A velocidade é a maior aliada do bom atendimento

Por Laura Pereira, Total IP - Publicado em 17/02/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 12h19
A velocidade é a maior aliada do bom atendimento

Uma coisa é certa: ao se tratar da relação entre empresa e cliente, a rapidez no atendimento ao consumidor (SAC) é um diferencial. Segundo uma pesquisa realizada pela Hibou, divulgada pelo portal Mercado & Consumo, 91% dos entrevistados consideram um suporte satisfatório mediante sua agilidade. Isso se deve, principalmente, ao atual perfil de compradores brasileiros, os quais demandam velocidade e qualidade. Nesse sentido, a busca por melhorias se torna indispensável para quem quer impulsionar as vendas com soluções inteligentes, como o API WhatsApp Business da Total IP!

Quem é o consumidor atualmente? Conheça o conceito em destaque! 

Já ouviu falar na concepção de consumidor 4.0? Ele tem características bem específicas, marcadas pelo alto nível de exigência, pela adaptação total ao digital e pelo amplo e fácil acesso à informação. Atualmente, quem compra quer se ver como protagonista no relacionamento com a marca e estar no controle de todo o processo. 

Não basta um produto de qualidade e preços vantajosos se o usuário não se sentir especial. A era da transformação virtual trouxe mudanças significativas na sociedade e, naturalmente, impactou o consumo. Além de requisitar personalidade, alinhada ao pensamento e proximidade de valores, esse grupo demanda por uma comunicação totalmente digital. 

 Pela praticidade, os internautas reivindicam por canais de assistência atrelados à sua rotina, de modo a incluir o contato com a instituição dentro de seus hábitos diários. Por exemplo, quem usa a Internet todos os dias, vai procurar por intermédio dela um meio para interagir com a corporação. 

Diante disso, eles se tornam menos tolerantes com a demora e a ineficiência durante a aquisição de um serviço. Para Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP, “hoje, a prontidão no auxílio impacta diretamente na impressão do negócio”. Isso influencia na reputação e fidelização, portanto, investir nessa experiência se mostra benéfico para o empreendimento de modo geral. 

Como fazer um bom atendimento on-line?

Independentemente do tamanho da operação da sua companhia ou do segmento de atuação, entenda: o atendimento on-line sempre será o mais procurado, mesmo com a existência de uma loja física. Isso porque os canais digitais são os mais acessados, seja para reclamações, solução de dúvidas, sugestões ou qualquer outro tipo de manifestação. Principalmente com o impulso da pandemia, isso se tornou ainda mais óbvio para as corporações em geral.  

Logo, a atenção precisa ser redobrada para garantir desenvoltura e conquistar a preferência de quem acessa suas páginas. Por isso, Sanches separou algumas dicas para te ajudar a melhorar nesse quesito e alcançar a excelência no suporte. Confira: 

Descubra dicas para um atendimento de excelência! 

– Nunca deixe seu cliente esperando

Como evidencia Sanches, este, seguramente, é um dos erros fatais. Não importa por onde a ajuda é solicitada, jamais a deixe esperando por uma resposta. Lembre-se: checar os chats e e-mails é imprescindível. Eles precisam oferecer retorno imediato a fim de evitar frustrações, por isso, tente reduzir ao máximo essa espera. 

– Seja respeitoso e gentil

Pode até parecer uma dica desnecessária, mas vale ressaltar o conteúdo das mensagens trocadas. O atendente precisa ser respeitoso e cordial com quem o procura, tendo em vista a representatividade da organização refletida na sua imagem pessoal e na forma como ele trata o solicitante. O ideal é uma tonalidade tranquila, para passar segurança na solução das questões. 

– Responda todas as dúvidas

Para ter um diferencial, esclarecer dúvidas deve ser prioridade. Em nenhuma hipótese permita o consumidor ir embora com questionamentos ou com alguma objeção não resolvida. Durante o diálogo, tente entender todas as suas perguntas e procure responder com riqueza de detalhes.

– Seja ativo

De nada adianta manter diversas plataformas se não há retorno ágil em nenhuma delas, é necessário estar ativo. Prepare alguém para se responsabilizar por isso e se não for o suficiente, programe recados para serem disparados mediante alguma ação prévia, como o recebimento de uma mensagem. 

Acompanhe as tendências do mercado para sempre ser destaque competitivo 

Conforme o gerente comercial da Total IP, adotar estratégias para tornar a comunicação mais fluida impacta diretamente nos lucros. Um estudo da Microsoft veio para comprovar isso, entre os entrevistados 96% afirmaram a importância do suporte eficiente, influenciando diretamente na escolha de se tornar fiel a uma marca. 

Sendo assim, investir em recursos para tornar esse diálogo mais claro e assertivo é um diferencial para a prosperidade de qualquer empreendimento. Nesse cenário, Sanches trouxe um mecanismo diferencial das operações de sucesso. Veja: 

– Invista nas redes sociais e saia na frente! 

Atualmente, as redes sociais ocupam grande parte das horas dos indivíduos. Conforme dados da Hootsuite e WeAreSocial, o Brasil é o 3º país com o uso mais intenso, com uma média de 3 horas e 42 minutos por dia. Dessa forma, é gradativamente mais comum a procura pela organização por intermédio desses canais. Em primeira instância é como incluir esse suporte nas atividades corriqueiras, uma maneira facilitada de manter esse contato. Por isso, é crucial atender seu receptor pelo veículo comunicacional de sua escolha e ser ativo nessa iniciativa. 

Inclusive, o WhatsApp está entre as preferências dos compradores atualmente, conforme uma pesquisa do Instituto Qualibest, em parceria com o Sercom, com 49% de favoritismo. Nesse sentido, seu crescimento é uma propensão, logo, é indispensável estar presente nesse meio. Para isso, uma plataforma de desenvolvimento próprio, o WhatsApp Business API, vem como um artifício válido. Segundo Sanches, “a ferramenta garante velocidade e segurança em qualquer trâmite, tudo dentro da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).” 

Ainda, é possível realizar uma triagem antes mesmo de encaminhar o contato, sendo capaz de identificar nome, CPF e e-mail, por exemplo. “Isso otimiza o tempo do colaborador qualificado, pois já filtrou a necessidade do cliente e tornou o atendimento mais objetivo”, completa Sanches. Para os líderes, o software conta com relatórios de consumo e dashboards intuitivos, tudo em portugues e salvo em nuvem. 

Com a Total IP, é possível modernizar seus softwares para facilitar o SAC 24 horas e, ainda, flexibilizar o tempo do atendente. Por meio das nossas soluções, o suporte fica mais rápido, adequado à sua necessidade e personalizado de acordo com as demandas do seu negócio. Para entender melhor como a tecnologia pode ser sua aliada na satisfação e aumento de vendas, fale conosco pelo WhatsApp. Será um prazer atendê-lo! 

Sobre nós

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

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