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A digitalização deixou o mercado cada vez mais competitivo. Nesse contexto, ser um destaque entre a concorrência depende de combinar a tecnologia com estratégia. Dessa forma, os dados tornaram-se elementos valiosos. Você sabe a importância de gerí-los? Como essa ação impacta em seu negócio? Veja mais sobre o assunto nesta matéria!
Os dados, de maneira geral, são informações coletadas sobre determinado tema ou pessoa. Eles podem ser qualitativos ou quantitativos. Devido a ascensão tecnológica, captar esses aspectos dos indivíduos tornou-se mais fácil. Para as organizações, retê-los passou a ser uma estratégia valiosa.
Conforme o especialista em direito digital, Alexandre Coelho, essa ação é fundamental no âmbito empresarial. “O armazenamento de dados é crucial para o sucesso de uma empresa. Primeiro, porque eles fornecem insights valiosos sobre as tendências de mercado e o comportamento de clientes. Isso facilita para a entidade a organização de objetivos, sendo possível planejar o lançamento de produtos, serviços e até mesmo experiências personalizadas”, diz.
Segundo uma pesquisa da Vanson Bourne, cerca de 70% das companhias investem na gestão de dados e conseguem reduzir seus custos. Já 72% das empresas usam a tecnologia para impulsionar novas oportunidades. “Por meio dela, conseguimos informações para tomarmos melhores decisões. Então, ao geri-los de forma eficaz, é possível atingir maior rendimento nas operações, entregar mais segurança e garantir conformidade regulatória”, explica Alessa Ramos, gerente de negócios da SPS Group.
Por serem de alta relevância, esses elementos precisam de cuidados. “A administração inadequada pode levar a companhia a uma série de riscos significativos. Eles vão desde o vazamento ou um incidente de segurança, capazes de gerar um abalo reputacional e multa ou sanções devido ao descumprimento da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Outra conduta de atenção às instituições é em relação aos treinamento aplicados a equipe, a conscientização dos funcionários deve estar sempre no radar”, reforça Coelho.
Por fim, Alessa, lista maneiras de gerenciar esses componentes.“Tenha um objetivo: primeiro é preciso entender a utilidade dos dados captados. Se ampare em técnicas para manipulá-los corretamente e saiba como comunicá-los aos demais”, finaliza a especialista.
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