Total IP explica: Dispositivos

Por , Total IP - Publicado em 23/10/2013 10h00, última atualização em 29/03/2022 20h20

Conheça os principais equipamentos de redes

O termo gateway, traduzido como “portão de entrada e saída”, é composto por duas ou mais placas ou um dispositivo dedicado. Pode ser utilizado para diversos fins: desde interligar duas redes, as quais usam protocolos diferentes, até compartilhar a conexão com a Internet entre várias estações.

Existem dispositivos os quais não entendem pacotes nem endereços de rede. Os denominados “hubs” recebem os “zero” e “um”(código binário) em uma porta e os retransmitem para todas as outras. “O hub atua como um centralizador e repetidor. Ao utilizá-lo,  as colisões continuam ocorrendo, exatamente como aconteceria se você estivesse usando um sistema antigo, com cabo coaxial”, explica o diretor de TI da Total IP, Fernando Lujan.

Switches entendem frames e endereços MAC e por isso são capazes de “fechar circuitos”, transmitindo essas informações apenas para o micro conectado na placa correta. “Cada porta é ligada a um circuito separado, os quais são coordenados por um controlador central. Ele mantém uma tabela com os endereços MAC das estações, possibilitando assim checar o conteúdo de cada frame e encaminhá-lo à porta correta”, destaca Lujan. Apesar disso, os switches não entendem TCP/IP – conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede.

Já os roteadores tomam suas decisões baseadas nos endereços IP dos emissores e destinatários dos pacotes, tentando sempre usar a rota mais curta. Estes entendem TCP/IP.

A Total IP oferece a melhor solução para contact centers do mercado. Acesse nosso site www.totalip.com.br e conheça todos os nossos benefícios e diferenciais.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]