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Conexão Total: por que fazer uma gestão de dados?

Por Ana Isa Moura, Total IP - Publicado em 26/08/2024 07h00, última atualização em 21/08/2024 11h37

A digitalização deixou o mercado cada vez mais competitivo. Nesse contexto, ser um destaque entre a concorrência depende de combinar a tecnologia com estratégia. Dessa forma, os dados tornaram-se elementos valiosos. Você sabe a importância de gerí-los? Como essa ação impacta em seu negócio? Veja mais sobre o assunto nesta matéria!  

O que são os dados e qual o seu valor para o mercado? 

Os dados, de maneira geral, são informações coletadas sobre determinado tema ou pessoa. Eles podem ser qualitativos ou quantitativos. Devido a ascensão tecnológica, captar esses aspectos dos indivíduos tornou-se mais fácil. Para as organizações, retê-los passou a ser uma estratégia valiosa. 

Conforme o especialista em direito digital, Alexandre Coelho, essa ação é fundamental no âmbito empresarial. “O armazenamento de dados é crucial para o sucesso de uma empresa. Primeiro, porque eles fornecem insights valiosos sobre as tendências de mercado e o comportamento de clientes. Isso facilita para a entidade a organização de objetivos, sendo possível planejar o lançamento de produtos, serviços e até mesmo experiências personalizadas”, diz. 

Segundo uma pesquisa da Vanson Bourne, cerca de 70% das companhias investem na gestão de dados e conseguem reduzir seus custos. Já 72% das empresas usam a tecnologia para impulsionar novas oportunidades. “Por meio dela, conseguimos informações para tomarmos melhores decisões. Então, ao geri-los de forma eficaz, é possível atingir maior rendimento nas operações, entregar mais segurança e garantir conformidade regulatória”, explica Alessa Ramos, gerente de negócios da SPS Group. 

Não basta armazená-los, é preciso ter segurança com as informações! 

Por serem de alta relevância, esses elementos precisam de cuidados. “A administração inadequada pode levar a companhia a uma série de riscos significativos. Eles vão desde o vazamento ou um incidente de segurança, capazes de gerar um abalo reputacional e multa ou sanções devido ao descumprimento da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Outra conduta de atenção às instituições é em relação aos treinamento aplicados a equipe, a conscientização dos funcionários deve estar sempre no radar”, reforça Coelho. 

Veja 3 passos para gerir os dados com eficiência

Por fim, Alessa, lista maneiras de gerenciar esses componentes.“Tenha um objetivo: primeiro é preciso entender a utilidade dos dados captados. Se ampare em técnicas para manipulá-los corretamente e saiba como comunicá-los aos demais”, finaliza a especialista. 

Gostou e quer saber mais sobre quais ferramentas são necessárias nessa dinâmica? Então, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou ligue para nós. Esperamos por você!

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