Pratique Social Business para tornar a experiência do cliente mais ágil

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 17/11/2021 11h00, última atualização em 01/04/2022 09h22
Pratique Social Business para tornar a experiência do cliente mais ágil

Esse aspecto é fundamental para atrair consumidores no mercado


Hoje em dia, as pessoas têm pressa para tudo e desejam agilidade. Imagine, então, deixar seus clientes por longos e intermináveis minutos no telefone, aguardando o atendimento para uma questão. Para muitos, isso é motivo para mudar de marca. Logo, é necessário oferecer um serviço rápido e de qualidade para quem liga no seu negócio em busca de informação ou resolver uma pendência.

Em um mundo dominado pelo digital e pela instantaneidade, a experiência do consumidor precisa ser veloz e assertiva como nunca. Segundo pesquisa da consultoria McKinsey, 82% da população on-line mundial utiliza as redes sociais. Aqui no Brasil, são cerca de 152 milhões pessoas com acesso à Internet – passando pouco mais de 4h por dia, em média, conectado às plataformas de social media, de acordo com o último relatório da WeAreSocial.

O que é Social Business?

Esse conceito tem ganhado espaço de forma avassaladora dentro do universo corporativo e, especialmente, para as ações de Customer Experience (CX). De forma prática, é a utilização das mídias sociais como ferramentas para impulsionar e maximizar a interatividade dos indivíduos dentro das organizações, gerando assim uma vantagem competitiva à operação como um todo.

As oportunidades acerca desse movimento são enormes e vão desde a possibilidade de fortalecer a comunicação entre funcionários, clientes e parceiros comerciais até a transformação analítica do processo de tomada de decisões. Do mesmo modo, esse recurso tem sido fundamental para potencializar as estratégias de atendimento. Por meio da adoção de instrumentos como chatbots e Inteligência Artificial (IA), gera respostas rápidas, personalizadas e eficientes, bem como proporciona uma vivência única.

“As pessoas não querem mais perder tempo e se adaptar às companhias. Isso deve ser o contrário. As corporações precisam se adequar às vontades atuais de quem irá procurá-las. Cada empreendimento tem seu público alvo e, consequentemente, uma forma ideal de atendê-los. Pode ser pelo telefone, por WhatsApp, e-mail, entre outros. Afinal, os segmentos têm suas características específicas”, explica o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

As soluções

Dessa forma, o serviço personalizado é essencial nessa área. Alguns podem ser totalmente por meio de robôs e, em outros, é necessária a presença humana. Por isso, deve-se conhecer para qual perfil sua empresa aplicará essas tecnologias e o objetivo a ser alcançado. Sendo assim, você atinge uma alta satisfação e constrói boas relações. 

Portanto, esse processo deve ser feito de acordo com as necessidades de cada um. Não adianta ter um número de WhatsApp e replicar os problemas tradicionais. “Quando alguém entra em contato conosco, é porque tem uma dor. Se a pessoa escolheu aquele canal, é o preferido dela no momento. Logo, é preciso estar preparado para dar o suporte com velocidade e precisão”, complementa Sanches.

Atualmente, essa assistência é tão ou mais valorizada quanto o preço ou a qualidade do serviço. Sendo assim, todos devem trabalhar para aprender e melhorar diariamente. É preciso procurar soluções eficientes, promover a melhoria contínua do diálogo e acompanhar isso em relatórios sobre a atuação de seus operadores. Da mesma forma, os robôs precisam estar bem configurados para entender as solicitações e dar as respostas corretas. 

Estamos em um momento de transformação e é a hora de usar as máquinas como aliadas. As conversas estão mudando de local, de formato e de meios e o diálogo entre marcas e usuários também precisa seguir sua rota de aprimoramento. O castigo para quem não compreender isso pode ser uma grande queda de receita. Ou pior, o esquecimento.

Após conseguir atrair mais gente para sua instituição, vem a parte mais difícil: mantê-las. “Afinal, elas já tiveram uma boa experiência com você. Ou seja, vão sempre esperar algo do mesmo nível ou mais alto. É papel das organizações realizar um bom trabalho para segurá-las e, quem sabe, ter um alcance ainda maior”, finaliza o gerente comercial.

Fonte: Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP

Serviço: Pratique Social Business para tornar a experiência do cliente mais ágil

Sobre a Total IP

A Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Compartilhe

NA MÍDIA Total IP

Leia também

Publicado em 27/05/2019 18h45

7 investimentos em TI mais desejados pelos CIOs em 2019

As tecnologias são decisivas para a sobrevivência das corporaçõesDiante da transformação digital, os executivos estão reagindo e adotando novas tecnologias promissoras. Enquanto algumas experimentam maior demanda, outras definham. [...]

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]