Conexão Total: a automação contribui para a sustentabilidade
Veja como essa prática ajuda o meio ambiente
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Com a pandemia, o teletrabalho se tornou a única opção para muitos segmentos. Contudo, diversos obstáculos foram enfrentados nessa adaptação, desde tecnológicos até mesmo as pessoas. Mesmo com os desafios, o home office é vantajoso? Entenda mais sobre o assunto agora, ao longo desta matéria.
A dinâmica dos ofícios em todo o mundo passou recentemente por uma mudança dramática de comportamento devido à pandemia da Covid-19. Enquanto o home office costumava ser adotado apenas por algumas companhias e empreendedores autônomos, agora se tornou uma realidade para a maioria das organizações.
De fato, o modelo pode ser muito benéfico tanto para as instituições quanto para seus funcionários. No entanto, deve ser muito bem planejado para não haver problemas no desempenho da equipe, pois a distância pode criar obstáculos para a comunicação e resolução rápida de problemas.
A Microsoft divulgou um estudo realizado em 2022, com 31 mil pessoas em 31 países diferentes e apontou: 58% dos brasileiros preferem mudar para os moldes híbridos ou totalmente remotos. A pesquisa revelou a visão dos profissionais sobre os moldes tradicionais e como isso mudou nos últimos anos.
Neste cenário, explicaremos como funciona o home office, suas vantagens e como sua empresa pode proporcionar bem-estar aos seus funcionários utilizando este modelo. Para tal, reunimos os melhores especialistas para abordar o assunto.
Em tradução literal quer dizer escritório em casa, mas seu conceito não se limita ao ofício realizado em um espaço geográfico específico. Significa, na verdade, a possibilidade de um funcionário empenhar suas tarefas de qualquer lugar com as ferramentas necessárias para tal, como: conexão com a Internet, notebook, smartphone ou qualquer outro dispositivo exigido.
Assim, caso necessário, permite ao empregado usufruir de um local diferente do escritório. Portanto, eles podem ocupar-se em casa, em um coworking, ou até mesmo em um hotel, aeroporto ou café.
De acordo com Jorge Penillo, coach e mentor de liderança, “a modalidade começou a sua implementação desde 2010 nas grandes corporações”. Nessa época, grande parte dos dias as pessoas trabalhavam presencialmente e a outra parte em casa. Entretanto, devido a crise sanitária tiveram uma adaptação repentina para operar 5 ou 6 dias da semana internamente em suas casas, muitas vezes, até de forma improvisada.
Mesmo após as restrições do lockdown, a previsão é de retenção do cenário e até mesmo de intensificação. Uma pesquisa do LinkedIn também aponta: 81% dos respondentes acredita na continuidade do processo virtual mesmo após a total superação da pandemia. Além disso, 70% concordam com a dominância do formato em definitivo.
Para Caio Infante, MBA em Gestão Internacional pela University of Technology, em Sidney, Austrália, e co-fundador da Employer Branding Brasil: “as pessoas se acostumaram a fazer suas tarefas de casa, com isso ganharam mais tempo com suas famílias e amigos”. Dentre os principais benefícios da modalidade, podemos listar:
De acordo com o horário, é possível organizar melhor o tempo e as tarefas do funcionário. Dessa forma, a depender do contrato firmado, podem optar por se empenhar quando se sentirem mais produtivos, sendo também capazes de lidar com eventos inesperados sem interferir no desempenho de suas funções.
Para as organizações totalmente adeptas ao molde, não há a necessidade de gastos com uma estrutura física, aluguel, contas de água e luz. Ao mesmo tempo, os empregados economizam nos gastos com o deslocamento diário, seja em transporte privado ou coletivo, e também na alimentação.
Conforme relata Jorge Penillo: “o fator deslocamento acaba contando muito, pois as pessoas não precisam mais gastar em média duas horas de deslocamento por dia”. Com esse tempo poupado é possível converter em atividades físicas, descanso ou em tempo de qualidade com os filhos.
Encontrar e atrair bons profissionais pode ser uma tarefa difícil. Entretanto, fica extremamente mais fácil quando se pode contar com a participação de candidatos do Brasil inteiro. Não se limitando à regionalidade e proximidade do escritório.
De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em 2022, aproximadamente uma a cada quatro pessoas poderiam exercer suas funções de forma remota. Esse índice equivale a 20 milhões de indivíduos, representando 24% da população brasileira.
Não podemos ignorar a existência dos aspectos negativos. Entretanto, eles demonstram ser muito mais sobre o perfil de cada funcionário. Para alguns, a ausência de interação física, concentração, procrastinação e o risco de sobrecarga são algumas das maiores queixas.
A falta de um espaço ideal para concentrar-se, com mesa, cadeira e iluminação adequada, também pode ser outra desvantagem. Todavia, tudo isso depende do quanto a responsável pela contratação está potencialmente adaptada e do tipo de assistência remota prestada.
Para todos os casos, é muito importante definir não apenas horários, como também um “cantinho” específico para isso. Além de evitar problemas, como dores na coluna por permanecer o dia inteiro sentado em uma cadeira imprópria, você ajuda seu corpo e cérebro a entenderem aquele período como específico para suas atividades.
Uma ótima sugestão é o THD, o Total IP Human Detector, desenvolvido em respostas às novas resoluções da Anatel. Possui um sistema de dupla classificação, no pré e pós-atendimento. Assim, 100% das ligações são classificadas, sua operação fala apenas com humanos e ganha economia de até 88%.
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