Conexão Total: como se prevenir de um ciberataque?

Por Henrique Machado, Total IP - Publicado em 25/04/2022 10h22, última atualização em 29/04/2022 15h27

Se você é um indivíduo com acesso à Internet e, por isso, um usuário dos meios digitais, está suscetível aos ciberataques. Eles acontecem de forma parecida com os golpes do mundo real, basta uma falha de atenção ou de segurança para se tornar uma vítima. Saiba como isso pode ser evitado!

Cada vez mais as organizações migram seus dados para a nuvem, visando um custo-benefício melhor e garantindo um bom armazenamento. Porém, por não se tratar de um meio de servidor próprio, há um grau de risco. Dessa forma, é preciso investir em providências para garantir a segurança da informação. 

O segredo é a prevenção

Thiago do Val é advogado, head de inovação tecnologia e compliance da LIRA Advogados e comentou um pouco sobre como ocorrem esses crimes: “a Internet e a digitalização aceleraram todo esse processo, nós devemos tomar bastante cautela. Backups, firewalls para bloquear o acesso e principalmente, treinamento de conscientização com relação aos ataques no sentido de links falsos, bancos e e-mails, por exemplo. São pequenos detalhes para abrir as portas de acesso.” 

O especialista ainda complementa falando sobre como a ação é capaz de afetar grandes e pequenas companhias de formas diferentes e reforça a importância de se precaver. “Se você é grande, tem um monte de funcionários, vai dar trabalho. Se é pequeno, não tem tantos colaboradores, vai precisar fazer sozinho. Assim, o impacto para qualquer pessoa e tamanho de negócio é grande e envolve muito custo, então, se prevenir vale a pena.”

Como se prevenir?

Carlos Sacco é diretor de relacionamento e serviços da Abes, Associação Brasileira das Empresas de Software, e nos dá algumas dicas para evitar cair nas armadilhas dos bandidos. “Nesses momentos de crise, todo segundo conta. Evidências digitais são muito voláteis e não podemos nos dar ao luxo de perdê-las. Ter um plano de resposta a incidentes implementado e treinado é importantíssimo. Por fim, as empresas não possuem um time específico para lidar com ocorrências cibernéticas, nesse sentido, o apoio de consultorias especializadas é fundamental para todo o processo, visando evitar esse tipo de ataques, as firmas precisam do apoio de hackers do bem.” 

Com o intuito de te ajudar a proteger sua organização, trouxemos aqui algumas dicas para você adotar o quanto antes: 

1 – Invista em um time de segurança: como Sacco falou, é importante ter um setor interno para cuidar dessas possíveis vulnerabilidades no seu sistema e garantir maior segurança.

2 – Tenha  treinamentos e capacitações para a equipe: o seu time precisa entender a relevância de ter senhas seguras e trocá-las periodicamente, sem caracteres de fácil dedução, como aniversários e nomes de parentes, por exemplo.

3 – Adote soluções adequadas para verificação interna de conduta maliciosa: verifique se realmente as pessoas são confiáveis e se elas não estão compartilhando elementos sigilosos. 

A Total IP possui uma licença como a “Gravação e Gravação de Tela”, podendo auxiliar a corporação de forma estratégica, pois permite gravar a tela do computador do cooperador desde o início da ligação até um período após o término. Tudo isso de forma configurável, para você adaptar, garantindo um maior controle.

Visando te ajudar nesse processo, a Total IP surge como aliada e contar conosco é uma grande estratégia! Se você deseja preservar a sua organização de ciberataques! Fale com a gente clicando nesse ícone do WhatsApp na sua tela.

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Entre em contato com a nossa equipe comercial e não perca mais tempo! Assista agora mesmo a TV Total IP e nos acompanhe nas redes sociais!

Compartilhe

TV Total IP

Veja também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?