Concilie atendimento humano e automatizado em seu negócio
Essa prática é essencial para o sucesso
Aguarde, carregando...
Entenda mais sobre a funcionalidade dessa tecnologia e a importância de integrá-la na gestão de seu negócio
Por muito tempo somos tomados por imagens e concepções sobre o poder da tecnologia. As ficções são as principais responsáveis por instaurar uma visão do futuro repleto de robôs com forma humana, entre outras criações mirabolantes. No entanto, essa narrativa afasta as potencialidades digitais de uma realidade próxima. Em contrapartida, estamos em constante contato com desenvolvimentos pautados como futuristas e irreais. Porém, a sua normalidade e presença na rotina faz as funcionalidades passarem despercebidas. Então, veja nesta matéria, onde está incluída a capacidade de reprodução das habilidades em máquinas do nosso cotidiano e os seus benefícios para o crescimento corporativo.
Apesar de parecer algo fundado recentemente, a quarta revolução industrial começou por volta de 2010, ou seja, estamos há 12 anos nesse processo de transformação. Ela visa, principalmente, integrar diferentes tecnologias em função de promover a digitalização, melhorar os procedimentos e aumentar a produtividade. Dentre os mecanismos desenvolvidos nessa era, estão incluídos a inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem, entre outras inovações. “Muitas delas já fazem parte do nosso dia a dia, afinal, dificilmente começamos alguma atividade sem recorrer a um software ou uma conexão em rede. A partir disso, as relações e tarefas conseguem ser feitas com mais agilidade e poucos cliques em uma tela ou mouse”, explica Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.
Contudo, a IA por exemplo, é considerada um dos maiores avanços das últimas décadas. Ela participa integralmente de inúmeros serviços e setores do mercado. De acordo com a pesquisa Global AI Adoption Index 2022, 41% das empresas no Brasil já a utilizam, enquanto 34% exploram a sua funcionalidade. “Não é preciso se parecer com um ser humano para reproduzir as mesmas habilidades em algumas tarefas, esse é o poder das ferramentas programadas com o recurso. Geralmente, são integradas com canais de atendimento, assim conseguem fazer o direcionamento de milhares de ligações diariamente, identificar números improdutivos e muito mais movimentos em massa para adiantar as tarefas dos colaboradores. Nesse caso, a solução como o THD – Total IP Human Detector entrega o desempenho completo desse mecanismo”, instrui Giovane Oliveira, diretor de tecnologia da Total IP.
De modo geral, ela executa uma combinação de grandes volumes de dados digitais e algoritmos inteligentes. Assim, possibilitando ao sistema realizar uma leitura e interpretação dos padrões e informações, isso faz ele aprender esquemas constantemente. Ou seja, conforme recebe novos dados ao decorrer do tempo ele desempenha ainda mais comandos. Esse aprendizado é conhecido como machine learning e já é adotado para infinitas finalidades – desde em sistemas de recomendações personalizadas nos serviços de streaming, monitoria de atendimentos, até na tomada de decisões autônomas em procedimentos cirúrgicos da medicina.
A partir das medidas de isolamento social, a Internet e os canais de comunicação como o telefone, sites e aplicativos foram essenciais para manter a conversação ativa e se mostrou como uma saída para os negócios nos últimos dois anos. Dessa forma, mesmo após a flexibilização das restrições, muita coisa nesse meio se aprimorou e conquistou a população, a qual tomou os recursos como essenciais para viver. “Devido à conexão imediata gerada pela rede, ultimamente espera-se respostas de maneira simples e direta. Logo, a integração com a IA se destacou, pois ela consegue reduzir tarefas demoradas, repetitivas e proporciona a resolução de problemas a distância. Em suma, ela migrou o ambiente externo para o universo digital. Desse modo, não é necessário ir até um escritório trabalhar, visitar uma agência bancária ou uma loja para fazer compras”, ressalta Sanches.
Um estudo recente realizado pelo Gartner com organizações nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha revela como 80% dos executivos acreditam no potencial da Inteligência Artificial para ser aplicada a qualquer decisão referente aos comércios. “Ela tem alto nível de capacidade para evoluir a sua corporação em diversos aspectos e setores. Além disso, tem se mostrado aliada dos funcionários, proporcionando otimização de tempo, objetividade nas ações e muito mais”, alerta o gestor comercial.
Nas empresas, o aprendizado de uma máquina auxilia também na gestão de pessoas e na agilidade dos processos, independentemente do setor de atuação. “Dentro das tarefas de uma organização existem muitas etapas minuciosas ou “ladras” de tempo, por isso, quando designamos alguns afazeres para a execução automática a economia de prazos é certa e a manutenção do colaborador pode ser ainda mais assertiva. A Total IP possui aplicações voltadas para essa atividade. Sendo assim, com o formulário e gestão de monitorias é possível observar o desempenho do seu time, em chamadas de voz e chat. Essa solução tem a capacidade de identificar persuasão, vícios de linguagem, problemas com o idioma e muito mais. Logo, para grandes companhias de call center, ela é indispensável”, propõe Oliveira.
Além disso, já existem meios de programar um acolhimento completo, sem a necessidade da ação humana para completar uma solicitação. “Os chatbots estão em todos os lugares, eles conseguem se responsabilizar pelo atendimento completo ou designar para o profissional correto finalizar a sua tarefa facilmente. São essenciais para tirar dúvidas pontuais em sites de estabelecimentos. Isso evita submeter um cliente em uma fila de atendimento somente para saber mais sobre um produto. Portanto, pode entregar destaque e preferência entre os consumidores para quem vincula essa funcionalidade ao nome”, finaliza Sanches.
Você quer saber mais sobre os nossos serviços e as evoluções do mercado tecnológico? A fim de não deixar a sua organização ficar em desvantagem, siga a Total IP nas redes sociais, assim é possível nos acompanhar integralmente por meio do Twitter, Instagram, página do Facebook e LinkedIn.
Ficou interessado em alguma das soluções expostas na matéria? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h.
Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.
A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.
Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.
Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.