Uma empresa só existe com seus clientes, por isso, nos últimos anos a discussão sobre a experiência dos consumidores tem ganhado mais relevância. Conhecer melhor os tipos de perfis é uma rica experiência para a interação de compra e venda. Nesse cenário, o conceito de persona surge como uma forma de explicar um pouco mais sobre esse ramo de estudo. Saiba mais!
Primeiramente, é importante entender qual o significado dessa ideia. Em linhas gerais, é a representação do cliente ideal de um negócio, ou seja, uma análise estruturada e aprofundada sobre o público-alvo de determinado mercado. Porém, como fazer essa investigação? Para isso, é necessário seguir algumas orientações:
Persona e público-alvo
Esses termos podem parecer sinônimos, porém compreendem questões diferentes sobre o mesmo assunto. O primeiro, trata de uma especificação do segundo, ou seja, as personas de uma empresa se encaixam dentro de um agrupamento maior, o público-alvo.
“Perceber a diferença entre as duas definições é vital para tornar os serviços mais humanizados. Quando criamos uma possível personalidade enxergamos, antes de tudo, nossos usuários como pessoas”, afirma o presidente da Total IP – Soluções e Robôs para Contact Centers, Carlos Henrique Mencaci.
Definindo uma persona
Diversos tipos de pessoas fecham negócio com a sua corporação, surgindo o questionamento de como traçar um plano assertivo. Por isso, você pode criar várias personas. Reflita sobre as características sociais e as soluções das corporações responsáveis pelas últimas compras. A partir disso, busque ilustrar os desafios e os obstáculos dessas companhias e de seus principais agentes.
O exercício pode ir além, crie uma breve história sobre a rotina da persona, trace possíveis hábitos de compra, hobbies, valores e desejos. “Com certeza após essa atividade, sua equipe de Marketing e/ou de vendas estará muito mais preparada para fazer acordos bem sucedidos”, ressalta Mencaci.
Sobre a Total IP
A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.
Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.
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