Uma liderança humanizada é essencial no setor de tecnologia

Por Carolina Amaral, Total IP - Publicado em 12/12/2022 08h00, última atualização em 15/09/2023 16h26
Uma liderança humanizada é essencial no setor de tecnologia

Um ambiente de trabalho saudável, humano e descontraído é o desejo de muita gente. Com isso, no mundo corporativo, um dos temas mais comentados e urgentes hoje é o bem-estar profissional, trazendo também discussões acerca do preparo das lideranças. Um recente estudo da empresa Gartner, especializada em pesquisa e consultoria em tecnologia da informação, aponta como, para ter sucesso no universo empresarial, os líderes devem se concentrar nos aspectos humanos de gestão. A mesma análise mostra apenas 29% dos profissionais relatando terem um superior com essa característica. Entenda sobre essa importância e seu diferencial dentro de uma entidade, com o auxílio do PABX Chat com DAP da Total IP.

 

O novo tipo de líder ideal para o mercado 

No geral, quando se entende as dores do outro, as ouve e o trata como um sujeito de carne e osso há uma potencialização de seus talentos. Sem isso, o apresentado pode ser um time desmotivado, sem rendimento, engajamento e com alta rotatividade na empresa. Contudo, quais os componentes moldam esse tipo de atitude? Segundo a pesquisa do Gartner, a resposta se resume em: autenticidade, empatia e adaptabilidade. Essa tríade de sucesso é a peça-chave para o desenvolvimento de equipes mais coesas, felizes e motivadas. É relevante lembrar como, no cenário de TI, o desafio tende a ser ainda maior, em razão da alta demanda por indivíduos especializados e mudanças sem precedentes nos modelos de ofício. Por essa razão, é necessário olhar para os grupos de maneira empática para entender necessidades específicas, algo o qual pode variar, inclusive, conforme o gênero, a idade, a raça e outras condições sociais e econômicas.

 

Um relação mais humana

Todavia, criar essa relação com os contratados tende a ser difícil sem um contato direto com eles e suas atividades. Nesse sentido, deter formulários para monitorar esse serviço entrega um forte auxílio. Essa é uma alternativa entregue pela Total IP aos seus usuários. O funcionamento é simples: o gestor ouve ou faz a leitura das ligações dos agentes e tabula as notas diretamente na solução, de acordo com templates pré-estabelecidos, como tom de voz, capacidade de persuasão, português, vícios de linguagem, scripts de negociação ou de retenção, entre outros. As categorias são personalizáveis de acordo com as demandas de cada local ou carteira de produtos e clientes. Dessa maneira, tem-se em mãos o histórico, observações e comparações com os diversos grupos de atendimento de seus pares. Para facilitar as burocracias documentais, também é indicado adotar uma parceria com um firma de confiança, a indicação mais adequada é a Assine Bem, responsável pela logística de assinaturas digitais.

Uma ótima opção é intensificar as ações de desenvolvimento a fim de valorizar e reter talentos com uma escuta ativa, ou seja, preocupada em ouvir o indivíduo para ele continuar sua jornada de forma engajada e satisfatória. Atrelado a isso, deve haver também uma preocupação em conhecer as melhores práticas do mercado, para aplicá-las à realidade. “Os profissionais hoje priorizam sua qualidade de vida e querem aliar essa possibilidade ao ofício. A liderança, bem preparada, deve entender a necessidade de se adequar a esse novo cenário para lapidar seus prodígios. Com esse exercício, a felicidade será o impulso para um engajamento ainda maior, garantindo melhores entregas e resultados”, explica Carlos Henrique Mencaci, CEO da Total IP.

Essa é também uma forma de reduzir o turnover, ação hoje em dia, atrelada não somente ao salário, de acordo com estudo conduzido pela consultoria Produtive. Agora, o desejo é de unir a remuneração com a qualidade de vida, a princípios e valores fundamentais, além de exigir cultura organizacional atenta às novas demandas da força de ocupação, em vez de apenas reivindicar disponibilidade. Ao entender isso, a liderança está um passo à frente de um futuro já presente.

Diante disso, a humanização das lideranças vem com um novo olhar, mais exigente. “Aderir para se sentirem parte da comunidade da empresa é a chave para a vontade de crescer, melhorar e desenvolver. Seja para entendidos de TI ou qualquer área profissional”, comenta Mencaci. 

 

Conte com a tecnologia para auxiliar esses processos!

Contudo, uma única operação dentro de uma firma pode ter inúmeros agentes. Como monitorar todos os grupos, entregando qualidade na assistência e bons resultados? Os diversos relatórios de contact center da Total IP dão a resposta. Por meio deles, se tem acesso aos intervalos produtivos, almoço e descanso; números entrantes e saintes com maior frequência; quantidade de ligações ativas e receptivas, por grupo ou por usuário; real time da fila, viabilizando a administração da espera; alerta para as ligações quando excederem o tempo autorizado; números das chamadas receptivas abandonadas; tempo médio de suporte e conectado em status de produção; diagnóstico de nível de serviço e tabulação; cockpit para acompanhar em tempo real os telefonemas realizadas pelo discador com gráficos de efetividade; e daily para tomar decisões estratégias com uso do discador automático. Ademais, há uma inserção ou exclusão on-line dos usuários em multiskill; priorização do contato na ordem da ligação entrante; utilização dos canais de voz; e integração via API para abertura de tela nas chamadas receptivas.

No geral, são diversas possibilidades. Em meio ao PABX Chat com DAP, existem ordens em tempo real apresentadas de forma consolidada, mostrando todas as reuniões, status de ramais e informações gerais dos telefonemas. Para grupos de usuários é exibida a conjuntura de cada operador e também permite ouvir suas gravações. Se o assunto for qualidade de atendimento, os tempos médios de espera e quantidade de ligações abandonadas na fila, são dispostos por hora. Assim como o login, logout e produtividade, mostrando a primeira entrada e a última saída do dia, a quantidade de contatos ativos, receptivos e discador, além do período total das pausas feitas. Também é viável criar materiais específicos para cada tipo de negócio, pois é oferecido acesso ao banco de dados. Dessa maneira, há uma oferta em formato de gráficos, facilitando a visualização e entendimento por parte do consumidor.

 

Tenha a Total IP ao seu lado

Com isso, é tranquilo acompanhar os feitos dos empregados para ajudá-los e dar feedbacks constantes, criando um relacionamento transparente e próximo com os subordinados. “O primeiro passo para uma relação clara, sincera e de confiança, é conhecer bem o outro, ouvi-lo, respeitá-lo e entender suas dificuldades e fraquezas, assim como seus pontos fortes. Ter acesso a cada vez mais informações sobre as tarefas dos subalternos é uma ótima maneira de começar”, finaliza Mencaci.

Desse jeito fica fácil se aproximar do grupo alvo sem gerar complicações, dificuldades ou sobrecarga dos envolvidos. Logo, a companhia apresenta tudo o preciso para unificar fatores contribuintes e aumentar a humanização dentro da corporação. Ficou interessado pelas oportunidades expostas? Não perca mais tempo! Entre em contato com a equipe pela página, WhatsApp ou telefone, o time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. 

 

Sobre nós

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos Ativos, Receptivos e Pesquisa
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automático com Fatiador de Mailing e Gatilhos para integrações e redes sociais
  • Classificação de chamadas: THD – Total Human Detector
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • WebChat, Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

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