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02-06-16 | Revista do Call Center

Publicado em 02/06/2016 13h12, última atualização em 29/03/2022 17h03

Como cobrar inadimplentes em meio à crise?

O Brasil possui atualmente cerca de 60 milhões de inadimplentes, sendo 15,7% deles (9,4 milhões), jovens entre 18 e 25 anos. Os dados da Serasa Experian também revelam o total dessa dívida: R$ 256 bilhões. Seja pela alta do desemprego ou deficiência na educação financeira, a realidade é uma só para as assessorias especializadas: como cobrar inadimplentes em meio à crise?

Outra pesquisa, realizada pela empresa de call center Atento, revela um perfil mais detalhado dessa fatia da população. Cerca de 48% dos brasileiros acima de 18 anos possuem algum tipo de dívida, incluindo as conhecidas parcelas de cartões de crédito. Esse pequeno objeto, aliás, foi o maior vilão de quem entrou para o “time dos inadimplentes” (67% das respostas), uma nova realidade enfrentada por mais de um milhão de pessoas desde agosto do ano passado.

Como o momento econômico do país não é dos melhores, é preciso elaborar melhor as estratégias antes de entrar em contato com o cliente devedor. “Uma boa saída seria concentrar as ações de cobrança nos três meses antes do consumidor se tornar inadimplente, com o serviço ainda em uso. Com isso, se torna muito mais fácil chegar a um acordo”, analisa Ariane Abreu, Diretora Comercial da Total IP – soluções de voz e e-mail para contact centers.

(Fonte: Revista do Call Center)

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