Qual é o impacto da automação comercial?

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 22/12/2022 11h00, última atualização em 04/04/2023 14h51

Não é possível ignorar o avanço da tecnologia e a sua dependência para realizar diversas tarefas em nosso cotidiano. Essa relação de necessidade é cada vez mais incentivada devido à migração dos negócios para o universo digital. Dessa forma, a demanda on-line tornou-se alta e atendê-la apenas com as habilidades humanas não é mais o suficiente. Por isso, a implantação da inteligência artificial, agora, é essencial para promover o crescimento de qualquer organização. 

Nesse contexto, surge a automação comercial, entenda mais sobre o termo 

A automação em si é um processo o qual junta mecanismos eletrônicos para realizar tarefas no lugar da força manual. Em suma, ela entrega resultados com mais agilidade e precisão, reduzindo as chances de erro. Quando esse requisito é destinado ao setor comercial, a sua utilidade é um braço direito do atendimento e operações de vendas, por exemplo. “Nesses setores as companhias lidam com uma quantidade enorme de clientes, logo, ocasiona no contato, com um público diverso, assim como diferentes solicitações. Por isso, conectar essa inovação com os canais de suporte é fundamental para ter sucesso em todas as pendencias”, alerta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Uma das participantes integrais relacionada a essa evolução mercadológica, sem dúvidas, é a inteligência artificial (IA). De acordo com a pesquisa Global AI Adoption Index 2022, 41% das empresas no Brasil já a utilizam, enquanto 34% exploram a sua funcionalidade. “Os investimentos nessa ferramenta tendem a crescer, pois os benefícios são inúmeros, independentemente do setor inserido. Ela tem a capacidade de reproduzir habilidades humanas e, diariamente, estamos diante de afazeres minuciosos, às vezes até estressantes, dos quais uma ativação pode dar conta em minutos. Isso não significa a substituição de um quadro de colaboradores por uma massificação de robôs, mas valorizar as competências de cada um, destinando a expertise para a fidelização dos consumidores da marca ou outras missões”, aconselha Sanches. 

Os dispositivos eletrônicos são apenas um intermediário no encontro dessas tecnologias 

Os celulares, notebooks, computadores, entre outros, são apenas um meio de alcançar as disposições da inteligência artificial e também disponibilizá-la para os usuários. Isso porque, a IA é algo a ser integrado com os mecanismos dispostos por esses recursos. Dessa maneira, o contato com um robô passou de ser algo fictício para uma situação comum. “Não basta disponibilizar telefones e diversos canais de comunicação, todos esses devem estar equipados para proporcionar facilidade a qual, tanto os clientes quanto os operadores buscam. Isso é, incrementar soluções para designar a chamada ao responsável pelo problema, capacitar um site a fim de responder às principais dúvidas sem solicitar a ação de um especialista ou, até mesmo, deixar meios para o consumidor resolver a sua própria pendência sozinho”, explica o representante da Total IP. 

Após o período de isolamento social, vivido em função de conter os males gerados pela pandemia da Covid-19, as pessoas se acostumaram com o ambiente virtual. Pode-se dizer também sobre a grande participação para manter as obrigações da população pelo mundo ativas. A partir disso, muitas atividades dependentes de deslocamento ou presencialidade se adaptaram bem a distância. “Anteriormente, o digital era uma alternativa efetiva apenas para compras. Porém, já é possível observar como instituições bancárias, clínicas médicas e até mesmo o trabalho dominaram esse ambiente. Essa participação tem um claro motivo, a inovação tecnológica, a partir dela foi possível fundar sistemas para auxiliar a atuação de qualquer lugar do mundo com segurança e sem a perda de produtividade”, sinaliza o gestor. 

A Total IP tem uma participação efetiva quando se trata de ampliar os negócios digitalmente  

Para acompanhar esse crescimento, como uma empresa de tecnologia, a Total IP é expert em soluções de atendimento e outros itens para tornar as atribuições ainda mais favoráveis para os dois lados de uma organização. “Atualizar o funcionamento da instituição significa investir no futuro. As mudanças acontecem rapidamente, logo, estar a par de todas elas é um diferencial, pois mostra a preocupação em evoluir e proporcionar sempre a melhor experiência”, finaliza Sanches. Então, confira como é possível transformar a dinâmica de trabalho dentro das corporações: 

Robôs dinâmicos: são as gravações personalizadas de chamada automática, ou seja, com ela é possível criar o “tecle um para…” e destinar o cliente ao canal correto. Assim, a operação otimiza tempo dos colaboradores para o atendimento e agiliza o processo de resolução da “dor” de quem entra em contato. Outro ponto positivo da aplicação, é usá-la para pesquisas de satisfação ao final das ligações. Dessa forma, fica ainda mais simples mediar o desempenho dos negócios. 

PABX Total Zap: resolver as pendências sem urgência pode ser facilitada com os canais de atendimento por chat, afinal, teclar é o ato de maior costume dos adeptos da era digital. Logo, ser eficiente também por mensagem é crucial para cativar interessados. Essa função consegue distribuir a demanda de solicitações para os atendentes livres, sem gerar filas e esperas infinitas. 

Chat para o site: esse software pode atender os indivíduos no mesmo instante da dúvida. Para quem fornece produtos, principalmente mais de uma opção, às vezes a comunicação do site pode não ser o bastante para sanar as questões particulares de cada comprador. Logo, a opção de contato direto na tela gera grandes vantagens, afinal, ele não precisa se destinar para outra página em busca de telefones ou e-mails. Ainda, por meio dessa solução, existe a chance de orientá-lo totalmente pela inteligência artificial. 

Por fim, é essencial frisar como a automação comercial tem influência sobre a desenvoltura das marcas no mercado. Por isso, ao ignorá-la pode retardar o crescimento e insatisfazer não só os clientes, mas uma lista completa de stakeholders

Serviço: Qual é o impacto da automação comercial?

Fonte: Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP

Compartilhe

NA MÍDIA Total IP

Leia também

Publicado em 27/05/2019 18h45

7 investimentos em TI mais desejados pelos CIOs em 2019

As tecnologias são decisivas para a sobrevivência das corporaçõesDiante da transformação digital, os executivos estão reagindo e adotando novas tecnologias promissoras. Enquanto algumas experimentam maior demanda, outras definham. [...]

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]