O público exige um atendimento de qualidade

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 10/03/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 14h49
O público exige um atendimento de qualidade

Atualmente, o mercado já entendeu os motivos para manter seus clientes no centro dos negócios. Ou seja, eles são a razão da existência da empresa. Sendo assim, é fundamental construir uma boa relação, mesmo em tempos difíceis e soluções como os Robôs Dinâmicos da Total IP podem te ajudar. Para lidar com essa situação, a tecnologia desponta como principal aliada para ajudar as corporações com sede de desenvolvimento.

De acordo com a pesquisa “Customer Experience Trends Report”, realizada pela Acquia, 80% dos consumidores globais e 91% dos brasileiros esperam das marcas uma mensagem consistente, abrangendo pontos de contato em todas as suas plataformas digitais. Já conforme a pesquisa realizada pela Hibou, 98% dos entrevistados buscam qualidade no produto. O bom atendimento aparece como o segundo atributo mais relevante, com 94%.

 

A importância de um bom relacionamento com o cliente

 

Segundo o Relatório de Engajamento do Cliente 2022, da Twilio, os investimentos em engajamento digital do consumidor são essenciais para um crescimento médio de 95% na receita das instituições brasileiras. Ademais, 70% dos entrevistados não compram novamente de alguma marca após uma má experiência com ela, de acordo com o Relatório Varejo 2022, da Adyen/KPMG. Observando esses números, fica evidente como é preciso achar soluções. Contudo, para fazer isso em grande escala, é necessário inovação, ferramentas de qualidade e um time bem treinado.

Mesmo se tratando de um conceito amplo, é imprescindível dar atenção especial à transformação digital. Ela é indispensável a qualquer organização com intuito de se manter ativa. Conforme o CGO da Certsys, João Teixeira, os dados coletados nas interações com o público não podem mais estar dispersos, desorganizados ou sendo ignorados. “Trata-se de um processo trabalhoso, vai além do lado financeiro e abrange a cultura empresarial. É algo fundamental para ter relações coerentes entre a marca e suas centenas ou milhares compradores”.

 

A evolução da tecnologia nos últimos anos

 

Com surgimento, na Alemanha, em 2011, o termo “Indústria 4.0” refere-se, simplificadamente, a uma fábrica inteligente e é o resultado da inserção de tecnologias digitais, como a comunicação em nuvem, inteligência artificial, Internet das coisas e a robótica, ao cenário industrial. Seu principal objetivo é tornar as instituições mais eficientes, autônomas, descentralizadas e, principalmente, personalizáveis por meio de coleta, processamento e integração de informações em tempo real, on-line e por meio da realidade virtual.

Esse movimento cresceu de forma acentuada nos últimos cinco anos. De acordo com o estudo da Sondagem Especial Indústria 4.0, da Confederação Nacional da Indústria – CNI, em 2016 apenas 48% dos empreendimentos aplicavam uma das soluções digitais analisadas. Em 2021, esse número estava bem diferente e o percentual pulou para 69%. “A revolução virtual causada pelo caos da pandemia é a principal responsável por isso. De agora em diante, a tendência é permanecer em expansão”, comenta o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

 

Aplique ferramentas assertivas em seu negócio

 

Nesse sentido, a Total IP oferece alternativas interessantes para quem atua na área. Um exemplo são os Robôs Dinâmicos. São aquelas mensagens automáticas quando você liga para uma empresa e ela pede para você discar “um” para vendas, “dois” para contas a pagar e etc.

Além disso, gera relatório de acompanhamento de entrada de chamadas e rastreamento, disparo simultâneo de discagens divulgando uma mensagem e filtro de contatos improdutivos. Caso não seja o suficiente, é fácil realizar o transbordo para um atendente humano. No fim da conversa, é possível aplicar uma pesquisa de satisfação. “Logo, ajuda o gestor a acompanhar como sua equipe está atuando no cotidiano e, assim, pode dar feedbacks de pontos de melhoria”, destaca o gerente comercial.

Ainda, no fim da conversa, a pessoa é transferida para uma pesquisa de satisfação. Ou seja, você tem uma exata noção de qual impressão a sua organização está passando para o público. O resultado é divulgado com quantidade, usuário, data, hora e status avaliador. “Esses dados são extremamente valiosos para um gestor. Afinal, ter informações sobre como sua equipe está trabalhando é muito importante”, destaca Sanches.

Outra alternativa é a API Oficial WhatsApp Business. Com ela, você envia milhares de mensagens ativas, utilizando templates pré-cadastrados e homologados junto ao WhatsApp/Facebook. A documentação de integração é disponibilizada de forma on-line, sendo 100% em português. Integrado, o recurso maximiza credibilidade por meio de uma conta oficial e verificada.

Dessa forma, a pessoa pode resolver questões na hora mais oportuna para ela, sem filas ou depender de um operador. Além disso, por conta da falta de tempo, muita gente prefere digitar para enviar suas solicitações. Tudo isso por meio do aplicativo mais utilizado pelos brasileiros. Outra opção nesse sentido é o Chat para seu site. Ele é capaz de resolver necessidades com a redução da mão de obra humana repetitiva, gerando a diminuição dos custos.

Ainda, segundo o levantamento da Acquia, 35% dos tomadores de decisão no marketing mundial confiaram mais na personalização dos atendimentos durante o período de pandemia para se adaptar aos novos comportamentos da população. Apenas 28% dos entrevistados em nosso país relataram ter feito o mesmo. Quem emprega essa tática está vendo grandes benefícios. Afinal, 59% deles aumentaram o engajamento com sua marca em 2021.

No entanto, a humanização é um aspecto crucial nesse processo. As soluções tecnológicas ajudam e auxiliam na maioria dos casos. Entretanto, em algumas situações será necessário contar com um cooperador. Por isso, não adianta apenas aplicar as ferramentas e esperar bons resultados. Deve haver uma maneira simples de transferência para um atendente.

Como exemplo, o especialista cita os atendimentos para pessoas da terceira idade, pois um idoso teria dificuldades com as alternativas virtuais. É preciso facilitar esse contato. “O CEO está sendo pressionado para automatizar ao máximo, mas também precisa existir essa diferenciação do nível de serviço e a criação de caminhos distintos. Se digitalizar por completo, os gastos internos vão melhorar, mas o atendimento pode piorar. Na minha opinião, deve haver lógica nisso tudo”, complementa o executivo.

 

Portanto, esteja sempre atualizado e por dentro das novidades para proporcionar uma boa experiência ao consumidor e se destacar em meio a tanta concorrência. Para conhecer mais sobre a Total IP, entre em contato conosco clicando no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Esperamos por você!

 

Sobre a Total IP

 

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

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