Aprimore o seu e-commerce com a Total IP

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 19/01/2023 08h00, última atualização em 18/01/2023 16h03
Aprimore o seu e-commerce com a Total IP

Essa denominação identifica algo presente em nossas vidas há um tempo, mas se ascendeu no cotidiano recentemente. Reconhecido como o comércio eletrônico, ele toma as telas dos smartphones e os demais dispositivos com uma conexão de rede, contemplando as lojas completamente virtuais. O cenário dessa vertente, no Brasil, tem se mostrado positivo e as expectativas seguem esse mesmo nível. Ao observá-lo como a preferência do público, tornar a experiência de compra boa nesse nicho é fundamental. Então veja, nesta matéria, quais as tendências para o mercado e como segui-las com as ferramentas da Total IP. 

Por que investir no seu comércio eletrônico? 

Mesmo com a pandemia da Covid-19 estabilizada após dois anos de crise sanitária, algumas funcionalidades desse período se mantiveram ativas, assim como foram fortemente impulsionadas a partir da necessidade de isolamento social. “O comércio digital não ficaria de fora, afinal, por causa dele algumas marcas conseguiram ficar ativas e outras encontraram um meio para o seu lançamento sem muitos custos, como um local físico. Além disso, o varejo alcançou outras vertentes, sendo as plataformas de vendas básicas,  como mercado, farmácia, cosméticos e muito mais”, observa Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Sanches também pontua a favor das facilidades apresentadas por esse meio. “Tudo pode ser acessado por cliques na palma das nossas mãos, com todas as informações e até mesmo avaliações de outros compradores. Mesmo sem ver o objeto presencialmente, a descrição completa pode gerar a confiabilidade no consumidor. Uma boa estrutura no site e nos canais de atendimento conseguem também conquistar o público até antes do encontro com o produto final”, completa. 

Para afirmar esse quesito, a pesquisa Retail X Latin American 2022, o levantamento baseado em dados do e-commerce nos países da América Latina aponta o crescimento dessa vertente no Brasil. Para a felicidade do varejo digital, o país foi analisado com o maior desenvolvimento no ano — a receita das vendas cresceu US$ 8,1 bilhões em 2022, em relação ao instante anterior, a qual foi estimada em US$ 23 bilhões. Ainda segundo essa mesma investigação, o faturamento desse modelo, de acordo com as previsões, deverá aumentar em 126% para atingir US$ 52 bilhões até 2025.

Descubra como melhorar a sua plataforma com as tendências do setor

Quando se trata desse segmento, não se tem como descartar a essencialidade da tecnologia. Sendo assim, para fazer parte dessa porcentagem positiva com ainda mais assertividade, ficar atento às ferramentas desenvolvidas para o universo digital é fundamental. Então a Eshopper, especialista em análise desse mercado, ponderou algumas tendências para integrar ao seu negócio ainda este ano: 

Omnichannel: as estratégias omnichannel são responsáveis por melhorar a experiência e relacionamento com o cliente nos diferentes pontos de contato. Segundo a pesquisa da All iN e Social Miner, em parceria com a Opinion Box, 60% dos brasileiros passaram a consumir de forma híbrida, utilizando o varejo on-line e o físico. Outro estudo divulgado pela Harvard Business Review confirma como 73% das pessoas combinam ambos ambientes no instante de comprar. 

É importante esclarecer como dentro desse planejamento não basta só oferecer múltiplos canais de compra, mas também garantir uma conversação e integração entre eles. “Para adotar essa estratégia, a Total IP possui várias soluções favoráveis, como Chat para site em função de equipar o suporte na própria interface da marca. Além disso, para ativar outros meios de comunicação, como o WhatsApp, também existe o API Oficial WhatsApp Business, o qual unifica o número da empresa e credibiliza o perfil”, diz o gerente.  

Inteligência artificial (AI): essa ferramenta aterrissou no e-commerce e veio para ficar. O seu uso está tão em alta, por isso, algumas vezes, ela passa despercebida por nós. Existem comandos para detectar spam, excluir comentários falsos e recomendar produtos ou postagens para aumentar o envolvimento do consumidor. Dentre os diversos tipos de funcionalidade, o objetivo é trazer resultados com muito mais agilidade e praticidade para o cliente e para a loja. Esses são fatores facilitadores tanto para quem vende quanto para quem compra. 

Recomendação inteligente, pop ups de retenção e experiência personalizada são exemplos funcionais da revolução digital causada pela entrada da IA. “Os Robôs Dinâmicos programados com essa inteligência podem ser aplicados tanto em chamadas como em mensagens ou na página da web. A personalização possui várias perspectivas, as quais mudam de acordo com a organização. Porém, eles são essenciais para metrificar a satisfação no final do contato com a marca”, instrui o representante da Total IP. 

Mobile commerce: a apuração da StartSe em parceria com o Instituto Pesquisa na Hora, mostra como nove em cada dez brasileiros já têm o hábito de fazer compras ou pagamentos on-line. Segundo as informações, 57% dos consumidores  têm esse costume. O número cresce para 86,3% quando se soma com quem usa meios digitais “às vezes”.

Quando se fala em mobile commerce, é preciso ter uma atenção especial sobre a performance do site. Isso porque em diversos casos, ele tende a ser menor na utilização do mobile quando comparado ao desktop. Nesse sentido é relevante olhar para os dados responsáveis pelo tempo de carregamento da página e para uma boa execução das implementações. 

Social commerce: essa vertente é uma estratégia de vendas por meio das redes sociais para se aproximar do consumidor e aumentar a receita. Ela pode ser feita com conteúdos, anúncios pagos ou ações com influenciadores. Ao final, o importante é chegar no objetivo: converter o interessado ativo nas mídias. É essencial lembrar como além de captação, a Internet é uma excelente ferramenta para fidelizar sua clientela. 

Entre elas, o Instagram é responsável por 87% das vendas, validando seu potencial para social commerce. Isso porque, grande parte do público, economicamente ativo, marca presença nessa plataforma. “Ter aparição nesses meios é fundamental para a visibilidade, porém é preciso usar da tecnologia para manter um alto padrão além das publicações, sem romper com as expectativas alcançadas”, finaliza Sanches. 

Você quer saber mais sobre os nossos serviços e as evoluções do mercado tecnológico? A fim de não deixar a sua corporação ficar em desvantagem, siga a Total IP nas redes sociais, assim é possível nos acompanhar integralmente por meio do Twitter, Instagram, página do Facebook e LinkedIn. 

Ficou interessado em alguma das soluções expostas na matéria? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h.

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (PreviewPower, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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