Proporcione um atendimento de qualidade aos clientes

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 23/09/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 15h17
Proporcione um atendimento de qualidade aos clientes

Cada vez mais o comportamento da população está mudando e, consequentemente, seus desejos e o modo de enxergar as coisas também. Nos últimos anos, a sociedade não se contenta mais apenas com um produto de qualidade. Para um serviço ser considerado bom, deve haver também um relacionamento satisfatório. Por isso, os gestores precisam ficar atentos a esse tema e um grande passo é adotar a API WhatsApp Business.

 

Tendências para atendimento ao cliente

 

De acordo com a IDC, cerca de 2,9 bilhões de dólares serão destinados ao Big Data & Analytics no Brasil, em 2022. Isso representa um aumento de 10,8% em relação a 2021. Ainda segundo o estudo, é esperado um crescimento de 28% em soluções de Inteligência Artificial e Machine Learning.

Sendo assim, é fundamental os empresários olharem com mais carinho para esse assunto. Em um mercado tão competitivo, essas atitudes fazem toda a diferença. “Atualmente, as pessoas buscam por agilidade, conforto e praticidade. Quem não oferece esses atributos aos clientes, é ultrapassado pela concorrência acirrada”, comenta o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

Hoje, os consumidores buscam por simplicidade, personalização, boa experiência e não estão mais presos a um produto ou serviço. É essencial utilizar dados para entender as necessidades do seu público. Nesse sentido, a Total IP proporciona os relatórios e pesquisas de satisfação para o gestor avaliar a atuação da sua equipe, os pontos fortes e as melhorias necessárias. Dessa forma, o feedback fica bem mais assertivo.

É fundamental também estar presente em diversas plataformas e canais de atendimento. Afinal, cada indivíduo tem suas preferências, rotinas e empecilhos no cotidiano. Logo, estar disponível para todos é determinante. Ter site, telefone, e-mail, SMS e redes sociais para contato amplia bastante o alcance do negócio.

O atendimento com chatbots

 

A transformação digital está sendo bastante debatida nos últimos anos. Com a tecnologia em constante evolução, empresas de diversos setores desenvolveram novas opções de diálogo. Isso possibilita identificar e dialogar com cada um de maneira ágil e personalizada. De acordo com levantamento do Mobile Time, de 2021, cada chatbot conversou, em média, com 5,5 mil pessoas mensalmente, representando uma troca de até 58 mil mensagens.

Essa solução tem o objetivo de tornar a comunicação descomplicada e eficiente. Programados para responder e fornecer informações pontuais, conseguem desempenhar suas funções por meio do entendimento de palavras-chaves usadas rotineiramente em nosso vocabulário. Ainda segundo a pesquisa, eles são utilizados principalmente para o atendimento ao cliente (65%), serviços de cobrança (7%), canais de vendas (6%) e marketing (3%).

Um exemplo é a API Oficial WhatsApp Business. Com ela, sua empresa envia milhares de mensagens ativas, utilizando templates pré-cadastrados e homologados junto ao WhatsApp/Facebook. Se não for suficiente para resolver a demanda, é simples fazer o transbordo para o imediato suporte humano.

Essas inovações marcam uma nova era, propiciando alternativas adequadas à expectativa da população. O recurso tem gerado bons resultados, pois une a automação ao operador humano, garantindo uma relação de proximidade e ampliando a possibilidade de novas experiências com forte presença digital.

Atualmente, existem diversas opções para estreitar os relacionamentos. Esclarecer uma dúvida, resolver um problema ou até mesmo efetuar uma compra pelo ambiente virtual se tornou uma tendência. Hoje, as interações tecnológicas são partes fundamentais para a construção de laços empresariais. Sendo assim, é necessário desenvolver, gerenciar e atentar-se às novidades para obter bons resultados.

O atendimento facilitado

 

Esse fator pode ser fator decisivo quando o indivíduo está em dúvida quanto a aquisição ou não de determinado produto ou serviço. Assim, é importante os colaboradores serem preparados e possuírem ferramentas simples para trabalharem. Há padrões de consumo diferentes e abordagens específicas para cada faixa etária, classe social e segmento de atuação.

Para isso, a Total IP oferece acompanhamento in company durante e após o período de implementação, garantindo o aumento de produtividade. Também há treinamentos dirigidos para todos os usuários, desde o operador, supervisão de call center e administrador de sistema. “Nos dias de hoje, a maior reclamação é a dificuldade para resolver problemas, longa espera em uma chamada de telefone e falta de preparo dos operadores”, ressalta o gerente comercial.

De acordo com o estudo “Transmitir experiências que conquistam negócios e constroem lealdade”, do MIT SMR Connections, quase 50% dos entrevistados planejam ampliar os investimentos nesse âmbito nos próximos dois anos. Somente 5% não projetam nenhum aumento nesse espaço de tempo. Ainda, 72% esperam um retorno positivo alto ou moderado por essa iniciativa. Entretanto, somente os recursos tecnológicos não vão resolver os problemas de Customer Experience sozinhos.

 

O pagamento virtual é essencial atualmente

 

Conforme pesquisa da PwC, os volumes globais de pagamentos feitos de forma virtual deverão aumentar em mais de 80% até 2025, com as transações atingindo quase 1,9 trilhão de reais por ano. Até 2030 o total quase triplicará. O cenário promissor para o segmento aparece também nos resultados do Visa Covid-19 Consumer Sentiment e 78% dos entrevistados esperam novas tecnologias no futuro e aguardam inovações e facilidades no ramo do varejo.

Nessa questão, a Total IP conta com os Robôs para Meios de Pagamentos. Com ele, seu e-commerce é ajustado aos meios de pagamentos com aplicação instalada em nuvem ou presencial, mantida por uma operadora financeira. Com a autorização dessa instituição, é possível realizar transações feitas por meio do telefone.

O sistema possui criptografia adequada à Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais – LGPD, ou seja, há como mitigar os riscos presentes por meio de cartões de crédito, bem como outros dados sensíveis com criptografia. Com isso, é garantido o tráfego seguro das informações envolvidas no processo. “Cada vez mais, os acordos serão feitos virtualmente, pois a população percebeu os benefícios e o conforto envolvidos nessas situações. Por isso, os empresários devem se atentar para esse assunto e modernizar seus processos”, complementa Sanches.

 

Portanto, fique sempre de olho nas novidades do setor e largue na frente da concorrência. Dessa forma, você se destaca e conquista o público. Para conhecer mais sobre a Total IP, clique no ícone do WhatsApp no canto da sua tela e venha bater um papo conosco. Esperamos por você!

 

Sobre a Total IP

 

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS 

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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