Tenha uma comunicação profissional no WhatsApp e Chat

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 04/01/2022 11h00, última atualização em 05/05/2022 15h13
Tenha uma comunicação profissional no WhatsApp e Chat

O distanciamento social acabou popularizando o digital, isso é fato! Dessa forma, potencializaram-se também os canais de comunicação. Esse foi um desafio ao ambiente de negócios, pois precisaram, principalmente, de agilidade e automação dos sistemas de atendimento. Todavia, como se comunicar profissionalmente de maneira assertiva?

Passos de uma comunicação eficiente

Primeiramente, é preciso quebrar as barreiras entre on e off-line. “Deixar de se atentar a isso é, claramente, perder espaço entre a concorrência. Sendo assim, toda companhia precisa se aliar à tecnologia para fazer parte do futuro”, diz o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

Nesse sentido, listamos algumas dicas para construir um diálogo efetivo com o cliente por meio do WhatsApp e Chat. Veja:

Aprenda a ouvir: saber ouvir é uma qualidade essencial para um relacionamento. Por isso, prestar atenção no outro é muito importante, assim, você saberá se a pessoa está feliz, triste ou brava, por exemplo. Principalmente, no atendimento telefônico e virtual, essa é uma característica determinante.

Você também é responsável pela mensagem captada: não adianta você dizer “X” e o ouvinte entender “Y”. Uma boa interação é somente tida quando a informação chega ao outro de forma clara e compreensível. Por texto, atente-se ao português correto, concordância verbal e evite vícios de linguagem.

Não se precipite: ficar interrompendo o próximo ou colocando palavras em sua fala torna chato e inconveniente. Sobretudo, dificulta a compreensão do verdadeiro sentido dito na interlocução. 

Se necessário, pergunte: perguntar pode te fazer entender melhor o conteúdo e também te livrar de muitos problemas futuros. ‘Não tenha medo. Isso demonstra, inclusive, interesse da sua parte pela resolução do negócio”, complementa o gerente.

Tenha o foco no cliente

Lembre-se: “comunicar por comunicar” não leva a nada. Inclusive, dentro do universo corporativo, isso só vai desperdiçar tempo e recursos. Portanto, é necessário voltar o olhar aos pilares do empreendimento com humanização. Valorizando o contato com o comprador de ponta a ponta. Ou seja, antes e no pós-venda.

Para isso, as empresas consideram o atendimento multicanal, incluindo possibilidades múltiplas de comunicação por chatbot, WhatsApp, Instagram, Facebook, site e telefone. São diferentes maneiras para o consumidor buscar informações, tirar dúvidas ou estabelecer relacionamento com a marca.

Portanto, aposte na comunicação inovadora. Quer sua entidade competindo com o mercado? Então, entre em contato com a gente também pelo WhatsApp, é só clicar nesse ícone da sua tela! 

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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