A união entre RH e tecnologia

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 29/12/2021 11h00, última atualização em 01/04/2022 09h22
A união entre RH e tecnologia

Essa aliança vêm crescendo a cada dia e é fundamental para o sucesso das empresas

A pandemia deixou clara a necessidade das empresas brasileiras se atualizarem e aplicarem a tecnologia nos seus processos. Essa transformação aconteceu e, agora, virou o “novo normal”. Seletivas virtuais e trabalho a distância são cada vez mais comuns e, por esse motivo, os setores de RH precisam se aliar às modernidades para não ficarem para trás.

A utilização da tecnologia

Com o tempo, surge sempre uma nova pergunta destinada aos gestores. Agora, temos como exemplo os questionamentos acerca dos modelos de trabalho, intensificados com o home office e a permanência de novas rotinas. Enquanto uns tentam desvendar esse cenário próximo, outros descobrem como melhorar esses formatos e lucrar em meio às incertezas.

Para o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches, a retomada presencial dependerá da estratégia de cada dirigente. Contudo, algumas ferramentas vieram para ficar. “Mesmo com a liberação de retorno aos escritórios, muita gente prefere atuar de casa. Afinal, durante esse período, vimos como a produtividade foi mantida, oferecendo mais conforto e praticidade a todos”.

Atualmente, é praticamente impossível uma organização não utilizar alguma ferramenta de videoconferência, tais como Google Meet, Microsoft Teams, Zoom, entre outros e, daqui para frente, continuará assim. Afinal, facilita a comunicação entre todos os envolvidos no projeto, mesmo separados por milhares de quilômetros. Com isso, otimiza as atividades e reduz os gastos destinados à locomoção.

Ou seja, não há como fugir destas plataformas e nem como competir. Então, como dar um passo à frente? Utilizando-se delas da melhor maneira possível em sua corporação, proporcionando a seus colaboradores e clientes uma experiência com facilidade, agilidade e segurança. Alguns aplicativos e sistemas fazem parte do cotidiano de nossa vida pessoal e, agora, o desafio é inseri-los na parte profissional.

O futuro será integrado e as novas soluções devem se comportar dessa forma. Agora, as inovações precisam estar alinhadas às necessidades de cada companhia, e, principalmente, ao seu dia a dia. “É essencial montar um planejamento personalizado para o perfil de cada usuário. Logo, o atendimento se torna muito mais assertivo e, consequentemente, se gasta menos tempo e dinheiro”, comenta Sanches.

Os desafios do RH

Ultimamente tem se falado bastante sobre diversidade. No setor de TI, existe uma discrepância entre o número de homens e mulheres. Nesse cenário, movimentos de inclusão, não só do público feminino, vêm ganhando força. De acordo com a McKinsey & Company, há um consenso sobre a importância desse tema para a performance financeira e social.

Segundo pesquisa do PretaLab, mais de 68% dos funcionários da área são do sexo masculino. Além disso, 58,3% são brancos. Quando falamos sobre pessoas com deficiência, o índice chega a 14,6%. “É necessário um equilíbrio, pois isso gera novas ideias e pontos de vista dentro do ambiente”, ressalta o especialista.

Para se ter uma ideia da urgência dessas medidas, conforme o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum grau de deficiência física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla. Nas próximas duas décadas, a expectativa é de ter pelo menos um terço da população com 60 anos ou mais. Por isso, possuir uma estrutura de fácil uso e um bom treinamento da equipe, é fundamental para se destacar no mercado.

O gerente comercial ainda destaca como um bom suporte e instrumentos simplificados podem fazer a diferença. “Essa parcela da população fará parte do seu time e dos seus consumidores. Sendo assim, é essencial estar preparado para integrá-los e atendê-los. É preciso capacitar todos para sair na frente dos concorrentes”.

Portanto, segundo o gestor, é vital aplicar soluções inteligentes em seu negócio. “Abrace todos os públicos e siga o rumo do sucesso”.

Fonte: Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP

Serviço: A união entre RH e tecnologia

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é utilizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agende Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

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