Conexão Total: por que fazer uma gestão de dados?

Por Ana Isa Moura, Total IP - Publicado em 26/08/2024 07h00, última atualização em 21/08/2024 11h37

A digitalização deixou o mercado cada vez mais competitivo. Nesse contexto, ser um destaque entre a concorrência depende de combinar a tecnologia com estratégia. Dessa forma, os dados tornaram-se elementos valiosos. Você sabe a importância de gerí-los? Como essa ação impacta em seu negócio? Veja mais sobre o assunto nesta matéria!  

O que são os dados e qual o seu valor para o mercado? 

Os dados, de maneira geral, são informações coletadas sobre determinado tema ou pessoa. Eles podem ser qualitativos ou quantitativos. Devido a ascensão tecnológica, captar esses aspectos dos indivíduos tornou-se mais fácil. Para as organizações, retê-los passou a ser uma estratégia valiosa. 

Conforme o especialista em direito digital, Alexandre Coelho, essa ação é fundamental no âmbito empresarial. “O armazenamento de dados é crucial para o sucesso de uma empresa. Primeiro, porque eles fornecem insights valiosos sobre as tendências de mercado e o comportamento de clientes. Isso facilita para a entidade a organização de objetivos, sendo possível planejar o lançamento de produtos, serviços e até mesmo experiências personalizadas”, diz. 

Segundo uma pesquisa da Vanson Bourne, cerca de 70% das companhias investem na gestão de dados e conseguem reduzir seus custos. Já 72% das empresas usam a tecnologia para impulsionar novas oportunidades. “Por meio dela, conseguimos informações para tomarmos melhores decisões. Então, ao geri-los de forma eficaz, é possível atingir maior rendimento nas operações, entregar mais segurança e garantir conformidade regulatória”, explica Alessa Ramos, gerente de negócios da SPS Group. 

Não basta armazená-los, é preciso ter segurança com as informações! 

Por serem de alta relevância, esses elementos precisam de cuidados. “A administração inadequada pode levar a companhia a uma série de riscos significativos. Eles vão desde o vazamento ou um incidente de segurança, capazes de gerar um abalo reputacional e multa ou sanções devido ao descumprimento da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Outra conduta de atenção às instituições é em relação aos treinamento aplicados a equipe, a conscientização dos funcionários deve estar sempre no radar”, reforça Coelho. 

Veja 3 passos para gerir os dados com eficiência

Por fim, Alessa, lista maneiras de gerenciar esses componentes.“Tenha um objetivo: primeiro é preciso entender a utilidade dos dados captados. Se ampare em técnicas para manipulá-los corretamente e saiba como comunicá-los aos demais”, finaliza a especialista. 

Gostou e quer saber mais sobre quais ferramentas são necessárias nessa dinâmica? Então, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou ligue para nós. Esperamos por você!

Compartilhe

TV Total IP

Veja também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?

    Limpar Seleção