A importância da agilidade no atendimento ao consumidor

Por Laura Pereira, Total IP - Publicado em 22/11/2021 08h00, última atualização em 06/04/2022 11h19
A importância da agilidade no atendimento ao consumidor

Ao se tratar da relação entre empresa e cliente, a rapidez no atendimento ao consumidor (SAC) é um diferencial. Segundo uma pesquisa realizada pela Hibou, divulgada pelo portal Mercado & Consumo, 91% dos entrevistados consideram o suporte satisfatório mediante sua agilidade. Isso se deve, principalmente, ao atual perfil de compradores brasileiros, os quais demandam velocidade e qualidade. Por isso, buscar por melhorias nesse momento se torna indispensável para quem quer impulsionar as vendas. 

O consumidor 4.0

Já ouviu falar no conceito de consumidor 4.0? Esse perfil tem características bem específicas, marcadas pelo alto nível de exigência, pela adaptação total ao digital e pelo amplo e fácil acesso à informação. Atualmente, quem compra quer se ver como protagonista no relacionamento com a marca e estar no controle de todo o processo. 

Não basta um produto de qualidade e preços vantajosos se o usuário não se sentir especial. A era da transformação virtual trouxe mudanças significativas na sociedade e, naturalmente, impactou o consumo. Além de requisitar personalidade, alinhada ao pensamento e proximidade de valores, esse grupo demanda por uma comunicação totalmente virtual. 

 Pela praticidade, os internautas reivindicam por canais de assistência atrelados à sua rotina, de modo a incluir o contato com a instituição dentro de seus hábitos diários. Por exemplo, quem usa a Internet todos os dias, vai procurar por intermédio dela um meio para interagir com a corporação. 

Diante disso, eles se tornam menos tolerantes com a demora e a ineficiência durante a aquisição de um serviço. Segundo Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP, “hoje, a prontidão no auxílio impacta diretamente na impressão do negócio”. Isso influencia na reputação e na fidelização, portanto, investir nessa experiência se mostra benéfico para o empreendimento de modo geral. 

O bom atendimento on-line

Independentemente do tamanho da operação da sua companhia, entenda: o atendimento on-line sempre será o mais procurado, mesmo com a existência de uma loja física. Isso porque os canais digitais são os mais acessados, seja para reclamações, solução de dúvidas, sugestões ou qualquer outro tipo de manifestação. 

Logo, a atenção precisa ser redobrada para garantir desenvoltura e conquistar a preferência de quem acessa suas páginas. Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a melhorar nesse quesito e alcançar a excelência. 

– Nunca deixe seu cliente esperando

Este, seguramente, é um dos erros fatais. Não importa por onde a ajuda é solicitada, jamais a deixe esperando por uma resposta. Lembre-se: checar os chats e e-mails é imprescindível. Eles precisam oferecer retorno imediato a fim de evitar frustrações, por isso, tente reduzir ao máximo essa espera. 

– Seja respeitoso e gentil

Pode até parecer uma dica desnecessária, mas vale ressaltar o conteúdo das mensagens trocadas. O atendente precisa ser respeitoso e cordial com quem o procura, tendo em vista a representatividade da organização refletida na sua imagem pessoal e na forma como ele trata o solicitante. O ideal é uma tonalidade tranquila, para passar segurança na solução das questões. 

– Responda todas as dúvidas

Para ter um diferencial, esclarecer dúvidas deve ser prioridade. Em nenhuma hipótese permita o consumidor ir embora com questionamentos ou com alguma objeção não resolvida. Durante o diálogo, tente entender todas as suas perguntas e procure responder com riqueza de detalhes.

– Seja ativo no atendimento

De nada adianta manter diversas plataformas se não há retorno ágil em nenhuma delas, é necessário estar ativo. Prepare alguém para se responsabilizar por isso e se não for o suficiente, programe recados para serem disparados mediante alguma ação prévia, como o recebimento de uma mensagem. 

Com a Total IP, é possível modernizar seus softwares para facilitar o SAC 24 horas e, ainda, flexibilizar o tempo do colaborador. Por meio das nossas soluções, o suporte fica mais rápido, adequado à sua necessidade e personalizado de acordo com as demandas do seu negócio. Para entender melhor como a tecnologia pode ser sua aliada na satisfação do cliente e aumento de vendas, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo! 

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é utilizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agende Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br

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