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Os bots podem ir além de uma troca de mensagens automáticas
A automação revolucionou a forma como as empresas conduzem suas estratégias. Nesse sentido, os agentes virtuais têm desempenhado um papel fundamental na transformação tecnológica. Por meio deles, as organizações estão explorando novas maneiras de aumentar a eficiência, melhorar o atendimento ao cliente e impulsionar o crescimento por meio de atribuições inteligentes e assertivas. Dessa maneira, a sua aplicação na gestão de um negócio, tem feito a diferença na conexão com o público interno e externo. Então veja, nesta matéria, como a Total IP pode contribuir para a sua corporação aderir a essa tendência.
Também conhecidos como chatbots são programas de computador desenvolvidos para automatizar interações com os usuários por meio de conversas. Esses sistemas fazem uso de inteligência artificial e processamento de linguagem natural para compreender e responder às perguntas ou solicitações dos usuários de maneira semelhante a uma conversa humana. Eles podem ser incorporados em várias plataformas, como websites, aplicativos de mensagens e redes sociais, desempenhando diversas funções. A crescente popularidade desse recurso se deve à sua habilidade de aprimorar a eficiência, a disponibilidade e a customer experience (CX), oferecendo interações personalizadas e ágeis.
Para começar a falar das soluções de atendimento automatizadas da Total IP é impossível deixar de fora o Robô Chat. Hoje, o contato com uma instituição, de qualquer segmento, deve contar com a opção de mensagem. “A troca de texto é uma das principais formas de comunicação utilizadas. Afinal, ela é acessível, pois está sempre na palma da mão dos indivíduos. Onde com poucos cliques, o recado é passado e o retorno chega a qualquer momento. O solicitante não precisa aguardar a resposta ou reservar alguns minutos para uma ligação, consegue manter as atividades simultaneamente”, explica o diretor de tecnologia da Total IP, Giovane Oliveira.
Conforme um estudo da Forrester Research quem fala com uma companhia via chat são 60% mais propensos a ficarem satisfeitos com sua experiência. Outra análise promovida pela Gartner diz como as entidades com esse artifício presente podem reduzir seus custos na área de acolhimento em até 30%. Por fim, segundo a Microsoft, 71% dos entrevistados preferem usar a alternativa para resolver problemas simples. “Com a ferramenta da Total IP, a entidade amplia os seus canais para os principais aplicativos, como o WhatsApp e o Telegram. Além disso, conseguem adicionar um auxiliar poderoso no site. O agente de integração, Núcleo Brasileiro de Estágios – Nube, disponibilizou para os estudantes a sua assistente Nubia. Assim, ela tira dúvidas pontuais para quem entra em contato direto da página”, completa o diretor.
Apesar das atualizações na dinâmica de comunicação, as tradicionais maneiras também não saem de linha. Por isso, aprimorar o sistema de ligações também deve ser uma preocupação das corporações para o setor de suporte. “O procedimento aplicado nesse campo também deve ser organizado. Assim, os Robôs Customizados conseguem complementar essa ação. Eles podem ser personalizados como o “tecle um para” e, assim, direcionar para o especialista correto, sem passar por um processo de transferência de um profissional a outro”, esclarece o representante da Total IP.
De acordo com uma recente pesquisa divulgada na edição 2022 do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, elaborada pelo portal Mobile Time, o Brasil possuía 58 mil chatbots em atividade, trocando 4,5 bilhões de mensagens/mês. Além disso, o mesmo estudo apontou como 52% dos empreendimentos brasileiros já os usam para a assistência ao cliente. Já 62% das marcas observaram uma ampliação no seu faturamento depois dessa adoção. Por último, 81% dos empresários afirmaram redução de custos na operação. “No cenário tecnológico vivido atualmente, acrescentar independência e agilidade nos processos empresariais é indispensável”, argumenta Oliveira.
Essa alternativa cabe nos mais diversos setores do mercado. Isso porque tendem a ser personalizáveis. Contudo, Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP, aponta quatro funcionalidades desse mecanismo. Confira:
Pesquisas de satisfação: programá-los para gerar uma pesquisa de satisfação no final dos acolhimentos, seja em chamadas ou mensagens, é uma medida estratégica e fundamental para compreender a situação da sua instituição. “É uma maneira de captar dados sobre o desempenho do seu time e da imagem externa de sua marca. Tudo com apenas alguns cliques. Logo, não é uma ação incômoda para o respondente e é uma alternativa de fácil avaliação e feedbacks”, reforça o gerente.
Suporte na venda: principalmente para o varejo, o consumidor pode se instruir sobre o uso de determinado produto por meio deles. “A empresa pode fornecer instruções, como solucionar problemáticas, entre outros quesitos, novamente, sem solicitar o contato com um especialista” indaga o gestor.
Aumentar o tempo de suporte: com a Internet, a busca pelas coisas ocorrem durante 24 horas, o famoso horário comercial é restrito apenas aos estabelecimentos presenciais. Porém, quem tem um negócio on-line, deve atender também às expectativas do público digital e se manter ativo em qualquer instante do dia. Então, para cumprir essa dinâmica, esses assistentes virtuais cobrem o turno da noite, assim, a organização dispensa a presença de uma equipe noturna e ainda fica ativa a todo momento. “Estar ali no exato instante quando o interessado precisa, faz toda a diferença em sua reputação”, diz Sanches.
Pagamentos: a aplicação da Total IP é instalada em nuvem ou presencial e mantida por uma operadora financeira. Com a autorização dessa corporação, é possível efetuar pedidos por meio do telefone. “Essa opção abraça aquela parcela de indivíduos com receio de digitar os dados do cartão na web. Em suma, a criptografia adequada a LGPD protege as transações e o tráfego de informações pessoais com propriedade”, finaliza Sanches.
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