Ferramenta auxilia o atendimento ao deficiente auditivo
No dia 26 de setembro, o Dia Nacional do Deficiente Auditivo é celebrado. Segundo o Censo 2010, dos cerca de 45,6 milhões de deficientes no país, quase 10 milhões pertencem a esse grupo. Um dos maiores obstáculos para promover a sua inclusão social é a comunicação em sociedade. Porém, desde abril deste ano, um sistema eficaz vem mudando essa realidade para melhor.
Como um deficiente auditivo consegue buscar informações em um aeroporto? Ou tirar uma carteira de trabalho? Pensando nisso, a AME – Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais – lançou o iCom, um terminal de comunicação destinado ao seu atendimento. Já implantado em mais de 120 pontos em São Paulo, seu funcionamento é simples: quando um deficiente auditivo necessitar de algum serviço, o terminal é acionado.
“Ele é um canal responsável por realizar a conexão com uma central de libras. Lá, nós temos intérpretes fazendo a tradução da mensagem entre o surdo e o funcionário do estabelecimento na língua de sinais”, explica o presidente da AME, José de Araújo Neto.
Na prática, o diálogo é realizado por meio de uma chamada de vídeo para o contact center da AME, permitida pelo software da Total IP+IA. O atendente do local passa as informações ao tradutor pela webcam para tirar um documento, por exemplo. Ele então retransmite a mensagem, por meio da linguagem de sinais, para o deficiente auditivo. O caminho pode funcionar de maneira inversa também.
“Ao invés de criar um terminal de atendimento para atingir uma parcela da população, essa tecnologia possibilita o acesso a todos. É um serviço extremamente importante para qualquer sociedade moderna. A Total IP+IA está muito feliz em fazer parte deste marco histórico em nosso país”, finaliza Ariane Abreu, Diretora Comercial da Total IP+IA.