O caminho do sucesso para as startups early stage!

Por Ana Clara Lima, Total IP - Publicado em 23/11/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 12h53
O caminho do sucesso para as startups early stage!

De acordo com uma pesquisa realizada pela Abstartups, entre os anos de 2015 e 2019, a quantidade de startups pelo território nacional triplicou, representando um salto de 207% e passando de 4.151 para 12.727. Já em 2022, a 100 Open Startup constatou um crescimento de 61% dos relacionamentos declarados com as companhias, chegando a um número de 42.588 contratos fechados. Nesse cenário de crescimento no setor de inovação, é de suma importância compreender cada fase da trajetória de um empreendimento de sucesso. Como nunca, os negócios em início de carreira necessitam de atenção quanto à organização financeira, captação e retenção de clientes. Desde os primeiros passos, esse modelo de empresa se encontra em early stage até os três primeiros anos, sofrendo inúmeras mutações e se preparando para um longa jornada repleta de ciclos. Sendo assim, descubra nesta matéria como os robôs dinâmicos e as demais soluções da Total IP podem ser aliados. 

As startups early stage em pauta!

Começar é sempre a parte mais difícil. Seja qual for a atividade em questão, construir um simples hábito ou empreendimento, há uma necessidade de se manter atualizado e realista para prosperar. No mundo dos negócios, por exemplo, é preciso voltar esforços e capital de forma estratégica, considerando qualquer adversidade a ser enfrentada. Quando falamos sobre conquistar um posicionamento em determinado segmento, é fundamental exercer uma certa maturidade desde o princípio. 

Conforme dados do Venture Pulse, da KPMG, o Brasil constatou um investimento de US$ 517 milhões em 69 transações no terceiro semestre de 2022. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um recuo de 72% em termos de valores. Essa conjuntura confirma como mesmo existindo significativos recursos a serem investidos, ainda é muito desafiador, principalmente para quem está começando, se manter em um mercado extremamente concorrido e imprevisível. 

No atual contexto interconectado, podemos observar como as companhias e os próprios usuários estão confiando cada vez mais nas tecnologias para resolver suas questões. “É inegável o aumento do uso de sites e aplicativos nos últimos anos, tanto para a realização de compras quanto para a assistência técnica. Para os executivos de plantão, esse é um celeiro de oportunidades e tendências. Sair da era tradicional e adentrar a digitalização é um caminho promissor para alcançar a atualização e personalização”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.

Como sobreviver ao estágio inicial?

Tendo em vista o amplo fluxo informacional das últimas décadas, é preciso lidar com inúmeras novidades. Sobretudo, saber filtrar as demandas é uma peça-chave para não gastar tempo, esforços e dinheiro. Pensando nisso, Fernando Trota, CEO da Triven, elencou algumas dificuldades comuns para esse estágio e como sobressair quando esses conflitos aparecem. Confira!

A concorrência com outros estabelecimentos do segmento: em qualquer tipo de mercado, você nunca estará sozinho. Encontrar concorrentes pelo caminho é algo normal e é necessário desfrutar de uma significativa maturidade para compreender seus pontos fortes e fracos. A pesquisa de todo o cenário é a base para o sucesso. Portanto, deve-se entender quem são eles e quais as suas metodologias. A partir dessa análise, é possível identificar a posição da instituição no ranking mercadológico e saber como se diferenciar em meio a multidão. Para muitos, esse processo é conhecido como benchmarking competitivo. 

Gestão de finanças: dentre os inúmeros planejamentos a serem feitos, um dos mais importantes para as primeiras fases de um negócio é o financeiro. Nesse período, grande parcela dos investimentos ainda não tiveram um retorno, podendo trazer um pouco mais de preocupação e redução do orçamento momentaneamente. Para se dar bem nessa etapa, é necessário coletar dados atualizados para se programar em prol da solidificação do produto e do firmamento da empresa no mercado. Avaliar os indicadores de custo é uma excelente maneira de superar essa questão, seja por meio do Retorno de Investimento (ROI), Custo de Aquisição de Cliente (CAC), Break even, Lifetime Value (LTV), entre outros. Além disso, quando não há condições de contratar funcionários full-time, é interessante optar pelo CFO as a service, responsável por atuar como um diretor financeiro sob demanda.

Retenção de clientes: para captar novos consumidores, é indispensável avaliar o perfil deles para criar estratégias. Nessas horas, o marketing digital pode ser um grande aliado na jornada de enriquecimento dos leads do empreendimento. Com uma boa divulgação e estudo dos resultados, é possível alcançar diversos públicos mediante programas de indicação ou referência. Essa é uma tarefa importante para a validação de um posicionamento no setor, compreensão sobre tração, lucro e possíveis necessidades de ajuste. A partir de um levantamento comportamental, há a possibilidade de desenvolver a criação de personas e o direcionamento para um atendimento personalizado. 

Para comércios de sucesso, as ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) são fundamentais para desfrutar de uma recepção omnichannel e de uma equipe de suporte e solução de problemas ágil. “Quando puder, invista em Customer Success. Monitore indicadores de atendimento com pesquisas de satisfação como Tempo Médio de Atendimento (TMA), Tempo Médio de Espera (TME), Tempo de Resposta Inicial, First Call Resolution (FCR), Número de chamadas atendidas, Taxa de Abandono, Customer Satisfaction Score (CSAT) e Net Promoter Score (NPS)”, complementa. 

 O uso da metodologia de startup enxuta: também conhecida como lean startup, essa dinâmica possui como base o toyotismo para sugerir um foco nos pontos mais necessitados de atenção. Sobre esse conceito desenvolvido por Eric Reis, podemos citar algumas práticas: produção just-in-time, caracterizado por apenas usufruir a matéria prima necessária, deixando de lado os grandes estoques; separar os procedimentos em pequenos ciclos; aceleração do tempo em cada etapa a fim de otimizar as demandas, diversificar o portfólio e não depender somente de um produto ou serviço.

Torna-se evidente, portanto, como o preparo e a disponibilização da devida assistência é a melhor opção para os estabelecimentos. Embora não seja viável controlar as adversidades do mercado financeiro, é possível se garantir por meio de um trabalho bem feito. “Um serviço de qualidade é importante, mas um relacionamento positivo com o público é ainda mais significativo. Por meio das facilidades disponibilizadas hoje em dia, seu negócio pode conquistar uma imagem assertiva e promissora”, finaliza Sanches. 

Sobre nós

A Total IP é uma desenvolvedora de software em constante evolução para auxiliar o máximo de pessoas físicas e jurídicas. Nosso principal objetivo é oferecer soluções técnicas e inteligentes para a esfera empresarial. Por essa razão, os contratantes encontram as mais diversas inovações de apoio: robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais.

Um pouco sobre nossas soluções!

  • PABX IP com Totalphone WebRTC
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • THD (Total IP Human Detector)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs Dinâmicos de Chats (chatbot).
  • API WhatsApp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Por fim, conte conosco para te ajudar! Seja no mercado financeiro ou em qualquer outro setor! Para obter mais informações, acompanhe nosso Blog e nossas redes sociais disponíveis no canto de sua tela. Estamos presentes no Linkedin, Instagram, Facebook, Twitter. Venha conferir nosso conteúdo!

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