A sua empresa está preparada para atender ao novo cliente?

Por Laura Pereira, Total IP - Publicado em 01/11/2021 09h00, última atualização em 14/09/2023 12h01
A sua empresa está preparada para atender ao novo cliente?

Quem é esse cliente?

Primeiramente, vamos entender quem são essas pessoas. A Geração Y nasceu entre 1980 e 2000. Eles cresceram no início de uma crise financeira e da aceleração tecnológica, portanto, foram os primeiros a terem contato com os dispositivos digitais e Internet. Logo, são inovadores e conectados, de modo a serem usuários ativos. 

Já a Geração Z, por sua vez, aparece a partir de 2001. Entre os valores mais prezados por esse grupo estão a comunicação instantânea e a otimização de tarefas, são reconhecidos por serem completamente virtuais. Além disso, eles são definidos pela fluidez de informações e união de diferentes culturas, desafiando os estereótipos. 

Essas classificações são utilizadas para compreender o comportamento de compradores no mercado. Dessa forma, segundo Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP, “é possível entender as preferências e preparar o produto mais assertivo, com o objetivo de angariar vendas e promover a satisfação do público”.

Levando em conta a imediaticidade dos telefonemas e sua facilidade para obter retorno, fica difícil perceber porquê essa circunstância não agrada essa parcela da população. Por isso, pesquisamos quais os principais motivos para esse índice de reprovação ser tão alto e trouxemos o alerta. Sua empresa está preparada para esses consumidores?

Comunicação do cliente via Internet

As linhas fixas se tornaram raridade, os aparelhos agora possuem bloqueadores de ligações de desconhecidos e isso se torna um grande desafio para as empresas de contact center. Além do mais, essa população usa cada vez mais mensagens de texto e redes sociais.  

Conforme estudo realizado pelo Sercom, em parceria com o instituto de pesquisas QualiBest, 51% dos entrevistados preferem os canais de chat quando precisam entrar em contato com alguma empresa, em seu serviço de atendimento ao consumidor (SAC). Logo em seguida está o WhatsApp, com 49% de aprovação, então o e-mail com 47% e por último, em 4º lugar, a ligação telefônica, com 43% de preferência. 

Ainda, com base no mesmo relatório, entre os aspectos mais intoleráveis quando se busca o SAC está a longa espera na linha, com 25% de reclamações. Quanto à satisfação, 40% ressaltaram a importância da velocidade por parte do suporte para a resolução dos seus problemas. 

Um dos principais motivos pelos quais os clientes preferem o “zap” é a possibilidade de realizar diversas atividades simultaneamente. Você pode enviar uma mensagem para a corporação onde tem uma pendência e aguardar sua resposta enquanto exerce outra função. Ademais, dessa forma, é possível encaminhar mais de um recado, para diferentes destinatários. Em contrapartida, o telefonema é apenas um por vez, deixando o processo mais demorado e por isso, menos procurado por essa juventude tão multitarefa. 

Existem soluções para a sua empresa atender bem o cliente

Por isso, para conseguir se comunicar de maneira assertiva com os novos compradores, é necessário se adaptar. Sendo assim, a Total IP promove soluções caminhando lado a lado com a evolução da sociedade e das tecnologias. Uma delas está entre as favoritas dos jovens, o chat do WhatsApp. Com ele, é possível programar respostas automáticas e realizar uma triagem da necessidade do usuário antes mesmo de passar a um atendente. Tudo isso, feito por intermédio de robôs dinâmicos, oferecendo ainda mais flexibilidade para seus colaboradores. Para quem prefere Telegram, a Total IP também oferece essa opção.

Por meio das mensagens instantâneas a comunicação é simplificada, além disso, ainda há outros proveitos. Conforme Sanches, “a ferramenta entrega ao cliente a liberdade sempre sonhada, a de responder quando puder”. Para os gestores, nossa solução conta com relatórios de consumo e dashboards intuitivos, 100% em português. Ademais, tudo está adequado à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e são dispostos em nuvem, mantendo a segurança das informações. 

Lembre-se: as inovações não param e quem não acompanha é deixado de lado! Portanto, se pretende escalar nos lucros e atender a todos os públicos, preparamos os melhores recursos para você! Para atender bem seu cliente, entre em contato conosco pelo ícone do WhatsApp no canto inferior direito da sua tela, será um prazer atendê-lo! 

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é utilizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agende Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br

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