Conexão Total: quais as principais tendências tecnológicas?

Por Ana Isa Moura, Total IP - Publicado em 02/10/2023 12h52, última atualização em 31/10/2023 11h29

A transformação digital tem se mostrado fundamental na sociedade. Dessa forma, desdobrou-se em várias tendências tecnológicas, como agentes virtuais, robôs dinâmicos e omni center. Porém, quais são as principais da atualidade? Como tirar proveito delas? Entenda mais sobre o assunto agora, neste Conexão Total! 

A automação de determinadas tarefas evita a necessidade de aumentar o número de pessoas nas funções e gera um tempo de resposta mais curto, possibilitando a resolução de mais problemas em menos tempo. Essas inovações podem ser relacionadas a todos os facilitadores de crescimento e alcance, como confirma Bruno Souza, evangelista de Java e mentor do The Developer’s Conference (TDC)

“Nesse momento, elas nos ajudam a atingir cada vez mais pessoas. As construtoras de softwares precisam tirar proveito da grande vantagem de poder escalar. Esse formato ajuda a reduzir custos e a ter resultados maiores”, afirma Souza. Medidas como a observabilidade, microsserviços e computação em nuvem são capazes de expandir o atendimento, trazendo agilidade. Além dos recursos práticos, há também reformulações nas formas de contrato. Hoje, profissionais podem estar vinculados a mais de um empregador, trabalhando com mais autonomia e ainda assim contribuindo dentro das organizações.

“O Brasil vem acompanhando todas essas mudanças. A pandemia foi uma grande divisora de águas nesse sentido, da noite para o dia muitos de nós estávamos no home office e as corporações precisaram se adaptar a tudo isso. Então, elas vêm enxergando cada vez mais as oportunidades do open talent”, comenta Karina Rehavia, CEO da Ollo, especializada em recrutamento e seleção.

Essa alternativa permite aos gestores o acesso a uma rede ainda maior de talentos especializados, além da possibilidade de concluir atividades pendentes de forma mais rápida e eficiente. Custos fixos são reduzidos a partir da renovação da equipe; sendo temporária, pode ter os membros remanejados de acordo com as demandas em questão.

As tendências tecnológicas para o próximo ano

Segundo previsão da Conexis Brasil Digital, os aportes de telecomunicações devem ficar acima de R$ 35 bilhões neste ano. Desse valor, grande parte é investida nas redes de 5G, 6G e 7G. Existem várias áreas em evolução e inúmeras formas de impulsionar o mercado. Os líderes desse setor devem se manter atualizados, se preparando para receber e aplicar as novidades. Em 2024, algumas ferramentas devem evoluir ainda mais.

A “Internet das Coisas” ou IoT, é uma crescente e representa a integração da tecnologia aos aparelhos e utensílios domésticos como fechaduras, lâmpadas, eletrodomésticos e muito mais, dinamizando sua utilização. Pode trazer mais segurança, como no reconhecimento facial instalado em carros. Caso o rosto do motorista não seja reconhecido, o celular do proprietário é acionado. Também permite a personalização automática de rotas de GPS e até playlists para dirigir. A inteligência artificial (IA) e realidade aumentada permanecem em ascensão, tanto para uso comercial quanto para cotidiano.

Os princípios da sustentabilidade e responsabilidade social continuam em alta, articulados em programas de economia compartilhada, no uso de transportes coletivos como o Uber, reaproveitamento de bens como o Quintal de Trocas e o Enjoei e outras prestações de serviços. As esferas do empreendedorismo, saúde e bem estar, educação e negócios digitais serão beneficiadas e transformadas em vários níveis por essa lógica.

Em voga para 2024, está a maior adoção de mecanismos como a própria IA e blockchain, maior preocupação com questões ambientais, sociais;  acessos personalizados e sob demanda, entre outras. O destaque da sua firma pode se relacionar à soluções personalizadas. Setores como TI, saúde e energia renovável estarão em destaque.

A adesão a sistemas como automação e big data também se faz eficiente. É imprescindível investir em treinamentos e capacitações para as equipes, além de buscar parcerias com outras companhias especializadas.

“Se hoje o seu processo de elaboração de software é muito longo, demorado, cheio de etapas, você fazer pequenos passos para resolver isso, como adotar projetos piloto ou pegar uma aplicação sua e diminuir o tempo de entrega, prepara a sua empresa para de fato tirar proveito de tudo”, orienta Souza.

Como aplicamos essas tendências tecnológicas

Seja para chat, WhatsApp, redes sociais e até SMS, por meio de um Omni Center, unificamos todos os seus canais de comunicação em uma única tela, automatizando seu suporte com artifícios avançados. As funcionalidades para organização de chats otimizam a distribuição dos grupos de clientes e incluem suas Interfaces de Programação de Aplicativo (API). Além disso, maximizam a geração de dados por meio do armazenamento de todas as conversas em um único local.

Com o Web Fone – Totalphone WebRTC, você realiza ligações de forma dinâmica e prática. Transfira, coloque na fila de espera, grave e até acompanhe o status de cada membro da sua equipe. Os bots reconhecem expressões, nomes, números e textos; conferem CPFs dentro da Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), e possibilitam o uso dinâmico dos dados variáveis. A lei prevê os tipos de informações, como podem ser compartilhadas e usadas pelos contratantes.

Todos são totalmente personalizáveis para uma utilização autônoma. Alguns comandos já vêm programados, para te nortear e facilitar. No entanto, você pode moldá-los à sua linguagem e perfil da entidade, considerando a fácil execução. São dezenas de tendências tecnológicas para otimizar suas plataformas. Tudo isso acompanhado por um dashboard – sistema de informação com visualização rápida dos principais indicadores de desenvolvimento – em tempo real, permitindo o acompanhamento de várias equipes simultaneamente. Exibe o status de cada colaborador a quantidade de ligações ativas, receptivas e discador, além do tempo total das pausas feitas pelos operadores, e também permite ouvir suas gravações.

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP trabalha com soluções para o atendimento de qualidade de diversas maneiras, seja ela humana ou artificial, com utilidades como o PABX, robôs dinâmicos ativos, receptivos, de pesquisa e de chat. Realizamos gestão de SMS, otimizamos armazenamento na nuvem e muito mais!

Quer saber mais sobre isso e garantir um melhor desempenho? Entre em contato com a equipe comercial e faça parte do futuro! Assista esta reportagem e não deixe de acompanhar mais matérias da TV Total IP para se inteirar sobre essas e outras tendências tecnológicas.

Compartilhe

TV Total IP

Veja também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Pesquisa Total IP

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?

    Limpar seleção