Aguarde, carregando...

IA estratégica no mercado

Por Carolina Amaral, Total IP+IA - Publicado em 15/08/2024 10h00, última atualização em 30/10/2024 13h35
IA estratégica no mercado

As evoluções no mercado foram contínuas nos últimos anos, gerando altas mudanças de tendências com a união ao universo tech e IA. Dentre as modificações ocasionadas por esse contexto, o aperfeiçoamento das demandas se destaca, juntamente com a rapidez e excelência. Assim, apesar de existentes ressalvas, a maior promessa é de dar aos profissionais tempo hábil para focarem em incumbências de habilidades humanas, como criatividade, empatia e tomada de decisão complexa.

 

IA: avanços, possibilidades e aprendizados

De acordo com a Gartner, até o fim do ano passado, cerca de 70% das organizações adotaram pelo menos uma forma de Inteligência Artificial. De fato, as oportunidades geradas pela ferramenta chamam a atenção, agregando valor às companhias. “Esse uso aprimora os processos, realizando uma automação de atividades rotineiras e repetitivas. As atuações humanas refletem uma alta chance de erros nesses casos. Com a inserção, aumenta-se, então, a eficiência e qualidade”, observa Tiago Sanches, head de vendas da Total IP+IA. 

Dessa forma, há a possibilidade de análises eficazes englobando alto nível de dados, assim como insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas e o desenvolvimento de novos serviços. Todas essas contribuições levam, então, à modernização da marca, fiel às tendências do momento. “O resultado disso é uma maior precisão e agilidade nos procedimentos, uma otimização das operações e personalização da experiência. Na atual realidade, principalmente o último tópico se destaca entre os comprados, pois a sensação de se sentir único é algo valorizado cada vez mais pelas gerações”, garante o especialista. 

Todavia, como qualquer novidade, esse mecanismo precisa ser estudado e adaptado ao contexto de cada espaço. Ciente dessa necessidade, a Total IP+IA garante junto a implementação de suas soluções, um acompanhamento in company durante todo o período e também na pós-implantação. Ademais, o suporte é assegurado, com uma equipe técnica, altamente qualificada, operando em horário comercial para chamados de ajustes e em regime de 24h, por 7 dias da semana, para urgências. “A IA ocasiona, sim, capacidades únicas de rendimento. Porém, isso só ocorre quando há uma compreensão assertiva das suas habilidades e uma abordagem de uso estratégica”, destaca o gestor.

 

A relação dos humanos com as máquinas

Segundo um relatório da McKinsey, a tecnologia poderia gerar um valor econômico adicional de US$ 13 trilhões até 2030 para os estabelecimentos. O cenário se mostra, assim, gradativamente mais à disposição da IA, com uma influência direta na maneira como os trabalhadores agem e as ocupações se desenvolvem. Logo, a tendência é de um futuro de alta performance, com forte impacto em funções diversas. 

No entanto, as máquinas são, desde o ínicio da sua criação, geradas com o intuito de auxiliar nos planejamentos internos dos negócios e na conquista por objetivos específicos. Apesar das aprimorações as quais a informática tem passado ao longo dos anos, informáticos, seu exercício segue complexo e possui margem de erro, sendo inadequado assumir responsabilidade legal pelo trabalho executado. “O aconselhado é aproveitar a inovação para adquirir vantagem sobre afazeres facilmente automatizados e  intermediários desnecessários. Contudo, o meio laboral avança como competitivo, tornando mais lucrativo e inteligente focar nas viabilidades de progresso, valorizando as organizações e seus membros”, pontua Sanches.

Na área do atendimento, por exemplo, um chatbot consegue dar apoio a todo momento, inclusive nos finais de semana e feriados, sem sobrecarregar pessoal ou causar defasagem nas ações empresariais. “A partir do Omni Robô e Omni Chat, usa-se da IA para cuidar das demandas impostas pelos usuários em vários canais e com as mesmas respostas. Ou seja, independentemente se o contato foi feito via WhatsApp, Webchat ou e-mail, é viável disponibilizar o acesso a portais, enviar confirmações, realizar vendas, fazer cobranças e divulgar informações, incluindo, inclusive, a opção por voz”, finaliza o executivo.

Por fim, não há como saber qual o destino da sociedade e das entidades quando relacionado a tecnologia. Entretanto, uma certeza acerca do assunto é a importância da educação e conscientização, dando à população ciência de todas as melhorias abertas para ocorrer.

Fonte: Tiago Sanches, head de vendas da Total IP+IA

Serviço: IA estratégica no mercado

NA MÍDIA Total IP+IA

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Formulário newsletter]

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?

    Limpar Seleção
    Visão Geral da Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível.
    As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.