mais procurados pelos casais. Em primeiro lugar, ficou o segmento de moda e acessórios, em seguida alimentos e bebidas, para a terceira posição beleza e perfumaria, em quarto e quinto ficaram, respectivamente, saúde e utilidades domésticas. “Esses dados ajudam o empresário a preparar os seus canais de contato, estoque, assim como, personalizar o acolhimento focado nesses aspectos”, diz o gerente.

A tecnologia é essencial para tornar a experiência do público com a marca mais satisfatória 

Dentro dessa perspectiva de demanda para a data, os lojistas devem se atentar as maneiras de lidar e acolher os consumidores sem intercorrências. Nesse sentido, o gerente comercial aponta em quais segmentos e de quais formas as soluções da Total IP conseguem aprimorar o procedimento de contato. Confira: 

Lojas físicas e virtuais: independentemente do segmento, quando se trata do ato de presentear alguém, o item adquirido está sujeito à necessidade de troca e a busca por informações mais específicas sobre a peça, como medidas, entre outras. “Nesse caso, o uso dos Robôs Dinâmicos consegue personalizar a sua central de atendimento, seja em ligações ou mensagens, para criar um menu de acordo com os setores da entidade. A partir disso, a organização consegue direcionar o interessado para o colaborador com aptidão para resolver a sua dúvida, realizar a compra, pagamento, captar elogios ou problemas com o produto de maneira assertiva”, argumenta. 

Bares e restaurantes: como demonstrou a pesquisa, a alimentação está entre as principais alternativas para comemorar o dia dos namorados. Afinal, nada mais romântico e intimista quando comparado com um jantar. Porém, para evitar filas, adequar os canais de comunicação do local para a ocasião pode fazer toda a diferença na experiência dos compradores. “Os chatbots, como os Robôs Dinâmicos, conseguem ser adaptados para gerar as reservas de mesas, apresentar o cardápio, confirmar a marcação e avisar sobre o andamento da fila de disponibilidade dos locais, por exemplo. Além disso, para quem tem um comércio digital, a opção tende a ser ainda mais eficiente para não sobrecarregar o responsável pelo suporte”, compartilha Sanches. 

Agências de turismo, pousadas, hotéis, entre outros: as viagens também são uma programação cogitada nessa data. Nesse sentido, as ferramentas também podem auxiliar na dinâmica de locação de quartos, agendamentos de datas e confirmação de presença. “Acrescentar os Robôs Dinâmicos, aos principais aplicativos de mensagem, como o WhatsApp e o Telegram, conseguem deixar a comunicação com o hóspede simplificada e assertiva. Assim, o viajante tende a conferir as solicitações mais rapidamente e sem muitas etapas”, acrescenta o gerente.  

Confira os benefícios dessa integração entre os colaboradores e a tecnologia 

Mais canais de comunicação: hoje, os meios de comunicação estão cada vez mais diversos. No entanto, é possível ver um predomínio de favoritismo pela troca de mensagens, até mesmo, com os estabelecimentos. Para o dia dos namorados de 2022, na assistência, o WhatsApp reina e 83% dos usuários preferem ser auxiliados por esse app. Logo, é essencial manter essas plataformas como uma opção. 

Por se tratar de um meio informal, para as corporações, Sanches indica como deixar o local mais seguro e transpassar maior profissionalismo. “As notícias de golpes pela rede são comuns, com apenas uma foto para usar outra identidade, o internauta despreparado pode, facilmente, enviar quantias a um estranho. Caso o nome da companhia esteja envolvido nessa infração, a sua imagem pode ser penalizada. Então o Oficial API WhatsApp Business consegue evitar essas intercorrências”, propõe. 

Acesso a informações em tempo real: os softwares podem fornecer, aos agentes de apoio, elementos em tempo real sobre o interessado, como histórico de compras e interações anteriores, para ajudá-los a resolver problemas ou dar sugestões mais rapidamente. “Nessa dinâmica, a integração do sistema por voz ao CRM, faz os dados do indivíduo abrirem diretamente para o funcionário verificar suas preferências, reclamações e elogios anteriores e usar a favor da corporação para recepcioná-lo com assertividade”, aconselha o executivo.

Otimização de tempo e eficiência: a tecnologia pode ajudar a automatizar tarefas repetitivas e reduzir o tempo de espera para obter suporte. “Uma característica presente em nossa sociedade é o imediatismo. Devido a esse traço, cada segundo sem um retorno vira uma eternidade. Por isso, manter ferramentas para responder imediatamente consegue auxiliar a equipe, pois eles não precisam lidar com todos os chamados de maneira urgente”, finaliza o gerente. 

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Ficou interessado em alguma das soluções expostas na matéria? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h.

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