Atraia novos talentos na área de TI e desenvolva o seu sucesso

Por Pedro Fagundes, Total IP - Publicado em 01/11/2022 08h00, última atualização em 31/10/2022 18h09
Atraia novos talentos na área de TI e desenvolva o seu sucesso

Quanta atenção sua empresa dá a profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI)? Segundo a “Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio 2022”, realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), os estagiários de cursos superiores de tecnologia estão entre os mais bem pagos do país. Essa tendência demonstra a valorização de uma mão de obra qualificada, no entanto, rarefeita no mercado de trabalho. Conforme a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), espera-se contar com uma insuficiência de 797 mil trabalhadores até 2025. Logo, para maximizar a conversão de candidatos do ramo, traçar estratégias é fundamental. Quer descobrir como alcançar esse objetivo? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Como está o contexto da área de TI no Brasil

Em meio a um cenário dual de apreciação e carência de funcionários de TI, surgem alguns métodos com o intuito de contornar as adversidades. Dentre eles, destaca-se o chamado hunting. O termo, de origem inglesa, significa, em tradução livre, o ato de “caçar”. Ou seja, trata-se de uma busca ativa, realizada pelas equipes de seleção, atrás de candidatos da esfera procurada. Assim como um caçador identifica um leão escondido em meio à savana, o recrutador visa encontrar, dentro do ecossistema empregatício, o especialista ideal para a vaga necessitada. “Colaboradores como esses atribuem inovação e resolução de problemas ao seu negócio. Faça como na Total IP e tenha a mente fixada no futuro”, indica o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

Um modelo assim tem o objetivo de facilitar o procedimento de contratação. Muitas vezes, uma companhia sofre com a escassez de seu banco de dados. Para tanto, ao abrir uma oportunidade, deve-se direcionar as buscas, não somente pelas experiências do indivíduo, mas por meio das skills necessárias para a exercer a função. Quando trata-se de TI, a especificidade vira mantra para desempenho. O know how tecnológico se assemelha à raiz de uma árvore: enorme e capilarizada. “A função de um desenvolvedor, por exemplo, é subdividida entre back-end e front-end. São especialistas próximos e complementares, porém distintos”, explica o diretor de tecnologia da Total IP, Giovane Oliveira.

O segredo, portanto, é colocar os aspirantes em caixinhas e selecionar para análise a de sua maior preferência. O intuito é diminuir o tempo e foco desperdiçado em processos intermináveis. Basta aliar tática e transparência. Dessa forma, a pessoa ideal virá bater na sua porta em busca do cargo perfeito. Ademais, é crucial prezar pela confidencialidade das informações circuladas durante essas ações. Adeque-se às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e empregue com responsabilidade.

 

Como funciona o modelo hunting de TI

Uma instituição opta por trabalhar com planejamentos de hunting quando depara-se com cargos repletos de singularidades. A prática torna-se recorrente quando exige-se um profissional com mais de uma habilidade específica em seu leque. Isso dificulta a procura no meio laboral. Um exemplo notório são as vagas de alta gestão. Elas aliam disposição de um exímio conhecimento técnico com a aptidão para gerenciar um grupo. “Outra posição difícil de ser preenchida são os chamados full stack. Um ocupacional como esse é de extrema valia, pois exibe polivalência. Dentro de uma equipe, funciona como um coringa. Logo, o gestor não encontra problemas para atribuir quaisquer tarefas a ele”, aponta Oliveira.

Para atrair o colaborador específico à corporação, é preciso mantê-lo sob análise e incentivo constantes. A realização de um acompanhamento frequente é basilar, pois garante a evolução dos possíveis futuros empregados. Entretanto, para um funcionamento promissor, é necessário alertar-se ao fit cultural e técnico dos membros em observação. Independentemente do quão bom seja um programador, caso suas crenças e metas não correspondam às mesmas do estabelecimento, é melhor dizer adeus. A infelicidade jamais compensa uma boa remuneração. Pelo contrário, desmotiva e impacta negativamente na produtividade. “Por isso, gostamos de transmitir a essência da Total IP para todo contribuinte. Valorizamos as conquistas de cada um, pois escolhemos o melhor time possível”, exalta Sanches.

 

Dicas para captar talentos 

A pesquisa por talentos nessa esfera não é nada fácil. Como dito, ela requer critério, dedicação e muito tempo envolvido, Portanto, a fim de poupar as horas e direcionar melhor os esforços, veja abaixo algumas orientações imperdíveis:

Otimize seu tempo: em meio a um contexto dinâmico de inovações no mundo digital, cada minuto ganho é lucro. Portanto, ter como objetivo otimizar a carga horária dos selecionadores é ideal. Dessa forma, cansa-se menos com operações repetitivas e, assim, entrega-se um melhor resultado. A ideia é filtrar o processo e, logo em seguida, já entregá-lo ao cliente. Esse modelo facilita o trabalho, pois evita a acumulação de pendências;

Seja assertivo: principalmente quando se fala de tecnologia, não se pode contratar qualquer um. Aqui, o desafio de atingir o match perfeito é quase uma obrigação. Além de ir atrás de um indivíduo com as habilidades necessárias para a função, deve-se atentar a sua mentalidade. Essa operação é feita a partir da triagem dos currículos. No entanto, somente com um contato mais avançado será possível conhecer o candidato e identificar suas qualidades;

Baseie-se na “previsibilidade no funil”: com essa estratégia, há um controle maior sobre os perfis passados adiante no processo. Os mais alinhados ao desejo da contratante devem ser destacados e priorizados. Assim, o time de recrutadores saberá como desenvolver, personalizadamente, as próximas etapas da seleção. Esse cuidado confere uma maior assertividade para a colocação.

Com uma mentalidade inovadora, ficará simples manter seu estabelecimento alinhado para o futuro. O mercado de TI, apesar de necessitado, mostra-se em ascensão. Logo, fique ligado para aproveitá-lo ao máximo. “Faça como a Total IP e abrace esse ramo de atuação. Graças a seus expoentes, pudemos nos inserir no mercado com inúmeras soluções para call centers, universidades, agências de turismo e muito mais”, finaliza o gerente comercial.

Sua empresa está atenta a essa preocupação? Fale com nossos especialistas e veja como você pode tirar proveito das melhores inovações para se adaptar ao meio e atingir o sucesso.

 

Gostou das nossas indicações? Então, não perca nem mais um instante sequer e entre em contato com a gente! Se o mercado mostra-se carente, abra o olho para a questão, invista em recrutamento, se ajuste e aproveite um cotidiano tecnológico. Estamos ansiosos para fazer desse objetivo uma realidade. Para tanto, esteja sempre em alerta, adapte-se com rapidez e qualifique seu ambiente de atuação. Conte com a Total IP para auxiliar no seu próximo passo.

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (PreviewPower, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]