Ciberataques causam transtornos constantes as empresas

Por Carolina Amaral, Total IP - Publicado em 17/04/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 16h20
Ciberataques causam transtornos constantes as empresas

É comum navegar pela Internet e receber links tentadores, seja de descontos imperdíveis, ofertas, promoções, propostas de ganho em dinheiro ou notícias chamativas. Infelizmente, é preciso ter atenção a essas páginas pois, em sua grande maioria, podem ser algum tipo de vírus ou ataque ao seu dispositivo, destruindo o seu celular ou computador, roubando informações, dados, senhas e afins. Tudo isso tem um nome, o qual será explicado melhor agora, com o auxílio da Total IP e Robôs Dinâmicos!

 

O que são malwares e qual a sua definição?

Este é um termo usado para se referir aos softwares maliciosos utilizados em alguns ciberataques, sejam eles direcionados a grandes companhias, pequenas empresas ou sujeitos comuns. Para isso, eles se aproveitam de brechas da segurança, além da curiosidade e desatenção de usuários, para ataques bem-sucedidos. Segundo dados da Check Point, o terceiro trimestre de 2022 registrou uma elevação de 28% no número de ciberataques no mundo e 37% no Brasil. Para 2023 a tendência é deles aumentem em escala e intensidade.

Todavia, vários tipos de problemas se encaixam na categoria. Dentre eles, as propagandas e formas de publicidade são as formas mais usadas. Os adwares tem como propósito encher o sistema com esses anúncios, deixando o programa mais lento.

Já os worms, como os phishing, responsáveis por pescar elementos sigilosos e pescar vulnerabilidades, podem ocasionar danos em entidades e órgãos públicos, espalhando-se na rede. Esse é o pontapé inicial para um malware propício para se instalar no aparelho e realizar o serviço ruim. Com bots, os hackers podem ter acesso e controlar a máquina infectada, disseminando empecilhos. Por fim, os ransomwares tiveram destaque em 2022, sequestrando e criptografando dados, podendo ser vendidos no mercado pirata ou exigir um resgate substancial à vítima.

 

Quais as melhores práticas para não cair em golpes?

Um levantamento realizado pela NielsenIQ Ebit indicou, em 2021, o e-commerce brasileiro tendo crescido cerca de 27% e contabilizando em torno de R$ 182,7 bilhões em vendas. Esse cenário faz das lojas virtuais se tornarem alvos, especialmente em datas comemorativas. “Temporadas como a Black Friday, dia dos namorados, dia dos pais ou mães, páscoa, natal, etc, pela grande quantidade de vendas e movimentação nas lojas, tendem a alavancar os perigos nessa esfera, necessitando de cuidados mais a fundo”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.

Nesse sentido, qualquer tipo de aparelho funciona como porta de entrada para os bandidos. Logo, com a elevação desses casos, é crucial correr atrás de medidas de segurança indo além de um simples antivírus. Ademais, medidas simples podem ser muito eficazes, como uma atenção redobrada quando estiver navegando on-line. Não instale softwares desconhecidos ou sem fazer parte da sua app store, desconfie quando receber ofertas muito tentadoras; troque a senha do Wi-Fi doméstico; e não compartilhe informações em sites desconhecidos. “Como um todo, é fundamental manter o cuidado e os olhos abertos a todo momento. Apesar dos enormes ganhos, a tecnologia também apresenta falhas e, sabendo disso, é preciso ser esperto”, indica Sanches.

 

Ações concretas para não passar aperto

No entanto, conscientizar a equipe de trabalho desses desafios é sempre uma alternativa válida, pois, a proteção também depende de quem atua diretamente com esses elementos, ou seja, o time. Nessas circunstâncias, a Total IP se destaca, pois conta com um grupo multitecnológico e competente. Para os usuários, a cada projeto, os especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração para tornar os negócios mais lucrativos. Ademais, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos, com a área de performance, responsável por auxiliar na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas. Logo, é recomendável planejar workshops, palestras e cursos preparatórios, desde o suporte técnico do e-commerce, até os canais de assistência digital e o monitoramento das redes sociais.

Além disso, realizar uma avaliação de garantia da qualidade e proteção é fundamental para evitar dificuldades no percurso. Para isso, é necessária uma política de gestão, diretrizes e processos defendendo a maior precisão no tratamento e a mitigação de riscos. Desse jeito, a criptografia também deve ser citada, um método seguro e comum no campo, reduzindo as chances de violação e de multas aplicadas pela lei.

Os check-ups periódicos dos sistemas, mantendo-os atualizados, e a aplicação de diversas auditorias e análises são extremamente necessárias. Assim, a detecção de algo é mais assertiva. Outro tópico na mesma linha de raciocínio diz respeito a ter um backup em nuvem atualizado. Essa pode ser a chave para salvar a corporação de eventuais incidentes. Além do cenário de sequestro, onde não seria necessário pagar o resgate das informações dos seus bancos, facilita na identificação dos perdidos/vazados, não levando tanto tempo para se ter conhecimento da gravidade da violação, possibilitando empregar respostas rápidas.

Por fim, é crucial não ter medo de utilizar da inovação a favor de um estabelecimento. Apesar dos males envolvidos, as chances de crescimento, expansão e progresso com esse auxílio são gigantes quando usado da forma correta. Para começar, investir nos canais certos de contato e atendimento ao cliente faz toda a diferença em larga escala, seja na prospecção e para manter o grupo alvo.

Tendo em vista como grande parcela social está ligada no telefone ou computador durante boa parte do seu dia, utilizar disso e se manter disponível via chat, WhatsApp, redes sociais, e telefone é uma excelente estratégia. Com a Total IP isso se torna possível de maneira fácil, prática e tranquila, a partir da utilização de Robôs Dinâmicos e outros meios de comunicação moderna. “Se o seu empreendimento busca por aprimoramento e sucesso, esse é o tipo de parceria o qual não pode ficar de fora. Realmente vale a pena, principalmente no quesito produtividade, chegando a um crescimento de 45%”, finaliza o executivo.

Se sua entidade se identifica com tais propósitos, não perca mais tempo! Entre em contato com a equipe pela página, WhatsApp ou telefone, o time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. 

 

Sobre nós

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos Ativos, Receptivos e Pesquisa
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automático com Fatiador de Mailing e Gatilhos para integrações e redes sociais
  • Classificação de chamadas: THD – Total Human Detector
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • WebChat, Whatsapp e Telegram
  • Total Chat Center (Carterização de clientes)
  • Gestão de SMS

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