Conexão Total: a tecnologia como um legado da pandemia

Por Vox Digital, Total IP - Publicado em 11/04/2022 10h00, última atualização em 29/04/2022 15h21

A pandemia nos impactou de diferentes formas e as corporações precisaram encontrar maneiras de lidar com isso. A tecnologia surgiu como aliada. Quer saber mais? Assista agora!

A pandemia do Covid-19 provocou mudanças em todos os aspectos da vida humana. Nossas relações foram diretamente afetadas e precisamos nos adaptar novamente a novos modelos de convívio, trabalho e relacionamentos, por exemplo. Por conta disso, a tecnologia ganhou ainda mais destaque, conectando pessoas distantes, facilitando a nossa comunicação e eliminando barreiras. 

O impacto corporativo

Assim como a sociedade foi impactada individual e coletivamente, as corporações também sofreram com a crise. Elas precisaram descobrir novas formas de manter suas equipes integradas e produtivas, mesmo no formato remoto. 

Dados comprovam 

Um levantamento recente do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (FGV Ibre) indicou um dado negativo sobre isso: o potencial de trabalho remoto no Brasil era de apenas 17,8%, representando menos da metade dos 37% dos EUA, por exemplo. De acordo com outra análise, desta vez da Frost & Sullivan, realizada em janeiro de 2020, menos de 1% dos trabalhadores brasileiros atuavam em seus lares. Em maio, o número subiu para 50%, comprovando ainda mais a necessidade de fortalecer esse segmento. 

O estudo “Covid-19 e o futuro dos negócios”, realizado pela IBM com 3,8 mil executivos de 20 nações, concluiu: 60% das organizações aceleraram suas estratégias de digitalização em 2020. Por meio da pesquisa é possível identificar o papel dos recursos digitais no ambiente organizacional e perceber como foi necessário investir nesse fenômeno virtual, visando facilitar os processos. 

Incorporar faz parte do processo

Caio Cunha, Master of WSI Digital Marketing Network, fala sobre a importância de valorizar a incorporação de todos os setores e hierarquias nas tomadas de decisão e identifica um retrocesso. “É preciso haver uma ruptura na mentalidade antiga, a companhia deve estar aberta a deixar os funcionários testarem e mostrarem o seu conhecimento para integrá-los com a diretoria. Isso vai trazer novidades importantes para o dia a dia e o sucesso do negócio.”

A tecnologia como aliada

Bruno Fisbhen é diretor geral do ColaboraApp e também conversou conosco sobre o tema. Para o executivo, “ela se mostra bastante importante internamente nos dias atuais considerando dois focos. O primeiro é o da própria instituição, do CNPJ. O é das pessoas, dos funcionários. Eles já não toleram mais processos ineficientes, muito papel e pouco recurso no seu dia a dia. Então, as lideranças e os seus RH´s precisam implementar a inovação por conta desses dois olhares.”

O especialista ainda finaliza: “hoje em dia os mercados estão bastante aquecidos e competitivos, com muita concorrência. Para o empreendimento, no mínimo, sobreviver e, principalmente, crescer no meio de um mundo cada vez mais competitivo, é preciso inovar e colocar a tecnologia dentro de casa.”

Investimento estratégico 

Uma pesquisa global da ThoughtWorks apontou: as companhias nas quais o processo de modernização já foi implementado tem previsto um crescimento maior se comparado às tradicionais. Para essas entidades autodeclaradas proficientes, a previsão era de 82% de melhoria nos resultados apenas no ano de 2021. Assim, se você deseja liderar o seu nicho ou ser ainda mais competitivo no mercado, investir nesse setor é o primeiro passo do sucesso. 

Dessa forma, fica nítido perceber o papel dela e de suas ferramentas na hora de desenvolver uma atividade e atender melhor às demandas do público e funcionários. Visando te ajudar nesse processo, a Total IP surge como aliada e contar conosco é uma grande estratégia!

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Entre em contato com a nossa equipe comercial e não perca mais tempo! Assista agora mesmo a TV Total IP e nos acompanhe nas redes sociais!

Compartilhe

TV Total IP

Veja também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?