Os chatbots podem revolucionar os processos corporativos

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 17/08/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 15h52
Os chatbots podem revolucionar os processos corporativos

As empresas estão cada vez mais adotando o uso de chatbots, ou seja, os Robôs Dinâmicos, como parte integrante de suas estratégias na comunicação. Com avanços na inteligência artificial e automação, eles deram vida aos assistentes virtuais. Com o crescimento contínuo dessa solução no mercado, eles se tornam uma alternativa promissora para as entidades com o intuito de otimizar determinadas tarefas. Então veja, nesta matéria, como a aplicação dessa ferramenta pode fazer a diferença nas organizações de inúmeros segmentos. 

Entenda mais sobre o funcionamento dos chatbots 

Em suma, os chatbots são programas de computador projetados para interagir com usuários por meio de conversas automatizadas. Esses sistemas utilizam inteligência artificial e processamento de linguagem natural para entender e responder às perguntas e solicitações dos usuários de forma semelhante a uma conversa humana. Eles podem ser encontrados e integrados em diferentes plataformas, como sites, aplicativos de mensagens e redes sociais. Nesses meios, conseguem desempenhar uma variedade de funções, desde fornecer informações e suporte ao cliente até realizar transações e agendar compromissos. Esse artifício tem se tornado cada vez mais popular devido à sua capacidade de melhorar a eficiência, disponibilidade e experiência do consumidor, proporcionando interações rápidas e personalizadas.

Nesse modelo, a Total IP tem uma solução de referência, reconhecidos como Robôs Dinâmicos, Tiago Sanches, gerente comercial da entidade de tecnologia, explica sobre o mecanismo. “Esse recurso cabe na linha telefônica da companhia e em seus canais de mensagem, como por exemplo o Telegram e o WhatsApp. Nas chamadas ele pode ser personalizado como um menu e, dessa maneira, direcionar o solicitante para o canal de mais preciso, ou seja, pode selecionar desde falar com um atendente até tirar as dúvidas mais frequentes. Já para o segundo meio comunicacional pode receber ou desempenhar uma ação ativa aos seus contatos. Com eles é possível programar os diálogos para corresponder com os chamados de sua companhia, como sanar as principais dúvidas, abrir pedidos de troca, ou destinar o solicitante para falar com um especialista”, argumenta. 

As pesquisas apontam os chatbots como uma tendência para o mercado 

De acordo com a pesquisa da Grand View Research, o mercado global desse artifício deve alcançar um valor de US$ 1.25 bilhão até 2025, impulsionado pelo aumento da demanda por soluções de assistência ao cliente automatizadas. Segundo um levantamento feito pela Ubisend, 69% dos consumidores preferem interagir com os assistentes virtuais para obter respostas rápidas a perguntas simples. Em outra análise, executada pela Gartner prevê para este ano, esse recurso como responsável por 25% das interações na assistência ao comprador. Por fim, a atualização está desempenhando um papel importante no setor de SAC, onde, conforme a apuração da Forrester, 63% dos consumidores preferem o acompanhamento automático para solucionar problemas básicos.

Os Robôs Dinâmicos cabem  em inúmeras situações 

Esse sistema é útil para os mais variados setores, pois pode ser integrado para auxiliar em diferentes processos. Para visualizar melhor essa ação, o representante da Total IP elenca seis situações e áreas das quais eles conseguem ser aplicados. Confira: 

Agendamento: esse procedimento é presente em hospitais, com consultas médicas e exames, salões de beleza, imobiliárias e até para reservas de restaurantes. Com essa opção, os próprios interessados agendem a sua data e horário a partir das opções disponíveis compartilhadas por meio do robô. “Assim, não é preciso destinar a força de um funcionário, ou deixar os aspirantes sem atendimento. Afinal, tudo é realizado de forma autônoma”, reforça o gerente comercial. 

Confirmação de horários: bem similar a alternativa anterior, a sua funcionalidade também consegue enviar um lembrete do compromisso marcado. “Com uma mensagem automática o cliente relembra da sua responsabilidade e pode assegurar ao profissional a sua presença, ou desmarcar antecipadamente. Essa atitude é essencial para controlar os afazeres da entidade de maneira mais assertiva”, diz Sanches. 

Sanar as principais dúvidas: seja sobre um produto ou serviço, as pessoas tendem a questionar algo mais de uma vez, assim, caracterizando uma dúvida frequente para a companhia. Com essa noção de recorrência, ela pode personalizar a sua comunicação para lidar com isso sem a interferência de um agente. “Com a solução, quem questiona tem a sua resposta rapidamente, sem fila de espera ou demais fases. Ela mesma alcança pode alcançar a clareza do assunto”, argumenta o especialista. 

Pesquisas de satisfação: programá-los para gerar uma pesquisa de satisfação no final dos acolhimentos é uma medida estratégica e fundamental para compreender a sua instituição. “É uma maneira de obter dados sobre o desempenho do seu profissional e da imagem externa de sua marca. Tudo com apenas alguns cliques, logo, não é uma ação incômoda para o respondente e é uma alternativa de fácil avaliação e captação de feedbacks”, reforça. 

Suporte no pós-venda: principalmente para a compra de itens, o consumidor pode se instruir sobre o uso do elemento por meio dessa ferramenta. “A empresa pode fornecer instruções, como solucionar problemáticas, entre outros quesitos, novamente, sem ocupar um  especialista” indaga o gestor. 

Aumentar o tempo de suporte: com a Internet, a busca pelas coisas ocorre dentro de um período de 24 horas, o famoso horário comercial é restrito apenas aos estabelecimentos presenciais. Porém, quem tem um negócio on-line, deve atender também às expectativas do público digital e se manter ativo em qualquer instante do dia. Logo, para cumprir essa nova exigência, esses assistentes virtuais cobrem o turno da noite, assim, a organização dispensa a presença de uma equipe noturna e ainda fica ativa a todo momento. “Estar ali no exato instante quando o interessado precisa, faz toda a diferença em sua reputação”, finaliza Sanches. 

Você quer saber mais sobre os nossos serviços e as evoluções do mercado tecnológico? A fim de não deixar a sua corporação ficar em desvantagem, siga a Total IP nas redes sociais, assim é possível nos acompanhar integralmente por meio do Twitter, Instagram, página do Facebook e LinkedIn. 

Ficou interessado em alguma das soluções expostas na matéria? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]