Conexão Total: você sabe o que é um Product Owner?

Por Mauro De Oliveira, Total IP - Publicado em 12/12/2022 07h00, última atualização em 07/12/2022 16h20

Se você precisa executar uma demanda de forma flexível e rápida, a solução pode estar em um profissional: o Product Owner (P.O)! Por meio de uma lista de tarefas, ele entende as demandas do seu negócio e obtém o valor máximo possível ao custo mínimo. Contudo, quais são as suas incumbências? Como eles atuam? Confira a resposta para essas e demais dúvidas ao longo desta matéria.

Apesar de soar como uma novidade, a função já é há tempos reconhecida pelos Tribunais Regionais do Trabalho. Introduzida, a princípio, pelo framework Scrum (ou metodologia ágil), agrega em praticidade na gestão de desenvolvimento de projetos, aumentando a eficiência dos segmentos e dos seus resultados.

Desenvolvida por Jeff Sutherland, experiente piloto da aeronáutica, ciente de, apesar de dominar todos os comandos de uma aeronave, uma decolagem e um pouso nunca são iguais, não havendo uma fórmula exata para sua concretização. Dessa forma, em cada operação, os pilotos devem manter contato com o controle de tráfego aéreo, fazer os ajustes de acordo com as necessidades, coordenados com as regras de voo e regulamentações de cada lugar.

Esse conceito é o mesmo aplicado em elaborações dentro de um negócio, quando o nível de complexidade e o número de pessoas envolvidas para atuar em conjunto podem alterar positivamente o resultado. Nesse cenário, o P.O é parte fundamental para endossar a excelência na execução.

Afinal, o que é um Product Owner?

Também conhecido como Dono do Produto, é o maior interessado na concepção do mesmo, de acordo com suas primordialidades, e, por isso, coleciona algumas responsabilidades dentro das organizações. A principal delas é agir como  a voz do cliente dentro do encadeamento, pois não apenas compreende os requisitos da corporação, mas também dos usuários.

Ele é quem define quais são as funcionalidades esperadas pela mercadoria, qual é a ordem de prioridade de exercício e quais são as expectativas pelo Backlog. Esse, pode ser definido como uma “lista” com todas as aplicabilidades e características desejadas da solução.

Para elucidar ainda mais o assunto, Ana Carolina Cabral, Product Owner da Gaudium, concedeu uma entrevista exclusiva para a TV Total IP. Segundo ela, o trabalho engloba estar constantemente em interação com essa pauta, ponderando as prioridades juntamente com os fatores agregadores de valor ao item.

Em suas palavras, “é solene estar sempre conversando com os clientes, para ter conhecimento dos deveres e com os stakeholders, para entender o mercado e o timing ideal de lançamento”. Assim, juntam-se todas essas informações e antepondo quais atividades serão feitas primeiro e postergando as demais.

Dito isso, é seu encargo assegurar a ciência de toda a equipe diante daquilo a ser feito. Além disso, deve tirar dúvidas e dar explicações o quanto for necessário para a construção planejada.

Priorizar certas obrigações em detrimento de outras não é uma tarefa fácil, é preciso tomar decisões valorosas e convencer todas as partes envolvidas. Portanto, essa pessoa deve ter confiança e total liberdade. Somente dessa maneira, ela será capaz de desempenhar corretamente seus papéis. Esses, incluem:

  • Determinar as condições gerais e afazeres iniciais;
  • Representar os utilizadores;
  • Buscar e certificar os recursos financeiros exigidos pelo planejamento para iniciar e se fortalecer;
  • Analisar a viabilidade do empreendimento;
  • Garantir as entregas nos prazos acordados ;
  • Desenvolver e estabelecer critérios para aceitar user experience (U.X);
  • Aprovar ou negar remessas.

Dessa forma, esse perito atua em conjunto com fornecedores, funcionários, investidores e o time desenvolvedor de sistemas. Logo, ele é primordial para o e-commerce. Segundo projeções da ABComm, o comércio eletrônico no Brasil atingirá mais de 169 bilhões de reais (169,5 bilhões), no acumulado dos 12 meses de 2022. Ter um especialista na staff pode alavancar muito mais esses números. 

Por que ter um P.O dentro do quadro de colaboradores é tão importante?

Para Joel Backschat, CIO do Grupo FCamara, sua influência se deve ao fato de “ser como o cerne do projeto, ajudando a eleger os itens do backlog e traduzir de maneira eficiente tudo aquilo à ser desenvolvido para a criação ‘deslanchar’”. Assim, auxilia a definir as predileções e assimilar nos mínimos detalhes a efetuação, como um elo entre a empresa e o quadro de developers.

Hoje em dia, as exigências das pessoas mudam a uma velocidade vertiginosa e as companhias devem saber responder a essas demandas no menor tempo possível. Se o Product Owner não efetivar adequadamente suas atribuições, toda a proposta poderá ser comprometida.

Para isso, quais habilidades um P.O deve ter?

Dentre as principais habilidades requeridas, a comunicação certamente pontua como uma das mais relevantes. Porque, a transmissão de dados entre toda a equipe deve ser transparente para todos os integrantes estarem abertos a participarem efetivamente.

Em seu labor, ele terá, por vezes, de dizer “não” aos membros da organização e suas sugestões. Caso contrário, todo o processo levará muito tempo, perderá o foco e a solução proposta poderá não resolver o problema comercial identificado. Logo, saber devolver negativas sem desencorajar nem interromper os negócios é essencial.

Por fim, Ana Carolina Cabral complementa com uma última dica para quem se interessou pela função: “busque sempre conhecer e saber sobre as metodologias ágeis utilizadas, e principalmente sobre o Scrum”. Logo, sabendo mais sobre o assunto, você ficará a par de todos os aspectos e do dia a dia desse trabalhador do futuro.

Sobre a Total IP

Atuantes desde 2005, a Total IP desenvolve softwares para o atendimento de qualidade, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com Whatsapp, sites ou redes sociais, para corporações modernas. Presente em todo o Brasil, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, as ferramentas são atualizadas regularmente com o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos. Algumas de nossas soluções são:

Veja também mais matérias da TV Total IP e nos acompanhe nas redes sociais. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube.

Compartilhe

TV Total IP

Veja também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]