Atenda bem os clientes e lucre mais na Black Friday!

Por Carolina Amaral, Total IP - Publicado em 21/11/2022 10h00, última atualização em 04/04/2023 14h50

Apesar de ter nascido nos Estados Unidos e ser uma tradição típica norte-americana, com o passar do tempo a Black Friday se expandiu pelo mundo e, atualmente, é considerada uma data fundamental para o varejo brasileiro. Um estudo publicado pela Méliuz ouviu 25 milhões de usuários e indicou como mais de 90% deles pretendem fazer compras neste ano. Um levantamento da Neotrust afunila a pesquisa e mostra como somente as vendas on-line movimentam uma cifra superior a R$ 4 bilhões. Isso aponta como a temporada é de alta no comércio e, por isso, precisa ser bem desenvolvida no ramo. Com a Total IP, esse desafio se torna fácil.

A realidade da Black Friday no Brasil

No ano passado, a data obteve um faturamento total de R$ 5,419 bilhões, um crescimento de 5,8% comparando com 2020, de acordo com uma análise realizado pela Neotrust a partir do número total de gastos realizados via e-commerce, feitas da meia noite de quinta-feira (25) até às 23h59 de sexta-feira (26). A última edição encerrou as 48h monitoradas com um volume de 7,6 milhões de pedidos, 0,5% abaixo do registrado nos mesmos dois dias de 2020. Já o tíquete médio nacional das aquisições foi de R$ 711,38, 6,4% superior ao ano anterior. “Tais dados mostram como o movimento é forte e constante no mercado durante o período. Isso obriga as corporações a se adaptarem com canais integrados e eficientes de atendimento ao cliente para fazer dessa experiência o mais proveitosa possível”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.

No entanto, esse cenário positivo também gera uma série de exigências importantes para os empreendimentos, como a necessidade de um suporte e uma equipe de assistência mais bem preparados a fim de garantir a satisfação e a possível fidelização. Ou seja, para sair na frente dos concorrentes, é preciso se antecipar e fazer um bom planejamento. A fim de ajudar os gestores e líderes nesse processo, algumas ações com o intuito de organizar a preparação na ocasião são relevantes, como se colocar no lugar de quem compra. Quando se está interessado em um produto, receber um bom tratamento do local conta muitos pontos e isso inclui agilidade nas respostas e resolução de problemas. Nesse sentido, a Total IP disponibiliza um recurso relacionado a Posição em Fila e Tempo de Espera. Tendo em vista a alta procura, uma firma com esse fluxo aumenta a produtividade. Com ele, é possível posicionar o interessado com relação à ordem e ao tempo para orientação, em intervalos curtos. O seu principal objetivo é retê-lo, garantindo transparência na operação.

Outra opção interessante é oferecer um chat para o site. A partir do seu uso, acelera-se o processo dos clientes diretamente da página do negócio. Devido a intensa movimentação na última sexta feira de novembro, adicionar um robô com inteligência artificial é uma boa ideia. Ele é capaz de resolver necessidades com a redução da mão de obra humana repetitiva, bem como gerar a diminuição dos custos operacionais. Se não for suficiente, é simples fazer o transbordo imediato para o vendedor. “Todas as nossas soluções foram pensadas para aumentar o rendimento ao máximo, criando um ambiente de multi tarefas para receber os novos compradores da melhor maneira possível e gerar encantamento com a marca”, pontua Sanches.

No geral, além de demonstrar um enorme interesse pela Black Friday, a maioria dos consumidores também realiza uma programação para o dia, economizando e se estruturando financeiramente. Sendo assim, esse fator exige das companhias acompanharem essa lógica e também efetuarem uma organização estratégica com diretrizes, ferramentas e investimentos específicos. Tal feito é necessário porque o período possui elementos diferentes de qualquer outra data comemorativa, como Natal, dia dos namorados e páscoa. Isso se dá pela urgência de realizar o pagamento e finalizar a demanda naquelas exatas 24h, causando certo desespero, tendo em vista como os preços e promoções ofertados são extremamente atrativos, porém a quantidade de artigos acaba sendo limitada.

Para não correr o risco de se perder nas ofertas, decepcionar os interessados e sair no prejuízo, tanto financeiro quanto em reputação, é necessário atenção para não oferecer um serviço muito abaixo do padrão de qualidade normal da empresa. Por isso, o API Oficial WhatsApp Business abrange um dos meios de diálogo mais usado atualmente para criar uma ponte com a “persona” e se reverter em um canal de comunicação assertivo. Com ele, a corporação envia milhares de recados ativos, utilizando templates (HSM) pré-cadastrados e homologados junto ao app. A documentação de integração é disponibilizada de forma on-line, sendo 100% em português. Por ser integrado, maximiza a credibilidade a partir de uma conta oficial e verificada pelo Facebook/WhatsApp. Logo, suas aplicações táticas são variadas, como suporte ao cliente; autenticação em dois fatores; logística de status do pedido; alertas e notificações.

O comércio eletrônico, hoje, é uma prioridade para o público. Sendo assim, as instituições precisam estar adaptadas para atender o freguês nesse meio. Para isso, meios de conversa eficientes dentro do e-commerce e redes sociais são fundamentais. Portanto, é imprescindível garantir uma estrutura suficiente para gerenciar esses múltiplos canais. Nessa jornada, o PABX Total ZAP divide os webchats de forma personalizada para uma força de vendas humana, por meio da distribuição automática aos grupos de atendimento. Com a API, você ganha o controle total das filas. Isso pode ser feito por horário, muito útil no receptivo, onde há a carteirização para ser customizado. Em uma data como essa, a concorrência é grande e para sair na frente uma ferramenta desse calibre é essencial. Por meio dela o indivíduo conversa diretamente com o atendente e é permitido também o disparo de mensagens padronizadas direto dos operadores, aumentando a performance e a conversão.

No mais, estar preparado para receber reclamações é sempre bom, mas com o auxílio da Total IP essa possibilidade fica mais distante. Desse jeito, torna-se fácil se aproximar do grupo alvo sem gerar complicações, dificuldades ou sobrecarga dos funcionários envolvidos. Logo, a companhia apresenta tudo o preciso para unificar fatores contribuintes e aumentar a entrega de qualidade da entidade com os necessitados.

Fonte: Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP

Serviço: Atenda bem os clientes e lucre mais na Black Friday!

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