Aguarde, carregando...

Medidores inteligentes: o que são? Quais as vantagens dessa tecnologia?

Por Larissa Almeida, Total IP+IA - Publicado em 22/05/2025 09h00, última atualização em 09/06/2025 11h32
Medidores inteligentes: o que são? Quais as vantagens dessa tecnologia?

A modernização do setor elétrico avança a passos largos com a crescente adoção dos medidores inteligentes (smart meters). Esses dispositivos substituem os tradicionais relógios de luz e trazem uma série de benefícios tanto para as concessionárias quanto para os consumidores. Porém, o que são esses aparelhos? Como eles estão transformando o atendimento no setor de energia?

O que são os medidores inteligentes?

Os smart meters são dispositivos digitais instalados para registrar o consumo de energia em tempo real. Diferente da leitura tradicional, eles  transmitem os dados de gasto automaticamente para as concessionárias, eliminando a necessidade de leituras manuais. Após a captação, as informações são transmitidas das seguintes maneiras: 

  • Sinais de radiofrequência (RF);
  • Redes de celulares;
  • Conexões de banda larga;
  • Comunicação por linha de energia (PLC).

Segundo os dados da Frost & Sullivan, no Brasil a aplicação desse sistema para consumidores residenciais na baixa tensão passará de 901 mil unidades em 2022 para 3,9 milhões em 2030, um crescimento anual composto de 20,1%. “Essa tecnologia baseada em estatísticas em tempo real é uma modernização essencial para entregar mais precisão aos consumidores e eficiência nos serviços das companhias”, observa Ariane Abreu, diretora de parcerias e negócios da Total IP+IA. 

Quais são as vantagens da atualização na medição de energia? 

Para Ariane, os benefícios de digitalizar e automatizar os processos devem ser explorados em diferentes setores. Nesse sentido, ela destaca cinco vantagens cruciais dessa atualização: 

Calculo de luz assertivo 

  • O consumidor paga sem surpresas e consegue controlar com mais precisão o uso da energia, gerando  um consumo mais consciente. 

Autoatendimento e transparência

  • Os aplicativos e painéis on-line mostram o consumo em tempo real, ajudando a identificar desperdícios;
  • É possível ativar alertas automáticos sobre gastos incomuns, vazamentos ou equipamentos defeituosos.

Atendimento mais rápido e eficiente

  • As concessionárias identificam problemas remotamente, agilizando reparos;
  • Os chatbots e assistentes virtuais usam os dados para orientar clientes sobre economia de energia, bem como tirar outras dúvidas, a fim de otimizar o suporte.

Redução de fraudes e perdas técnicas

  • Detectam “gatos”, ou seja, conexões fraudulentas na rede e irregularidades na rede com maior precisão;
  • Diminui prejuízos do setor. Isso resulta em tarifas mais justas para todos.

Sustentabilidade e energia limpa

  • Facilita a integração de painéis solares e sistemas de geração distribuída;
  • Incentiva práticas mais  sustentáveis e uso de energias renováveis.. 

Esse tipo de implementação é indispensável para acompanhar a digitalização do mercado. “A energia é tudo para o dia a dia, ainda mais com tantas coisas conectadas 24h por dia. O controle do consumo e a informação para os indivíduos, de fato, terá impacto positivo para as empresas geradoras”, finaliza a especialista da Total IP+IA. 

NA MÍDIA Total IP+IA

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Formulário newsletter]

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?

    Limpar Seleção
    Visão Geral da Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível.
    As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.