O perigo cibernético do Carnaval de Salvador

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 10/03/2020 08h00, última atualização em 23/05/2022 16h54
O perigo cibernético do Carnaval de Salvador

O perigo do carnaval de Salvador foi além do palpável. A prefeitura da capital disponibilizou wi-fi gratuito aos foliões, logo, o serviço atingiu cerca de 150 mil pessoas, contabilizando mais de 7 mil conexões simultâneas. Por que isso é alarmante? Pois, por meio de um simples clique em “aceito” ou “concordo” sem a devida atenção, seus dados pessoais podem ser vendidos. Entenda mais sobre o assunto!

A invasão

Já ouviu falar em wi-fi marketing? É uma forma de instituições e empresas obterem informes de seus clientes de maneira “orgânica”. Em geral, a conexão à web só acontece depois do preenchimento de um formulário contendo nome, e-mail, data de nascimento, etc. Também existe a possibilidade de logar utilizando o Facebook, assim, o ingresso dá direito a informações contidas na rede do usuário, como lista de amigos, localizações e curtidas. 

Essas concessões são comercializações estratégicas, por exemplo, a companhia passa a saber os lugares onde o indivíduo costuma frequentar, assuntos e produtos atraentes a ele por meio das curtidas. Não há ‘ponto sem nó’, no fim, o importante é influenciar assertivamente o consumidor certo, ou seja, aquele com maior potencial de compra. 

A LGPD em relação a isso

Segundo determinação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), 13.709/18, os empreendimentos só podem efetuar a coleta desses conhecimentos mediante o consentimento expresso do sujeito. Dessa mesma forma, é dever informar qual a finalidade do recolhimento. Ou seja, essa ação da prefeitura não é ilegal, afinal, o internauta aceitou os termos e condições para navegar.

Assim, essa legislação concede aos cidadãos o controle da obtenção aos próprios dados – são consideradas todos os elementos facilitadores da identificação de uma pessoa, como nome, profissão, formação, endereço, CPF, RG, estado civil, religião, etc. Então, fique atento quando for compartilhar suas informações.

Na prática

Conforme o relatório Norton Wi-Fi Risk Report, realizado por uma pesquisa on-line com mais de 16 mil pessoas, 96% dos brasileiros colocam suas informações em risco utilizando wi-fi. Assim, 58% deles acreditam estar seguros usando redes gratuitas. Por consequência, 50% tiveram suas referências roubadas. 

A proteção deve ser ainda maior em corporações com retenção desses informes de clientes. Nesse cenário, a Total IP – Soluções e Robôs para Contact Centers, dispõe da solução “Cloud Computing”, a qual é responsável por armazenar esse material em um servidor, interligado à Internet, oferecendo maior vigilância.

Além da segurança o presidente da Total IP, Carlos Henrique Mencaci, esclarece outros benefícios. “A ferramenta proporciona facilidade em acessar arquivos salvos na nuvem a qualquer momento. Assim, se aplica uma redução de custos e tempo também”, explica.

Quer conhecer mais sobre os nossos serviços? Então, entre em contato com a nossa equipe e fique por dentro da transformação!

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, comunicação e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria. A ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Então, entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Publicado em 26/11/2019 08h00

Tecnologia em nuvem aumenta satisfação dos clientes

O modelo em nuvem reduz custos e garante segurança para as empresas. Além disso, é possível elaborar e incrementar outros mecanismos aos negócios, capazes de entregar melhores performances e aumentar os índices de satisfação dos consumidores.  [...]

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]