5G: a grande aposta do ano

Por Ana Clara Lima, Total IP - Publicado em 21/09/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 12h42
5G: a grande aposta do ano

O 5G é a quinta geração da banda larga e suas respectivas redes móveis. Com o uso de ondas de rádio mais altas comparadas às anteriores, essa nova modalidade promete entregar ainda mais velocidade para todos os usuários. Nesse contexto, o principal objetivo das plataformas atualmente é alavancar as vendas e aumentar o número de transações físicas e on-line. Desse modo, venha se inteirar um pouco mais sobre a relação dos robôs dinâmicos com essa pauta de grande interesse do ramo empresarial.  

A chegada do 5G no Brasil

A primeira cidade a receber oficialmente a faixa de 3,5 gigahertz foi Brasília. A sua chegada está fundamentalmente relacionada à transformação da indústria 4.0, questão essa responsável por agilizar diversas funções. Esse é um cenário composto pela Inteligência Artificial (IA), cloud computing, robótica e Inteligência das Coisas. Dessa maneira, não apenas as companhias de telefonia, como as dos demais ramos serão impactadas. 

De acordo com um levantamento do Ebit/Nilsen, durante a pandemia, houve um aumento de 41% do faturamento no e-commerce. Em seguida, uma consultoria feita em 2021 pela Neotrust constatou uma alta de 57% em comparação ao ano anterior. Logo, com a chegada de mais uma era significativa no universo tecnológico,  o bom aproveitamento de todas as plataformas disponíveis se torna indispensável. 

“O omnichannel permite ao varejista estar presente em mais de um canal de venda e proporcionar uma experiência diferenciada para o consumidor, explorando as tecnologias disponíveis e planejando estratégias multicanais. Além de fazer o atendimento tradicional daquele cliente interessado no modelo presencial, o lojista também opera de outras formas, dentro dos conceitos do varejo moderno, com opções de entrega, estoque local para atender pedidos e compras on-line com retirada na loja e vendas pelo Whatsapp, por exemplo”, contextualiza Juliano Mortari, CEO da VarejOnline. 

Dessa forma, fica ainda mais clara a indispensabilidade de inovar nos empreendimentos. Apesar disso já estar ocorrendo nas últimas décadas, o distanciamento social, ocasionado pela Covid-19, apenas acelerou o fenômeno de digitalização de funções. “Além dos dados presentes nas inúmeras pesquisas realizadas, é nítido para qualquer um a chegada de uma nova fase tanto na vida quanto no mundo dos negócios. A virtualização já não é mais uma questão opcional, ela se faz fundamental para uma atuação significativa em todos os ramos”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

A atuação da Inteligência Artificial

Conforme a 2ª edição da Pesquisa Fintechs de Crédito Digital, realizada em parceria com a Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) e a PwC Brasil, 46% das startups do setor financeiro compreendem a necessidade de disponibilizar seus serviços mediante aplicativos de mensagens instantâneas. Ademais, a IA possui a mesma porcentagem de menções no estudo, apresentando-se como uma consequência do avanço do Open Finance. Tudo isso engloba uma exigência por um investimento ainda maior em data analytics para avaliações de risco. 

Segundo Sandro Reis, presidente da ABCD, a implementação de novas técnicas é um caminho natural para companhias interessadas em competir com a concorrência. “Com o uso massivo de inovações, as fintechs de crédito criaram oportunidades para atuar em franjas anteriormente não atendidas pelas instituições tradicionais”, comenta. 

“A nova tecnologia é um resultado de inúmeras melhorias em toda rede de infraestrutura de Internet no mundo e isso vai desde melhorias de eficiência até a segurança, desempenho e estabilidade. O simples fato de estarmos seguindo para uma nova geração prova menos vulnerabilidade, na totalidade”, explica Pedro Guth, Tech Leader da dataRain. 

Com o despertar do 5G, sua agilidade permitirá um alto volume de transferências de dados e conexões simultâneas. “A partir de uma visão simplista, a nuvem é a reconstrução do modelo tradicional de data centers. Esse modelo antigo é seguro – e continuará a ser por muito tempo, assim como a própria nuvem. Com o passar do tempo, novas ameaças surgem e as plataformas de nuvem, mediante toda a sua dinamicidade, serão sempre as primeiras a introduzir soluções eficientes e práticas para o mercado”, afirma Guth.

Sobre o assunto, além da disponibilização dos melhores serviços possíveis, deve ser levado em consideração a cibersegurança. Apesar dos benefícios do globo conectado, abriu-se o espaço para o ataque de diversos hackers. “Quando um engenheiro traz um software exposto a um ataque para dentro da nuvem, ele corre o risco de acabar corrompendo um sistema inteiro. Entretanto, para isso, existem ferramentas prontas para analisar, identificar e até mitigar esses problemas. Portanto, a maior vulnerabilidade é a falta de cultura em utilizar ferramentas poderosas, como as inseridas no sistema da Amazon Web Services – AWS, por exemplo”, incrementa o Tech Leader da dataRain.

O ramo empresarial

Tudo aquilo antes inimaginável agora está nas mãos dos empreendedores. Como nunca, a adaptação às novas demandas mercadológicas se fazem necessárias. “Otimizar os meios de comunicação fará toda a diferença nesse momento. Esse é o futuro dos negócios. Com as compras e atendimentos aos clientes cada vez mais virtuais, quem não se adaptar será deixado de lado”, acrescenta Sanches. 

Torna-se evidente, portanto, a indispensabilidade de pensar estrategicamente. Aquilo considerado um gasto hoje, amanhã será o investimento responsável por promover uma marca. “Desde soluções mais simples, hoje em dia o marketing é um diferencial. Com isso, a melhor forma de se promover no mercado é por meio de imagem moderna. Inevitavelmente, as técnicas antigas viram obsoletas e cabe a cada firma, saber entregar o melhor para os seus consumidores”, finaliza o gerente comercial da Total IP. 

Em suma, personalizar as funcionalidades de uma plataforma é um caminho efetivo. Sem isso, não é possível fidelizar clientes. Nesse sentido, traçar uma linha comportamental para cada público-alvo é indispensável. Desse modo, quanto melhor for a experiência ofertada por um empreendimento, mais proveitoso será para toda a organização. Quando se faz a diferença no seu meio, ganha-se maior notoriedade. Somente assim, um negócio se mostra disposto a enfrentar não apenas a concorrência, como também os novos requisitos do mundo virtual. 

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com Whatsapp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os contratantes.

  • Um pouco sobre nossas soluções
  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Por fim, conte conosco! Independentemente do setor, nossos serviços podem te ajudar. Para mais informações, acompanhe nossos posts! Temos nosso blog e as redes sociais disponíveis no canto de sua tela! Faça uma visita no Linkedin, Instagram, Facebook e Twitter. Fique por dentro de todas as novidades! 

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo número (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]