Evolução tecnológica mudará perfil dos donos de negócio
(Fonte: Segs)
*Por Giovane Oliveira
Segundo pesquisa do Sebrae, os empreendedores precisarão desenvolver características específicas para serem bem-sucedidos nos próximos cinco a dez anos. Algumas delas são criatividade, inovação, empatia e uma visão sustentável e holística do mundo. São as mudanças causadas pela evolução tecnológica. Portanto, é necessário se atentar!
O empresário do amanhã precisará ter forte formação nas chamadas soft skills, ou seja, habilidades comportamentais, as quais envolvem aptidões mentais, emocionais e sociais. Além disso, deverá ter o básico das capacidades teóricas e profissionais, conhecimentos sólidos sobre técnicas de gestão, bem como noções de TI e novas tecnologias de comunicação.
Assim, os impactos do progresso requerem perfis modernos de comportamento e são benéficos para os negócios. Afinal, parte dos atuais e a maioria dos futuros consumidores já nasceram conectados. Logo, modernizar a operação já não é mais um diferencial, mas sim um item de sobrevivência no mercado. Um alerta para os donos de empresas!
Sistemas de ponta permitem mais assertividade e redução de custo da operação. O armazenamento em nuvem eletrônica, por exemplo, é decisivo para a preservação das informações. Logo, ao salvar um documento na cloud , pode-se acessá-lo de qualquer lugar.
Com isso, seus arquivos, programas e configurações ficam protegidos e voltam a funcionar rapidamente caso seja necessário restabelecer algum hardware. É fundamental ter esse respaldo para não ficar sujeito às consequências dos danos físicos em computadores e HD’s.
Se 2019 foi um ótimo ano para esse tipo de serviço, 2020 será ainda melhor! Portanto, atualize-se e permaneça relevante em face das transformações.
*Giovane Oliveira é diretor de tecnologia da Total IP – Soluções e Robôs para Contact Centers.