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23-09-14 | Blog do Call Center

Publicado em 23/09/2014 12h05, última atualização em 29/03/2022 16h56

Tecnologia auxilia deficientes auditivos em canais de atendimento
Órgãos públicos dispõem de plataforma para atendimento a deficientes auditivos – Total IP possui tecnologia para facilitar a comunicação entre surdo, atendente e intérprete

No dia 26 de setembro, o Dia Nacional do Deficiente Auditivo é celebrado. Segundo o Censo 2010, dos cerca de 45,6 milhões de deficientes no país, quase 10 milhões pertencem a esse grupo.  Um dos maiores obstáculos para promover a sua inclusão social é a comunicação em sociedade. Porém, desde abril deste ano, um sistema eficaz vem mudando essa realidade para melhor.

Como um surdo consegue buscar informações em um aeroporto? Ou tirar uma carteira de trabalho? A resposta está no iCom, um terminal de comunicação destinado ao seu atendimento. Já implantado em mais de 120 pontos em São Paulo, seu funcionamento é simples: quando um deficiente auditivo necessitar de algum serviço, o terminal é acionado.

“Ele é um canal responsável por realizar a conexão com uma central de libras. Lá, nós temos intérpretes fazendo a tradução da mensagem entre o surdo e o funcionário do estabelecimento na língua de sinais”, explica o presidente da Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais – AME, José de Araújo Neto.

Na prática, o diálogo é realizado por meio de uma chamada de vídeo para o contact center da AME, permitida pelo software da Total IP. O atendente do local passa as informações ao tradutor pela webcam para tirar um documento, por exemplo. Ele então retransmite a mensagem, por meio da linguagem de sinais, para o deficiente auditivo. O caminho pode funcionar de maneira inversa também.

“Ao invés de criar um terminal de atendimento para atingir uma parcela da população, essa tecnologia possibilita o acesso a todos. É um serviço extremamente importante para qualquer sociedade moderna. A Total IP está muito feliz em fazer parte deste marco histórico em nosso país”, finaliza Ariane Abreu, Diretora Comercial da Total IP.

Sobre a Total IP – Fundada em 2005, a Total IP é uma empresa líder em soluções integradas de voz para contact centers. Nossa solução está presente em mais de 115 clientes dos setores de cobrança e recuperação de crédito, televendas, SAC, varejo e indústria, com mais de 13.500 licenças ativas em todo o Brasil. Desenvolvida 100% em português, com tecnologia própria e orientada para o futuro, a solução é atualizada constantemente, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes. Mais informações no www.totalip.com.br.

Informações para a Imprensa:
Mauro de Oliveira – Gerente de Comunicação
(11) 3524-3333 / (11) 99978-9216
Laura Mafei
(11) 3355-3432
E-mail: imprensa@totalip.com.br

(Fonte: Blog do Call Center)

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